terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Clipe GOG - Brasil com P

.
.



.
Genival Oliveira Gonçalves

nasceu na cidade satélite de Sobradinho no Distrito Federal no ano de 1965, quinze dias depois da chegada dos seus pais à Brasília. É o segundo de uma família de quatro irmãos. Em 1973 muda-se para o Guará, onde reside até 1991.

Essa Cidade será o cenário de acontecimentos que irão transformar de vez sua vida: futebol, convívio com os primos mais velhos amantes da black music, os vinis e o 3 em 1 do seu pai, a formação do Grupo de Dança "Magrello's Pop Funk", que daria origem ao Grupo de rap "Os Magrello's, a iniciação no break, a chegada ao rap e a faculdade...

Adolescente, assiste a transição da Ditadura para o regime democrático, o surgimento do MST, do PT, e de outros movimentos sociais de base, bem como o retorno de exilados políticos e o fim da censura...

Paralelo a isso era a época das ruas de lazer, do soul, do funk, das quadras e salões lotados. Na seqüência o break explode no mundo! Nas periferias brasileiras a palavra do momento é "Hip Hop". Em meio a esse turbilhão de idéias e acontecimentos, que inclui a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, o Hip Hop Brasileiro vai se formando. Grupos como Thaíde e DJ Hum e Racionais Mc's arrebatam multidões com seus discursos e ritmos inflamados, apontando um novo rumo a juventude periférica brasileira. Em Brasília, o Movimento cresce a cada dia, mesmo sem ter nenhum contato com os outros estados.

Genival adota o pseudônimo GOG e inicia sua carreira artística.

A dupla paulista "Thaíde e DJ Hum" se apresenta no Distrito Federal pela primeira vez e inicia-se um intercâmbio entre os estados. É final dos anos 80. No ano de 1990 GOG recebe o convite do DJ Leandronik para participar da coletânea "Rap Ataca", do Selo Kaskata's, e grava a música "A Vida", o que seria sua primeira gravação oficial.

Em 1992, GOG em parceria com o Selo de Rap Discovery lança o compilado Peso Pesado e seu nome passa a ser projeto pelo país. Em 1993 GOG lança o Selo Independente "Só Balanço", para apresentar seus trabalhos e dar oportunidades a novos talentos, diante das dificuldades enfrentadas no mercado musical.

O Primeiro projeto foi o LP Vamos Apagá-los... Com o Nosso Raciocínio, de sua autoria. A Só Balanço a partir do ano de 1996 passa a ser Loja e futuramente estúdio de gravação, dentro do projeto de auto-gestão, que era o objetivo principal de sua criação. Por todo o Brasil, acontecem apresentações e suas músicas são executadas nas Rádios Oficiais e Comunitárias. As idéias e letras se propagam... GOG é chamado de "Poeta do Rap Nacional."

De 1994 a 2000 são lançados mais 4 discos: Dia a Dia da Periferia, Prepare-se!, Das Trevas à Luz e CPI da Favela. Várias músicas desses trabalhos tornam-se sucesso nas periferias do Brasil e têm vídeo clipes gravados, o caso de "Periferia Segue Sangrando" e "Matemática na Prática", recebe o "Prêmio Porte Ilegal" como melhor letrista do rap do pais, firmando ainda mais o nome GOG no cenário do Hip Hop Brasileiro.

A "Só Balanço" lança GOG Convida, a primeira coletânea do DF e entorno, e "Familia G.O.G - Fábrica da Vida"cumprindo seu papel de ceder espaço para novos talentos e fortificar ainda mais o Movimento. Surgem os Grupos "A Família"e "Viela 17", dando uma dimensão ainda maior ao "QG da Revolução".

O próximo trabalho, Tarja Preta é lançado em 2004 e recebe o "Prêmio Hutúz" de melhor disco do ano. Em 2005 é convidado pela banda de reggae Natiruts a participar no CD "Nossa Missão". GOG e Alexandre, filhos do cerrado, apresentam ao público a excelente e comentada faixa "Quem Planta o Preconceito?", que tem vídeo clipe lançado. A parceria continuará em 2008 no novo CD do Grupo "A Família". Em 2006, GOG é convidado a participar no "Acústico MTV-Lenine". Ele apresenta-se ao lado do Mestre da MPB interpretando a faixa "Eu e Lenine (A Ponte).

Nesse mesmo ano, GOG grava o CD Aviso às Gerações que traz as participações do Cantador "Rapadura" e "Lindomar 3L", que são aclamados como duas novas grandes revelações do Hip Hop Nacional.

Em 2007, GOG grava seu primeiro DVD - Cartão Postal Bomba! com lançamento confirmado para março de 2009. Destacam-se as participações de Lenine, Maria Rita, Gerson King Combo, Paulo Diniz, Mascoty, Isaías Jr, Nego Dé, entre outros. O formato da apresentação é inovador. GOG grava vários de seus sucessos acompanhado pela Banda "MPB Black" composta por Angel Duarte (Baixo, Paulinho (Bateria), Bruno (Guitarra Solo), Ariel Feitosa (Guitarra Base), Richelme Oliveira (Percussão), Ted (Teclados), Elen Oléria, Indiana Nomma e Kiko Sant'Ana (Violões e Backing Vocals).

Na época é gravado o vídeo clipe da faixa "Cavalo Sem Dono Selvagem" do CD Aviso às Gerações com participação de "Zumbi Rei". O cenário escolhido foi Diamantina, nas Minas Gerais. O objetivo é fortificar o Hip Hop pelo interior do país. GOG recebe os prêmios "Hutúz" (4 categorias) pelo CD Aviso às Gerações e "Dom Quixote de La Perifa" que segundo a Cooperifa: "...é uma homenagem a umas cem pessoas importantes da periferia, e pessoas que ajudam a periferia a se transformar em um lugar melhor para viver".

Em dezembro de 2008 lança o CD ao Vivo do DVD - Cartão Postal Bomba!". O lançamento é feito com exclusividade pela internet através do site www.gograpnacional.com.br. GOG apresenta uma nova proposta de negociação, divulgação, distribuição, reforçando, assim, a interação com o seu público e toda comunidade. É a Auto-Gestão em debate.

A aproximação com a literatura marginal e os movimentos culturais são essenciais para a sobrevivência do texto e do teor evolutivo do Hip Hop, segundo GOG, que estreita alianças com vários ativistas: Sérgio Vaz, Cooperifa, Férrez, 1daSul, Nelson Maca, Coletivo Blackitude, Alessandro Buzo, Suburbano Convicto e Sacolinha Graduado, entre vários outros.

Os Movimentos Sociais também se aproximam: MST, MSTL, Ação Educativa passam a ser parceiros do dia a dia. O Poeta prepara o lançamento do seu primeiro livro previsto para o primeiro semestre de 2009.

(Fonte: Assessoria Só Balanço Produções /
http://www.gograpnacional.com.br/ )

.

Nenhum comentário: