domingo, 30 de agosto de 2009

Bons Livros São Bem Vindos

.
.

Prosa e Poesia em Lançamentos

.

Dois motivos pra sair de casa no dia 1º de setembro

1. Continhos para cão dormir- Maria Sampaio - Contos
2. Caixa Preta - Nilson Galvão - Poemas

Esses dois humanóides aí da foto são o Nilson Galvão e a Maria Sampaio. Num dos colos, um "vulgar" cachorro pelo jeito "único"; no outro, um bicho inusitado: o lustroso rinoceronte "cara de pau".

Antes de tudo, a maior parte do elenco que segue nesta postagem, inclusive este que vos fala, acompanhou Lassie e vibrou com os Herculóides! Difícil não ativar nossa memória afetiva com essa foto tirada pelo Marcus Gusmão.

O Nilson Galvão, um amigo da família, blogueiro e poeta, está lançando seu primeiro livro. E não está sozinho, pois divide o lançamento com sua grande amiga, colega e parceira de lutas Maria Sampaio. Ambos fazem parte, a partir de agora, da coleção "Cartas Bahianas".

O Marcus Gusmão, nosso fotógrafo acima, escritor e blogueiro que tenho aprendido a admirar mais a cada dia, faz um trabalho sensacional de divulgação na net; e uma moça, a Emilia, grande amiga da patroa aqui de de casa, cuidou do release.

E assim segue nossa ciranda de amizade, luta, arte e familiaridade...

Em comum, o respeito por nossas diferenças contidas ou expressas, em público ou no particular. Mas, na real mesmo, o que, definitivamente, nos uniu de maneira global foram nossas crianças, ou seja, nossos filhos. O aniversário do Caio, filho do Nilson e da Emília, tem sido a base do cimento que verticaliza esta fortaleza exata de pedras disformes que estamos criando - e mantendo - inclusive literariamente agora.

Ah, sim!, o Marcus Gusmão é um desses caras que fazem a roda rodar!

Mas o assunto principal aqui, e de interesse geral, sãos os dois bons livros-missivas que serão lançados nessa terça-feira, dia primeiro de setembro...

- E aí, nos vemos lá?

(Nelson Maca - Blackitude.Ba)
....................................

.

- Vamos ao release então
:

" Continhos para cão dormir (Maria Sampaio) e Caixa Preta (Nilson Galvão) fazem parte da coleção 'Cartas Bahianas', da editora P 55.

No hotblog
http://mariaenilsonmil.wordpress.com/, é possível conhecer a trajetória de cada um dos autores, ter acesso por um link aos seus respectivos blogs e, é claro, reservar com antecedência as publicações, que serão entregues pessoalmente e com dedicatória no dia 1º de setembro, na Livraria Tom do Saber (Pirâmide do Rio Vermelho).

.

Maria Guimarães Sampaio


Escritora e fotógrafa – com imagens que ilustram livros e capas de discos de gente como Aninha Franco, Mabel Velloso e Jussara Silveira – lança o seu terceiro livro, Continhos para cão dormir, uma seleção de contos publicados inicialmente de forma artesanal e distibuída entre os amigos e que depois ganhou as páginas da internet (
http://continhosparacaodormir.blogspot.com).

Os outros dois títulos - Estrela de Ana Brasila e Rosália Roseiral – saíram pela Record.

Apesar da experiência anterior, ela diz que a rede criada em torno dos 'Continhos...' na internet transformou o lançamento numa 'coisa inteiramente nova'. 'Deu certo essa invenção de fazer o casamento do correio nagô, uma coisa extremamente baiana, com a internet; é a modernidade baiana!', brinca Maria, que em 2008 foi contemplada com o prêmio Talentos da Maturidade.

.

Nilson Galvão


para o jornalista, a publicação dos contos de Caixa Preta inaugura a sua produção em 'livro de verdade, de papel'. Há dois anos e meio, no entanto, seus poemas podem ser lidos no endereço
http://nilsonpedro.wordpress.com/.

'No meu caso, o livro é a materialização dessa experiência mágica, o blog, onde a minha proposta, desde o começo, é publicar os poemas direto na internet, à medida que são feitos', revela o escritor, para quem a interface virtual funciona como uma extensão das páginas dos velhos bloquinhos onde costuma escrever seus poemas.


Par
a saber bem mais:

É no dia 01 de setembro de 2009, terça-feira
Lá na Na Livraria Tom do Saber - das 17h às 22h
Fica Rua João Gomes, 249 - Pirâmide do Rio Vermelho

.

3 comentários:

Déo Cardoso disse...

Caraca Nelson...
Adiciona meu nome aí nessa lista do FELA parceiro! Desde que conheci o Fela pela primeira vez, ouvindo "Water no get enemy" através de um nigeriano amigo meu, que eu me encantei pela obra desse guerreiro yorubá. Isso foi há 6 anos. Já passou da hora do Fela ser reconhecido no Brasil e a sua iniciativa é mais que justa e louvável...

tamojunto amigo!!!

Déo Cardoso - Cineasta

Nilson disse...

Oi, Nélson! Feliz da vida com essa força de lei, com direito a palavras carinhosas quanto a nossa convivência, sempre agradável e costurando legal as diferenças. Mas é isso mesmo: viva a diferença! E esperamos vocês lá, com certeza!!!

Sílvio Oliveira disse...

Nelson, desejo boa sorte aos dois autores. Desejo que tudo vá bem. Não poderei ir. Mas a divulgação está ótima. Lassie e Herculóides? Me identifiquei.