quinta-feira, 2 de abril de 2009

LUB: Cultura Esporte e Cidadania

.
.
Projeto Cidadania Ativa
.
.


LUB envolve a comunidade com projeto de voluntarismo


Com o propósito de gerar a inserção social e o compromisso de cidadania responsável, a Liga Urbana de Basquete – LUB - implementará o projeto CIDADANIA ATIVA no próximo dia 4 de abril no Centro de Cultura Urbana - CELUB que atende as comunidades dos bairros cariocas de Marechal Hermes e adjacências.

O formato a ser implantado será o do Voluntariado, que se caracterizará como uma ativa cidadania, tendo um papel importante, reunindo o saber e ajudando o próximo, de forma a desenvolver o espírito de cidadania e solidariedade, destacando as propostas de ação solidária e o papel do cidadão no atual contexto social que a LUB vem desenvolvendo no bairro de Marechal Hermes e seu entorno, com a recente inauguração do seu centro cultural, o CELUB.

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional. O objetivo é que os alunos do CELUB, colaboradores e voluntários possam promover um espírito crítico e valoração de suas vidas, despertando o interesse em ajudar o próximo, de forma a desenvolver o espírito de cidadania e solidariedade. Entre os colaboradores voluntários encontram-se os funcionários da empresa Accenture Semana +; e também o apoio do CDI – Centro de Democratização da Informática que em parceria com a LUB desenvolverá no local o projeto de Inclusão Digital com a Cultura Urbana.

O Evento

Um grande circo sócio-educativo será montado nas dependências do CELUB, reunindo crianças, jovens e adultos em torno das oficinas que vem sendo desenvolvidas, envolvendo o basquete de rua; o judô; a capoeira; o taekwendo; a dança de salão; a ginástica da terceira idade; o skate e o graffiti.

Somando-se a estas atividades que estarão acontecendo simultaneamente, teremos um bazar beneficente com vistas a angariar recursos para os projetos da entidade, além de atividades inerentes as áreas de atuação a serem definidas como meio-ambiente, educação, cultura, saúde, assistência social, lazer, defesa de direitos e cidadania.

Na oportunidade o CELUB estará disponibilizando mais vagas para suas oficinas, objetivando alcançar a meta de 1200 atendimentos nos próximos seis meses e lança o projeto de inclusão digital com a cultura urbana em parceria com o CDI – Comitê para a Democratização da Informática.

Em dois ambientes, as atividades terão o seu início às 14hs com término previsto para as 18hs do sábado, dia 4 de abril de 2009. Com entrada franca, toda a comunidade está convocada a participar, além de parceiros e entidades parceiras do projeto CELUB.

Ficha
Projeto Cidadania Ativa
Dia 4 de abril no Centro de Cultura Urbana - CELUB
Comunidades dos bairros cariocas de Marechal Hermes e adjacências.
Local: Rua Latife Levizaro, 289 (Marechal Hermes)

Sites: http://www.lub.org.br/ ou http://www.lubtv.org.br/


Luanda Negreira (Editora Web LUB – Liga Urbana de Basquete)

...........................................
.


A LUB é nossa amiga e parceira
.

Tenho respeito e admiração por Dom Filó há muitos anos. Na verdade, ele é um dos responsáveis pela minha consciência e formação étnica. Desde os tempos dos bailes blacks da equipe da Grand Prix até as ações atuais da LUB, ele tem papel fundamental na negritude brasileira. A Blackitude.Ba teve o prazer de contar com sua ilustre presença no Seminário-espetáculo "Cultura Black na Diáspora: Tributo a James Brown!" que realizamos em 2007.

No trajeto deste mestre da cultura negra, nos encontramos, via net, eu e Luanda Negreira. Ela, com certeza, tem trazido sangue novo para nossas demandas. Sempre pronta, rápida, tem levado os informes da Blackitude para o Rio de Janeiro e para mundo através dos veículos da LUB.


"Caravanas a caminho de Palmares se cruzavam na trilha,
se juntavam e seguiam lado a lado.
Ai de quem se metesse a tentar impedi-los de seguir
em sua caminhada...
Eram varridos como ciscos incômodos e mal quistos!"


Nelson Maca -Blackitude.Ba

.

Nenhum comentário: