quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

SIMPLESMENTE BLOCO AFRO OKANBI


.

Ókánbí homenageia o acarajé


O bloco afro Ókánbí, do Engenho Velho da Brotas, homenageia no carnaval deste ano o acarajé que já recebeu status de patrimônio imaterial brasileiro, outorgado pelo Ministério da Cultura (Minc). O tema do desfile é “Todo Mundo Gosta de Acarajé – O acarajé eco o lai lai ô” , inspirado na canção A preta do acarajé do compositor baiano Dorival Caymmi, falecido no ano passado.

O bloco do Engenho Velho desfila segunda-feira (23) e terça-feira (24) com muitos foliões e os destaques são para as alas de 500 dançarinos, de grupos e companhias de dança de Salvador e Região Metropolitana (RMS), e de 100 baianas, algumas ligadas a terreiros de candomblés e vendedoras de acarajé e outros petiscos afro-baianos.

Nos dois dias de desfile o bloco se concentra, a partir das 19 horas, na Praça Municipal, com destino ao Campo Grande, fazendo o circuito Batatinha. Os foliões acompanham a banda Ókánbí Afro-Pop, que mistura ritmos afro-baianos com afro-cubanos, como a rumba e a salsa. Além do trio, dois carros farão parte do desfile do Ókánbí: um com convidados e o outro trará a bailarina Samonair Santos, a Deusa Negra Atikun Ókánbi 2009, eleita em 4 de fevereiro último.

No decorrer do percurso o bloco oferecerá acarajés em alguns pontos. E a ala de canto formada por Jorjão Bafafé, Nito Gato, Tiano, Nailton X receberá o reforço da cantora Gal Borges.

“A cada ano priorizamos trazer para as nossas alas de dança bailarinos profissionais ou semi-profissionais para abrilhantar mais os nossos desfiles e buscamos também a profissionalização, sem esquecer que o Ókánbí é um bloco de comunidade e por isso nunca deixamos de fazer um desfile cultural, com temas pertinentes”, diz Zezé Barbosa, diretora da agremiação de carnaval.

.

SERVIÇO
O Quê: Bloco afro Ókánbí
Tema: Todo Mundo Gosta de Acarajé - O acarajé eco o lai lai ô
Quando: Segunda-feira (23 de fevereiro) e terça-feira (24).
Onde: Circuito Batatinha
Saída: Concentração, a partir das 19 horas, da Praça Municipal, com destino ao Campo-Grande.
Fantasias: São doadas algumas instituições comunitárias já cadastradas.
Entrega: Sábado, 21 de fevereiro, das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.

Assessoria de imprensa - Hamilton Vieira – 8847-4432
Mais informações - Jornalista Zezé Barbosa (diretora do bloco) – 3381-5782, 3492-5012 e 8752-5406. okanbi2@yahoo.com.br 18/02/09

(Divulgação)

...................................

.
Um grupo da Blackitude, incluindo alguns companheiros, amigos e parceiros, acompanhará o Bloco Okanbi na avenida.

Jorjão Bafafé, desde a fundação do Afoxé Badauê - ao lado de Môa do Catendê, passando pela formação da Banda Ara Ketu pós afro e pré axé (rsrs), pela sua experiência de três anos como percussionista da banda de Jimmi Clif chegando à fundação do Okanbi, sem contar os anos e anos de Axé que vem dos ancestrais diretos, tem muito respeito e moral na sua quebrada e em qualquer outra.

Sou fã de carterinha deste mestre da percussão que, logo aós o DJ Bandido e antes do Opanijé, fez um solo loco no evento Blackitude 40º, trazendo uma vibração especial à nossa celebração.

Fui apresentado a ele, vamos dizer assim: mais próxima e pessoalmente, pelo Luís saudoso e querido mestre Luís Orlando da Silva. Agora, por conta própria (rsrs), estamos desdobrando a amizade e parceria.

Tenho acompanhado o Okanbi e gostado muito da seriedade e beleza do projeto. Também estou desenvolvendo uma parceria artística com o Jorjão (desta eu falo depois), além de planejarmos o estreitamento das relações Blackitude-Okanbi já em 2009 - depois do Carnaval - a começar com um seminário com a juventude do Engenho Velho de Brotas.

A cada dia, sinto que o caminho de africanidade traçado pela Blackitude vai se alargando, vai crescendo para frente e para trás.

Estamos, permanentemente, em Guerra Preta Estratégia Quilombola!
Estamos, dia-a-dia, construindo nossa Liga Africana Atual

A família é grande e dispersa, mas mãe só temos uma:

África!
One People! One Love!
Um só Povo! Um Só Amor!



Nelson Maca

.
Foto 1 e 2 : daquele jeito, nego! rsrs
Foto 3: Jorjão Bafafé, Vox Sabou & Diegal (Haiti), Leila (SP) e meninos do Okanbi Mirim
(por Nelson Maca /Valeu a intenção - rsrssrs)

.

Nenhum comentário: