sexta-feira, 7 de março de 2008

Quem quer ser Miss Universo?

.
Miss Universo* (Miss World)


– Benjamin Zephaniah

A beleza é seu ponto de vista
Vale mais que prata e vale mais que ouro
Se eu digo que eu sou lindo
Significa dizer que a beleza é em mim possível

Você estabelece o que é a beleza
Para as pessoas que você encontra normalmente
Sua beleza pode parecer agradável ou não
A beleza não deixa de ser uma preferência

Minha irmã, por exemplo, é uma bela mulher
Mas ela não quer ser miss universo
Sua estética não tem preço
Vale muito mais que a pérola

Minha irmã é uma bela mulher
Eu diria que ela é um encanto humano
Ela poderia ir embora e perder o contato
Mas ela prefere ficar e lutar

Suas pernas são duras e fortes
Ótimas para a defesa pessoal
Seus passos crepitam com fogo
Portanto não a censure
Portanto não mexa com ela

Ela não desfilaria numa passarela
Para provocar o delírio sexual das pessoas
E você jamais saberá seu peso
Idade ou tamanho do busto

Ela não quer fazer parte deste comércio
Para ser admirada como uma escrava
Esse tempo já passou
Portanto, enterre seu julgamento num túmulo
Pois ela não precisa fazer parte desse mercado
Ela está pronta para vencer de outra forma

O poder da beleza não se disputa
Ela não precisa desfilar para as pessoas
Eu falo das pessoas que julgam você pela aparência
Dando a você uma nota, um valor, e com olhos delirantes
Todos que te cercam olham para você, e julgam sua vida
Através de uma olhada superficial

Minha irmã é uma bela mulher
Mas ela não quer ser miss universo
Sua personalidade não pode ser avaliada por nenhum júri

Minha irmã é uma bela mulher
Ela não precisa de disputas
Você não pode colocá-la junto de outra mulher
E julgar quem é a melhor

Você não pode - finalmente
Julgar o coração de minha irmã
Olhando para os peitos dela

* Livre tradução: NelsonMaca (eu)

Foto 1- Mãe Senhora
Foto 2- Rainha Ginga
Foto 3- Mulheres do Zimbabwe
Foto 4- Lélia Gonzales
Foto5- Tracy Chapman

Nenhum comentário: