sexta-feira, 21 de agosto de 2009

.
.

Histórias de Negro
Contos de Ubiratan Castro de Araújo

.

Livro de contos apresenta personagens que não se deixaram vencer pela escravidão e pelo racismo


O historiador Ubiratan Castro de Araújo lança, no dia 24 (segunda-feira), às 18h, o livro Histórias de Negro, publicado pela Editora da UFBA (EDUFBA). A obra, que foi lançada no último dia 11 durante os festejos da Boa Morte em Cachoeira, chega à Salvador, considerada a cidade com a maior população de negros fora do continente africano. O evento é aberto ao público e será realizado na Academia de Letras da Bahia, no Bairro de Nazaré.

O livro retrata, através de 12 contos, a vida e costumes do povo negro na Bahia. Tem orelha do poeta José Carlos Limeira e apresentação do historiador João José Reis que destaca os personagens dos contos como pessoas que a máquina do escravismo e do racismo tentou triturar com maior ou menor intensidade, no entanto, não caíram em lamentações, e nem se fizeram de vítimas. Não se deixaram vencer com facilidade. “São homens e mulheres que reagem, negociam, resistem, atacam, se juntam solidários, às vezes vencem, outras perdem, raramente desistem”, escreve João Reis.

A capa do livro e todas as histórias são ilustradas pelo artista Denni Sena. Os leitores também contarão com glossário no final de canta conto, para maior compreensão dos falares específicos de cada personagem.

.

Histórias de Negro
está na segunda edição, com novo projeto gráfico, revisada e ampliada. A nova edição ganhou mais 5 contos. A primeira edição foi lançada em agosto de 2006 e tinha como título Sete Histórias de Negro. A obra trata da união entre a cultura oral e escrita, em uma narrativa que integra personagens negros dentro de um cotidiano baiano de ser e viver. Os textos são recortes do cotidiano com um tempero especial de quem é especialista em contar casos e histórias. Os personagens são marcados pelas dificuldades que os negros enfrentaram na história do Brasil, porém são apresentados com uma leveza e espontaneidade cativante.

Ubiratan Castro de Araújo

.

Doutor em História pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne) e Mestre em História pela Université de Paris V, Ubiratan Castro tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. É Membro da Academia Baiana de Letras e, atualmente, está à frente da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado. A FPC atua na execução de políticas de promoção do livro e da leitura, na preservação da história e da memória do Estado, além da dinamização das bibliotecas e arquivos públicos.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do livro Histórias de Negro
Onde: Academia de Letras da Bahia
(Av. Joana Angélica, 198, Palacete Góes Calmon. Nazaré, (71) 3321-4308)
Quando: Dia 24 (segunda-feira), às 18h
Informações: (71) 3116-6918 / 6919
Entrada: Gratuita

Mais informações:
ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676

(Divulgação)

.

Nenhum comentário: