quinta-feira, 13 de março de 2008

É Nóis Por Nóis - Parte 2

.

Sobre Literatura

Gramática da Ira- Como você define a literatura de comunidade que você faz ou acompanha (Marginal? Periférica? Maldita? Divergente? Independente? ...?). Defina sua escolha!

Dudu do Morro Agudo: Maca, pra ser sincero não me fixei em um nome padrão para o tipo de literatura que produzimos nas periferias, gosto de Marginal e Periférica, mas o que realmente faz a diferença é que escrevemos com autoridade, vivemos o que escrevemos mesmo quando escrevemos obras de ficção, cê entende isso??
Acho que a mídia tem o triste papel de rotular as coisas que fazemos e nós temos a sabedoria de não nos deixar definir e nem rotular o nosso fazer artístico, intelectual ou seja lá o que venhamos a fazer.

Sacolinha: Prefiro apenas o título de Literatura, pois só o fato de você ser negro, pobre e morador de periferia, já se encaixa em todos os títulos citados na pergunta. Então, para evitar ser tudo isso e não ser nada ao mesmo tempo, escrevo literatura. Apenas isso.

Alessandro Buzo: O que escrevo é só literatura, mas se fazem questão de um nome, o que mais gosto é marginal, porque vivemos a margem da sociedade e desde que me conheço por gente que sou marginalizado

Jairo: Marginal, periférica, e totalmente independente! Vivemos a margem por isso somos tratados como marginais, somos da periferia, é uma literatura totalmente independente que não tem rabo preso com ninguém, escrevemos falando sobre nós mesmos sobre nosso dia a dia, sobre os acontecimentos diarios. Não á mentiras apenas sonhos e ideais.
.
Gramática da Ira- Cite e cinco título e respectivos autores de textos nacionais que você considera essencial na linha dessa literatura. Se possível, deixe também o contato virtual deles.

Dudu do Morro Agudo
: Gosto de ler os textos dos caras que mais acompanho no meio:
Buzo (http://www.suburbanoconvicto.blogger.com.br/);
Sergio Vaz (http://colecionadordepedras.blogspot.com/);
Sacolinha (http://www.sacolagraduado.blogspot.com/);
Gosto muito das letras do Renan (Inquérito) (http://inquerito.zip.net/);
E gosto muito também das idéias de um mano chamado SDL, ele costuma escrever muito rap, tem uma linha de raciocínio impressionante, mas o cara não escreve muito na net, não tem blog e essas fitas, ele faz parte do grupo Ultimato a Salvação(RJ).

Sacolinha: Colecionador de Pedras de Sérgio Vaz, Suburbano Convicto de Alessandro Buzo, Cidade de Deus de Paulo Lins, Graduado em Marginalidade de Sacolinha e Capitães da Areia de Jorge Amado. Esses livros tratam em alguns momentos (capítulos ou cenas) do mesmo tema, mas a particularidade de cada um merece ser apreciada.

Alessandro Buzo: Capão Pecado (Ferréz) http://www.ferrez.blogspot.com/;
Cidade de Deus (Paulo Lins) pslins@uol.com.br;
Poesia dos Deuses Inferiores (Sérgio Vaz); Noite Adentro (Róbson Canto), Memórias de Um Sobrevivente (Luiz Alberto Mendes) , além dos livros do Buzo que gosto muito.

Jairo: Colecionador de pedras de Sergio Vaz; Guerreira por Alessandro Buzo; 85 Letras e um disparo por
Sacolinha; Noite a dentro por Robson Canto; Punga por Elizandra e Akins Kinte. Entre outros, Alan da Rosa, Du Gueto...


*Este é o Sacolinha; e o de Vermelho lá em cima é incrível Jairo - junto com a rapa do Periafricania!
Firma!!!

Nenhum comentário: