quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saudade dos Tempos dos Velhos Camaradas!!

.
.

Carta Aberta aos Velhos Amigos:

Quando ouvíamos nossos pais e os mais velhos falarem do tempo, não tínhamos a mínima noção do que estamos experimentando, hoje, em nossas vidas de, mais ou menos, 40 anos (eu, 43 agora).

Juntos (eu, vocês e o mundo por vir), seguramente somamos centenas de anos de terra: muita história pra contar!! Nosso "reencontro" seria um afago, uma trégua para meu coração que escolheu a sina da militância sócio-política-racial.

Não sei se esse reencontro daria "liga", mas sei que todas as lembranças que tenho, neste exato momento, me trazem, sinceramente, uma humanidade sobremaneira, pois sei que a amizade e o amor, potualmente, no círculo do tempo, é possível entre os diferentes que se aproximam.

Experimentamos bem isso nos tempos da infância e adolescência: latino-americanos, espanhóis, italianos, poloneses, alemães, japoneses, africanos e brasileiros - brancos, pretos, amarelos juntos e misturados - classe média e pobre.

Éramos uma síntese possível neste país traiçoeiro!

Naquele tempo, nossa paz era não precisar parar, para julgamentos precoces, juízos perfeiros e questionamentos vãos.

Idos tempos em que eu poderia ter acreditado mesmo na ideologia da mestiçagem e na democracia racial que impregnavam nas teorias nascidas das cabeças que sabiam o que queriam: não perder o trono!

Apenas minhas dores sem causas conhecidas me faziam desconfiar um pouco da saúde da minha vizinhança, mas sem saber nem bem do que ou o porquê daquele enjôo antecipado.
Evolui muito - na mesma direção que já apontava aquelas verdes deconfianças potiagudas n'alma!
E, com o tempo, também meus olhos aprenderam a detectar pegadas e vestígios das muitas formas de barreiras ocultas até então.

Escrevo com todo carinho e desejo de abraçá-los pessoal, forte e novamente. Mesmo sabendo que, hoje, os julgamentos engendram verdades, os juízos elegem imperfeições e os questionamentos pré-concebem os delitos.

De minha parte, eu sei, nossos conflitos, agora, estão visíveis a olho nu, e insuportáveis, mas acho que valeria a pena cergar-me um segundo que fosse para uma rápida renascença do equilíbrio em suspenso que fui outrora.

Mesmo que tude não passe de mentirinha de bucolismo afro-árcade!!

Nelson Maca

.

"Jogue suas mãos para o céu E agradeça se acaso tiver Alguém que você gostaria que
Estivesse sempre com você Na rua, na chuva, na fazenda Ou numa casinha de sapê"


- Vem cá, Nêgo; chega mais, Nêga:
vocês já ouviram esses discos aí de cima?

.

Nenhum comentário: