domingo, 19 de junho de 2011

Pré-lançamento: Do Luto à Luta: Mães de Maio

.
.
Do Luto à Luta: Mães de Maio

.

Sarau Bem Black
recebe Lio Nzumbi para pré-lançamento do livro Do luto à Luta



Salve parceiros e parceiras. Na próxima quarta-feira, 22, o Sarau Bem Black tem a honra de receber o nosso querido irmão Lio Nzumbi, para o pré-lançamento do importantíssimo Do Luto à Luta: Mães de Maio.

A proposta é promover uma primeira apresentação do livro ao povo que frequenta o sarau e ao público baiano de forma geral, como uma introdução do lançamento em si que se dará num futuro próximo e que, com certeza, o Sarau também apoiará.

Os textos do livro tratam de denúncias e discussões acerca de mortes trágicas e de comoventes relatos de lutas pela vida. O objetivo do evento é que a publicação chegue, cada vez mais, a leitores que venham engrossar o caldo dessa guerrilha vital para todos nós, os Pretos e os Pobres deste país perverso chamado Brasil. Pais, mães, filhos e filhas!


Nelson Maca – do Sarau Bem Black da Blackitude.BA


.....................






...................

Movimento Mães de Maio


"Em maio de 2006, há cinco anos, policiais e grupos paramilitares assassinaram mais de 500 pessoas no estado de São Paulo em represália aos ataques organizados pela organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). De dentro dos presídios, a organização havia comandado a morte de mais de 50 policiais, agentes penitenciários e até um bombeiro no começo daquele mês. O estopim da ação do PCC teria sido a decisão do governo de transferir lideranças do crime para presídios de segurança máxima. No dia 11 de maio, começaram as transferências. No dia seguinte, tiveram início os ataques da organização e o sangrento revide policial, que assassinou centenas de jovens sem nenhuma ligação com o crime.


Estatísticas mostram que somente entre os dias 12 e 20 de maio de 2006 foram mortas mais de 500 pessoas. Débora Maria da Silva é a mãe de um deles. Edson Rogério Silva dos Santos tinha 29 anos e foi morto dia 15, em Santos. A notícia veio pelo rádio. O dia anterior tinha sido dia das mães e aniversário de Débora. Durante 40 dias ela ficou chocada, quase perdeu as forças, até que disse ter visto seu filho dizer: “Mãe, se levanta! Seja forte!”. Começou aí a peregrinação. Contra a impunidade, Débora uniu-se a outras famílias também em luto, vítimas do mesmo terror, e juntas organizaram um movimento cuja missão é “lutar pela verdade, memória e por justiça, de ontem e de hoje”. Surgiu assim o movimento “Mães de Maio” [...]"

(Fonte: Blog Mães de Maio)



Leia na íntegra, incluindo entrevista com Débora Maria da Silva:
www.maesdemaio.blogspot.com



.....................

O livro



"Organizado pelas Mães de Maio, ele será lançado por ocasião dos 5 Anos dos Crimes de Maio de 2006, e reúne textos das Mães e Familiares. Reúne também Poesias de Escritores Periféricos com quem nos identificamos: Sérgio Vaz (Cooperifa), Michel Yakini (Elo da Corrente), Sarau da Brasa, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco (Cooperifa e Mesquiteiros), Poeta Dinha, Hélber Ladislau (Cooperifa), Rapper GOG (DF), Jairo Periafricania (Cooperifa) e Armando Santos (São Vicente-SP). E, por fim, reúne também Análises de Outr@s Parceir@s que caminham lado-a-lado: Rede Contra a Violência (RJ), Alípio Freire, Danilo Dara, Jan Rocha, Lio Nzumbi (Reaja-BA), Luiz Inácio (Fejunes-ES), Sérgio Sérvulo e Tatiana Merlino (Caros Amigos). As Ilustrações ficaram por conta do artista-parceiro Carlos Latuff (RJ), e o Projeto Gráfico pela companheira-designer Silvana Martins (Sarau da Ademar)."

(DIVULGAÇÃO)


........................

Lio Nzumbi

.

Antes de mais nada, Lio Nzumbi é nosso irmão! Frequenta regularmente o Sarau Bem Black e as correrias da Blackitude de forma geral. Pra mim, ele não precisa apresentar currículo, pois foi na rua, agindo, e nas salas e academias, discutindo com ênfase e propriedade, que o conheci.

É rapper - integrou o histórico grupo soteropolitano Juri Racional - e ativista do hip hop. Não bastasse isso - o que não é pouco - o negão graduou-se em Sociologia e, no momento, frequenta o curso de Direito.

Tenho dito que a Arte e o embate jurídico são também passos da luta.

Militante do Movimento Reaja ou Será Morta Reaja ou Será Morto, Lio Nzumbi é um dos autores do lirvo Do Luto à Luta: Mães de Maio.


Nelson Maca – do Sarau Bem Black da Blackitude.BA

........................



FICHA

O quê: Pré-lançamento do livro Do Luto à Luta
Quando: 22.06.2011 ás 19:00 hr
Onde: Sarau Bem Black - Sankofa African Bar
Informações: 71 9305-4056



(DIVULGAÇÃO)


Visite o blog www.maesdemaio.blogspot.com



.

Nenhum comentário: