domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sarau Bem Black - Casa Poética da Blackitude

.
.


Sarau Bem Black

Quarta-feira, 03/03
Sankofa African Bar
Pelourinho = 19h


"A vibração da Blackitude é Positiva"
..


"Saudades dos meus encontros com a poesia, com a ancestralidade expressa nela... Obrigado pelo crescimento que o sarau bem black trouxe em 2009...

Quando voltaremos a noites lindas de muita poesia? A juventude espera ansiosa por este retorno... agora bem mais fortes... bem black! Seja por dentro ou por fora! Axé!"

(Jéssica)

...........................


Recebi este comentário, aqui no blog, no início do ano. É da Preta Jéssica, uma das belas meninas que frequentam, regularmente, o Sarau Bem Black.

Queria confessar que a presença da juventude de bairros periféricos no sarau é o que mais me anima. Aliás, eles estão sustentando física e espirirualmente o sarau.

Fiz um cálculo errado quando vislumbrei a possibilidade de o nosso sarau ser um ponto de encontro semanal com vários poetas, escritores, artistas e ativistas da negritude baiana que conheço há uma cara.

Alguns realmente aparecem de vez em quando.. uns dois regularmente... Mas são as caras novas, efetivamente, que tenho visto nas quartas do Sankofa African Bar no Pelourinho.

Agora entendo perfeitamente que o melhor que poderia ter acontecido era justamente o que está acontecendo: nossas vozes se ampliando e, principalmente, renovando!!

É louco: quando vejo, por exempo, a rapaziada do bairro de Sussuarana chegando no Sarau Bem Black, meu coração começa a bater forte. Penso comigo:

- Hoje vai ter Poesia Viva!

Quando vi e ouvi o Rone Dundum declamando na última quarta-feira, pensei comigo:

- Viiiixe.... Será que devo continuar?

Sim, devo, pois o Sarau Bem Black tem um futuro glorioso justamente com a junção de nossa experiência acumulada e a atualidade vibrante desses jovens que têm nos dado as mãos sem medo de ser feliz em família!

Sankofa: um olho no futuro, outro no passado... e os dois pés no solo do presente.

Nós refutamos a máxima dos Beatles, pois, na tradição africana, continuamos confiando nos que tem mais de trinta e, ainda mais, nos que têm mais que mais de trinta anos!


Nelson Maca
- Exu Bem Black

.

Nenhum comentário: