terça-feira, 14 de abril de 2009

Break da Bahia e da Blackitude nos EUA

.
.
Ananias e Tina: Break da Bahia nos EUA


Ananias e Tina partiram na segunda feira, 13, rumo aos EUA. Conexão em Miame e, depois, parada na cidade de Madison-Wisconsin. De lá para Chicago e, depois, o que pintar...

Farão um intercâmbio de experiências com artistas, pesquisadores e ativistas da cultura hip hop, americanos e de outros países. Bom para eles. Bom para o break da Bahia e do Brasil.

Para quem não sabe, Ananias é responsável pela tradicional roda de Break da Praça da Sé no Centro Histórico de Salvador. Juntamente com a Tina e o grupo Independente de Rua movimentam a dança de rua na tradicional terça da benção, promovendo uma roda que, invariavelmente, conta com muitos participantes de diversos bairros locais e de outras cidades, estados e países...

Por essas rodas passam todas as informações sobre break e a cultura hip hop soteropolitana. Um verdadeiro centro de articulações e divulgações diversas.

Pois é, sempre partindo da "prática" cotidiana da dança de rua "na prática", Ananias e Tina têm lançado vôos mais altos, participando de amostras, campeonatos e encontros de break e hip hop em vários estados. Também componentes do Coletivo Blackitude, são os responsáveis diretos pela realização de nossos workshops, oficinas, rodas e demonstrações de break.

Foi exatamente no universo da rua que eles conheceram o b.boy e estudante norte-americano David. Este apresentou-os a Jarius King, b.boy e video maker que visitou a Bahia em 2008 e, com assessoria do casal, captou imagens locais para a edição de um documentário internacional sobre break.

.

Jarius é da Universidade de Madison-Wisconsin, onde organiza, um vez por ano, a Semana Multicultural de Hip Hop. Ele será o anfitrião norte-americano de nossos Irmão sorteropolitanos que têm programado a participação em duas batalhas de break por lá. Uma de dupla - como convidados especiais do Brasil; a outra em grupos de 5 componentes. Para esta, Ananias e Tina se juntarão a mais três dançarinos visitantes. Levam nas mangas a fusão do break com a capoeira e elementos da dança contemporânaea, síntese que Ananias intitula Break da Bahia.

Além das batalhas e demonstrações de break que fazem nos EUA, ministrarão palestras sobre o Movimento Hip Hop no Brasil. Para isso seguiram com a bagagem recheada de materiais relativos ao hip hop, principalmente baiano. A Blackitude compõe grande parte deste material.

Domingo os dois estivaram aqui em casa para articulações e despedidas. Vasculhamos arquivos e achamos fotos, folders, panfletos, cartazes, revistas, etc. Num determinado momento, olhamos um para os outros emocionados e dissemos quase juntos: caramba, tem coisa pra caralho. Ficamos admirados e felizes de constatar mais uma vez, sempre na humilde, o quanto podemos interferir positivamente na vida cultural de Salvador.

A Tina ficou de mandar notícias e fotos sempre que puder, para informarmos tudo aqui no Gramática da Ira.

Boa viagem, Irmãos queridos. Vocês sabem que fico, daqui, torcendo para que as coisas lá na gringa andem a milhão pra vocês. Por tudo que vocês já fizeram pela cultura hip hop da Bahia e do Brasil, isso é bem merecido (embora muito pouco ainda!). O sucesso de vocês significa também o nosso sucesso: dos que ficam "em parte"!

Daqui a pouco chega o Dj Joe, meu fiel escudeiro, para tratarmos do próximo baile da Blackitude e do II Cultura Black na Diáspora.... é de hoje que a irmandade tá cobrando... mas isso é um outro papo!


“The Blackitude Vibration is Positive!”


Nelson Maca - Coração no Bico da Chuteira!

.

Nenhum comentário: