domingo, 9 de março de 2008

Nelson Maca (eu) e GOG Batem uma Bola

.

G.O.G:

- A rima tem urgência, o caso é complicado
Tem que ser certeira, não pode errar o alvo
A rima denuncia e sacrifica...
A rima não se silencia nos lamentos nos desgostos
É eterna, seu autor nunca está morto

Maca:
- Não há dúvida que o meu verso é também o meu quilombo ardente
Atento às doutrinas absolutas que me querem escalpelar o pixaim
Queimar na fogueira do esquecimento meus sentimentos íntimos
Alisar minha língua no ferro quente do feitor que mantém acesa a fogueira
Conformar meu silêncio na pasta quente para endireitar meus gestos

G.O.G:
- A CPI da favela.
A luta do vinil contra a alienação da novela
Eu sou o povo então posso ser o que quero
Eu sou o baixo salário, o incendiário,
Ou a foice e o martelo
Eu sou barraco de madeira,
A criança que chora por falta da mamadeira,
O catador no final da feira

Maca:
- No vácuo das mentes no vazio das mãos sem ter nada para fazer
Todos os sentidos e imaginações, sensibilidades e emoções
Todos os lamentos e desejos, esperanças e idéias de nossa raça
Todos os inconsoláveis recalques e as inesquecíveis angústias desabam
Sobre nosso próprio lombo em carne viva desabam
Sobre nossas chagas curtidas no sal do isolamento desabam

G.O.G:
- Vamos apagá-los com nosso raciocínio,
Quem diria tamanho atrevimento de uma raça
Que eles sempre consideraram de símios, “sub raça!”
Subalternos eternos otários, pode crer, sempre foi um escracho

Maca:
- rapadura
somos de fato as pedras adoçadas no sapato do senhor que nos quis
ensacados
os estalos dos talos ceifados sem tréguas em nome da opulência
os mordidos nos dentes da verdade corporal
os mascados nos cilindros da mentira colonial
os moídos nos ossos até se contorcerem as fibras do bagaço
os embranquecidos no couro da consciência chicoteada
os refinados nos gestos para mesa e cama fidalga

G.O.G:
- Baseado em fatos reais que ocorrem no Brasil e se repetem na América Latina e em todo o mundo. A dura realidade exige soluções urgentes: o pobre não tem, o rico não desfruta, e a vida se vai nessa eterna luta. Aviso às gerações...

Maca:
- Tirei o sorriso da cara e suprimi a ginga do corpo
Malcolm disse que ser inteligente nos torna violentos conscientes
Ele sabe da raiz e a razão de minha inevitável revolta
Fanon disse que o problema de cor só se dá no mundo que “eles povoaram”
Ele demarca a semente da rejeição no cromatismo disforme do novo mundo
Florestan disse que restou ao negro excedente o trabalho sujo e mal pago
Ele flagra por trás das fachadas da integração a agonia que “eles nos oferecem”

G.O.G:
- Quanto mais de nós matam, mas a nossa raça procria
E todo esse mal a gente assimila, transforma em poesia
Dia a dia da periferia

Maca:
Oh!, meu Brasil verdadeiro
Não me iludo mais com suas falácias
Devo mesmo apagar essa longa mentira
Devo mesmo cobrar esta dívida antiga
Devo mesmo dizer que não há mais dúvidas
E mesmo que não seja a tua vontade
E mesmo que seja para o desespero geral da nação
Diga aos vermes que eu fico

GOG:
- Falo em parábolas, cantando o dia-a-dia
Respeito é eterno, sucesso é euforia
Sempre presente, idéias novas no pente
Não é preciso estar na frente, mas ser diferente

Hip Hop é mais que treta, caneta, bombeta, jaqueta,
Escopeta, lupa preta, letra perfeita a receita...
Recruta da gruta pra luta um petardo potente
Franco atirador, rimador, você me entende?

Maca:
- Você irá ouvi-los dizer que é radicalismo seu
Que a falta de diálogo só aumenta a intolerância
E que estamos promovendo o preconceito ao contrário
Mas não dê atenção aos juízos de estranhos
Pois só quem nos tolera somos nós mesmos
.

* No segundo semestre de 2008, G.O.G e eu nos juntaremos ao Sérgio Vaz, Alessandro Buzo, Sacolinha, que já lançaram seus livros, mais a Dinha e Alan da Rosa, que ainda lançarão, todos pela Coleção Literatura Periférica da Global Editora. Os fragmentos acima pertencem aos textos que comporão o meu livro, Gramática da Ira, e o do G.O.G. Lá continuaremos a pelada acima. Contamos com você, para completar nosso time, que é de várzea e, em nosso baba, sempre cabe mais um no nosso time!

2 comentários:

PENSAMENTOS VADIOS disse...

Maka,

eu aqui sem contrato renovado com o Palmeiras, e vocês nem me chamam para bater uma pelota.
Um dia ainda vou mostrar em quem Zidane se inspirou. Lembra?

abs.
Sérgio "Zidane" Vaz

Nelson Maca disse...

Cara, como me lembro,
um dia feliz ao lado teu.
Ri muito, você é o cara,.
estávamos em família.

Nelson Maca