segunda-feira, 24 de março de 2008

Hamilton Borges Walê: palavras que sangram

.

Hamilton Borges Walê é o cara!!

Salve, Rapa,
segue aí o release de um bom programa para quarta-feira.
Quartinhas de Aruá, misto de conferência e recital de poesia que vem fazendo história em Salvador, traz "o cara" para um toque sobre literatura e vida de preto.
Trata-se de Hamilton Borges Walê, por quem sinto uma admiração profunda, um orgulho por estar perto.

Nelson Maca - Blackitude.BA
...................................................................

Release da produção:

"O que pode a minha poesia contra isso:
três jovens assassinadas lado a lado?
O que pode a minha poesia
contra esse costume brasileiro
de matar negros como moscas.
Nossos cupidos sendo brancamente mortos..." (Lande Onawale)

Salvador faz aniversário, mas nos falta ar para soprar as velinhas. A polícia baiana soprou primeiro os canos dos seus revólveres, sacou primeiro várias vidas deste mundo - se antecipou a Zambi... As velas que nos cabem agora são pra serem cravadas bem fundas no chão, iluminando ainda mais o mundo onde pairam novos ancestrais.
Seguimos, ainda, rindo e chorando, porque as emoções são uma espécie de tesouro do qual não podemos sequer pensar em abrir mão. Mas tá muito difícil respirar o ar soteropolitano. Todo trago parece invencível, muito amargo todo líquido, muito estranha quase toda alegria. Há um coral de anjos negros entoando um canto doce que nos persegue, encanta, constrange, e nos obriga a recolher as palmas e fechar a cara ante autoridades governamentais.
Com o mesmo objetivo de trazer ao debate temas que digam respeito ao negro e suas relações com a literatura, a "QUARTINHAS DE ARUÁ - encontros de literatura negra"
pretende discutir quais os limites e possibilidades da voz e do texto literário frente ao extermínio do povo preto perpetrado pelo Estado na Bahia.
Para isso, além de VOCÊS, contaremos com: HAMILTON BORGES WALE, ativista do MNU e da campanha do "Reaja ou será morta, Reaja ou será morto", NEGRA MONE, integrante do Grupo de Rap MUNEGRALE.

Em NOVO LOCAL, nosso encontro será no dia 26 de MARÇO, a partir das 19h, no QUILOMBO CECÍLIA – Rua do Paço, 37 (ao lado da escadaria do show de Gerônimo)

Um comentário:

cassia maria disse...

Olá Hamilton que bom que continua na luta e na vitória. Orgulho sempre
Cássia Maria