segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nós, da Blackitude

.
.
BlacKitude É DIVERSÃO CONSCIENTE


.
A Blackitude: Vozes Negras da Bahia
reúne pessoas para apresentações artísticas e trabalhos sociais. Nossa vinculação ao hip hop segue duas bases: a estética das linguagens artísticas dos chamados quatro elementos e a inserção nas lutas sociais. Entendemo-nos como desdobramento do movimento negro e procuramos retomar a linha estética e política da década de setenta, como uma tentativa de desdobramento do Black-Bahia, que lançou as sementes dos blocos afros. Nosso coletivo concebe também a arte como meio de luta contra a discriminação e o racismo que vitimam o povo negro. Por isso Blackitude: blacks + atitude. Blacks com atitude.

O coletivo atua no processo de consciência, construção e independência do hip hop soteropolitano. Desta militância, já resultaram atividades que envolveram posses, escolas, faculdades, associações de bairro, sindicatos, teatros, passeatas, festas, etc. Participa do movimento da sociedade civil, dando ênfase ao processo cotidiano do hip hop como experiência positiva e que pode ser aproveitado na elaboração de projetos que priorizem a construção e defesa de uma cidadania ampla e plural.

.

A Blackitude se mantém fiel às linguagens do hip hop, mas estabelece um diálogo cultural mais abrangente. Há também o interesse pela literatura, cinema e teatro. Enfim, por tudo que possa expressar a realidade do povo negro brasileiro. Tenta ser uma ponte entre o hip hop e outras experiências culturais do povo negro. Tem o orgulho de levar o hip hop para dentro de espaços oficiais sem subserviência, sem ferir a tensão gerada pela rebeldia que lhe é vital. Tem orgulho de participar da vida política da cidade sem permitir seu aparelhamento: partidário ou de qualquer outra natureza.

Nesses quase 10 anos de existência, as produções da Blackitude já consagraram um lugar efetivo no calendário cultural da cidade. Qualitativamente suas ações têm estimulado de forma crescente interesse dos jovens negros pelo conhecimento e pela sua participação na cultura negra da cidade como fator essencial na sua identidade étnica e consciência cidadã. Assim como, tem influenciado outras pessoas, grupos, ações e projetos que buscam uma maior conseqüência de suas linguagens artísticas, não abandoando seu vigor estético, mas também privilegiando e fortalecendo sua responsabilidade sócio-racial.

.

A ação do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia tem se expandido para além da simples festa. Diversão consciente tem sido nosso lema, o que leva a nos afastar de atividades estereotipadas e/ou sem posicionamento crítico: política ou esteticamente falando. Quando se prontifica a participar de diálogos com o estado, o coletivo acredita, por direito e merecimento, que pode pleitear apoios materiais para seus projetos, que são de utilidade pública, porém sem se afastar um milímetro da convicção de que é papel da comunidade dinamizar a cultura e produzir seus eventos espontâneos; ao estado cabe oferecer mecanismos para que os valores artísticos e culturais e suas respectivas execuções em ações e obras não sejam reduzidas a um pregão capitalista da lei da oferta e da procura de lucro.

.
Foto 1: Lee27 por Nelson Maca
Foto 2: Blackitude por Nelson Maca
Foto 3: Blackitude por Dj Joe
.
.

Nenhum comentário: