segunda-feira, 13 de junho de 2011

9 Respostas a procura de uma pergunta (4)

.
.
"- Sinceramente, quando fundamos a Blackitude, eu não via isso muito não! Tem um negão aqui, meu amigo e bom poeta, chamado Giovane Sobrevivente, que é praticamente o único que cola há uma cara com a rapa do rap. Mas no geral não me recordo de outros!

A Blackitude começou a apostar nisso, principalmente trazendo poetas para eventos de hip hop.

Primeiramente tem mais a ver com o fato de eu ser professor de literatura do que ser poeta. Somente de uns dois ou três anos pra cá, comecei a declamar também nos eventos que produzo. Mas antes, insisti em colocar outros poetas negros nos eventos da Blackitude e mesmo a acrescentar o elemento em nossas ações. E também em nossos seminários, etc.

Dois poetas que foram importantíssimos nesses dez anos são o José Carlos Limeira e o Hamilton Borges Walê. Eles eram meu porto seguro, pois sempre fizeram (e ainda fazem) performances encantatórias.

Outro acontecimento importante para firmar a poesia na Blackitude foi minha aliança com o poeta GOG. Pra variar, foi através do GOG que cheguei ao poeta Sérgio Vaz. O GOG me falou o quanto eu precisava conhecer pessoalmente o Sérgio Vaz e a Cooperifa. Então acrescentamos o Sérgio à equipe do show Tarja Preta que aconteceu em Salvador.

Dali a coisa só aumentou, e foi quando comecei a circular nos saraus da Cooperifa e, mais recentemente, no emocionante Sarau Elo-da-Corrente. Tive, inclusive, a honra, de, ao lado do GOG, inaugurar o Sarau Suburbano Convicto, do maquinista Alessandro Buzo, lá no Itaim Paulista.

Hoje, com quase dois anos de Sarau Bem Black, finalmente, percebo, em Salvador, uma aproximação bem maior e muito promissora entre poetas e MCs. Muitos Rappers frequentam regularmente o sarau. Inclusive dois deles fazem parte da equipe de apresentadores do evento: Lázaro Erê e Heider Gonzaga."


Nelson Maca - Poeta Exu Encruzilhador de Caminhos!

.

Nenhum comentário: