segunda-feira, 13 de junho de 2011

Blequimobiu manda avisar!!

.
.
Fora de Órbita - Batalha de Beatz

.


De volta em 2011, batalha aposta no talento dos beatmakers e tem a percussão baiana como inspiração

Já celebrada festa de hip-hop baiana Fora de Órbita este ano concentra seu foco na batalha de beats, armando o ringue uma vez por mês para a disputa entre beatmakers da Bahia e Brasil. O evento acontecerá mensalmente na casa de show Tatoo Music Bar, no Rio Vermelho, e tem estreia marcada para o dia 18/06, às 22 horas.

Outra novidade este ano é a presença de músicos baianos a cada edição, buscando uma interação entre as batidas dos dj’s e a mUsicalidade presente no nosso estado. A primeira edição já tem participação confirmada do percussionista Bira Reis. A festa conta também com show da Versu2 e do Djs residentes, Gug e Jarrão e é realizada pelo Positivoz, coletivo baiano empenhado na produção musical e audiovisual do hip-hop na Bahia.

Nas edições anteriores, a Fora de Órbita organizou batalhas de rimas que serviram de vitrine para Mc`s demonstrarem suas habilidades na improvisação. O resultado foi o incentivo à inventividade e a revelação para o público de nomes do freestyle da capital. Com a Fora de Òrbita Batalha de Beats, o objetivo é proporcionar o mesmo incentivo só que agora para os beatmakers, que deixam de ser coadjuvantes para se tornar centro das atenções.

Beatmaker, ou numa tradução literal, “fazedor de batidas” é quem produz os instrumentais do rap. Com sequenciadores, samples e instrumentos, este produtor desempenha um papel fundamental para o gênero, tão importante quanto um instrumentista ou arranjador. É em cima desta base que os rappers desenvolvem suas poesias, levadas e temas.

Nos últimos anos o o papel deste profissional se ampliou: de criador de ritmos (RAP vem do original inglês Rythm and poetry) para produtor de infinitas possibilidades musicais, rítmicas, harmônicas e melódicas. Esta é uma realidade no mundo e no Brasil e com as batalhas pretendemos desvendar o que vem sendo produzido nos estúdios “escondidos” pela Bahia e outros estados.

Como nos quatro anos anteriores, MC Coscarque fará a mediação da batalha e o público torna-se um agente direto na decisão, escolhendo quem é o beatmaker campeão de cada round.

Made in Bahia. A força musical da Bahia está presente como nunca nesta volta do Fora de Órbita. A ideia é levar adiante o conceito “hip-hop feito na Bahia”, trazendo a cada edição um músico baiano para interagir com as batidas eletrônicas dos Dj’s e com o grupo Versu2. Na cidade dos tambores e dos mestres da percussão, chega a vez dos mestres dos beats mostrarem o que sabem e, por meio deste intercâmbio, provar que a textura orgânica dos instrumentos musicais, percussivos ou não, pode acrescentar vida e frescor ao hip-hop.

Para a primeira edição, a Fora de Órbita terá a honra de levar ao palco do Tatoo Music Bar o veterano Bira Reis, coordenador da Oficina de Investigação Musical no Pelourinho e já um apoiador do hip-hop baiano, que além de se apresentar ao vivo, também será júri da batalha de beats em caso de empate e entregará o troféu ao ganhador.

Eventos como a Fora de Órbita Beats já vem acontecendo nas principais capitais do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Na Bahia, ele procura dialogar com as características culturais da nossa terra.

Positivoz. Criado em 2007 como selo para promover artistas de hip-hop baianos, o Positivoz se transformou em coletivo com intenção de turbinar e profissionalizar a produção do rap feito na Bahia. Tendo a Versu2 como artista principal, o Positivoz também realiza importantes eventos ligados à cultura de rua em Salvador, como o Fora de Órbita, GuettoStar, Semana Baiana de Hip-Hop, sem contar com a participação na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Festival de Verão, e muitos outros eventos na Bahia e fora dela. Conta com produtores, designer, músicos, videomakers, jornalista, administrador e estudantes na sua equipe.


Serviço
:
O que: Fora de Órbita Batalha de Beats
Quando: Uma vez por mês (estréia dia 18/06)
Participação: Show Versu2, Djs residentes (Gug e Jarrão) e convidados especiais (Dia 18/06: Bira Reis)
NOVIDADE: No dia 18/06 também será lançada a Mixtape “SEI LÁ!?” de Robson Véio & Mauro TelefunkSoul.
Onde: Tatoo Music Bar (Na praça de Dinha do Acarajé)
Quanto: R$ 15 e R$10 (Até às 23h ou com nome na lista amigos@positivoz.com
Realização: Positivoz

(DIVULGAÇÃO)

.

Nenhum comentário: