quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Pelo olhar do Buzo me vi!

.
.
Taco ou Bete-no-ombro?

.


Esta tão bonita de tão singela fotografia trouxe-me uma imensa saudade de mim.

Estes dois piazinhos aí fizeram parte da recente paisagem vista da Livraria Suburbano Convicto do Bixiga. Quem postou a foto foi o próprio Alessandro Buzo, o Maquinista da loja no blog buzo10.blogspot.com.

E eu me pegunto:

- O que é que eu tô fazendo aí!?

Esse neguinho de bermudão branc0, camisa azul, cabelo com corte militar, sou eu, tenho quase certeza. Esse pezão descalço também é o meu, eu quase sei. Pena que não dá pra ver quantas pontas de dedo estão faltando, para tirarmos a prova real.

- Buzo, como você conseguiu isso?

Tipo LOST, me fotografar, hoje, trinta anos atrás...

Ele diz que os meninos jogam "taco", mas eu falava "bete-no-ombro" na minha infância. Aliás, "bet'ombro" era o que dizia, afoito com o jogo, todo garoto lá da Avenida Tupiniquins, no bairro do BNH, na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná... Lá nas barrancas do rio Tibagi!

Pela lógica, o outro menino da foto, então, se chama Márcio Doranen. Este era o nome do meu inseparável amigo desta idade aí! Filho da Dona Emília e do seu Quito. Irmão do Miguel, da Ana, do Fábio e dos gêmeos Marcelo e Mariana. A cadela perdigueira deles deles se chamava Nina ( e cagava pra caramba). O Márcio foi apelidado Sambonetão ou, simplesmente, Sabonete, pelos próprios irmãos em homegagem ao maluco mais presente e maluco em nossa infância de pés no chão. Esse tal maluco dava altos corridão na gente quando chamávamos ele de sabonetão... E atirava umas pedrona pedra em nós! Quando pegava: CREDO!!

A musa do BNH era a Ângela: loura, olhos azuis e filha do dono do Supermacado Águia...

Logicamente, a intojada nem ligava pros nossos lânguidos olhares... Logicamente, pintava lá um boyzinho bem mais velho e muito mais felizardos que nós... Eu, o Áureo, o Márcio, o Miguel e outros passamos horas preciosas de nossa infância e adolescência pensando em dar uma sova bem dada naquele Don Juan do interior. Pra ser bem sincero...

Essa foto aí é lôca porque essa imagem faz parte de nossa particularidade universal.

Por exemplo, eu, o GOG e o Sérgio Vaz somos da mesma geração. Da mesma idade, eu acho... E, quando falamos de funk-soul, na rua ou nos bailes de nossa história, parece que estávamos no mesmo lugar. Se vacilar, querendo dançar com a mesma menina de todos os sonhos como são os amores de nossa adolescência e mocidade...

A nova musa da minha vida, agora, já em Curitiba, se chamava Lilian. Todos queriam dançar com ela ao som do Lionel Rich (?)... Até que ela dançava... Só que tinha um problemão: a namorada tinha namorada! Pode? Tanto pode que pra nós: NADA!

Buzo, sua foto detonou minhas lembranças, eu confesso!

"Confesso que vivi!!!"

"Que saudade da aurora da minha vida
da minha ifância querida
que os tempos não trazem mais..."

ou

" Que tempo bom
que não volta nunca mais"

Ou ainda:

"Que saudade da professorinha...."

Ou então:

"O dia em que a terra parou..."


Nelson Maca
Exu Trapezeunga tomando um nó do tempo...

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se liga rapá, quem falou que nós temos a mesma idade???????????
Você e o GOG foram amigos dos faraós do antigo Egito.
Quando eu completar 30 te aviso.
mesma geração... tá bom.

sérgio "menino" vaz

Jéssica Balbino disse...

É impossível não me deliciar com o texto, com a observação das lembranças e com vc chamando os meninos de piazinhos ...
há anos não 'ouvia' essa palavra e mesmo sendo bem mais nova (hahahaha) tenho saudade de um tempo de criança, de jogar bet na rua, de viver uma época mais feliz e cantar " Que tempo bom
que não volta nunca mais" !!!
Me deliciei com o texto e o comentário do vaz :)

Suburbano Convicto disse...

É gente, desculpa ai se eu só tenho 30 e poucos anos.....
Mas sabe Maca, achei essa foto cabulosa também e vc escrever sobre ela, ela te trazer tantas lembranças.....ganhei o dia.
Confesso que preferia que as homenagens fossem pra Marilda, que a foto fosse dela que é do ramo, mas como estava só, fiz eu mesmo, me inspirando nela, menos na das mulatas, ali foi só eu mesmo....
Tamo junto mano, gosto muito que me chama de maquinista....também sou teu fã, só pra constar.
Esse ano ainda querer baixar ai em Salvador e reviver todos rolê que fizemos por ai com você e suas poetas. Quem conhece ta ligado.