sexta-feira, 11 de abril de 2008

Bahia Preta sem Ilustração Elegante!!


Boa Aparência = Gente Bonita


Eu faço contos e poemas falando da Bahia Preta!
O Aspri faz rap, falando da Bahia Preta !
Sou da Blackitude: Vozes Negras da Bahia
Aspri é do RBF - Rapaziada da Baixa Fria
A Blackitude e o RBF são parceiros de arte e de ativismo.
Acima de tudo, transitamos na condição de negros sobre o solo na Bahia Preta!!

No último domindo, 06/04/2008, o Aspri apareceu aqui em casa de surpresa.
Veio me ver, mostrar conquistas e dizer que começaria a trampar, já tava tudo certo.
Perguntou também que perfil é esse que a Blackitude quer articular e que, sempre digo, ainda falta muito pra chegar perto.
Enfim, pediu também informações sobre a Liga Africana Atual...
Cara, como é louca a vida. O que mais me marcou quando ele deu tchau, foi o abraço apertado. Fiquei meio sem jeito, pois não esperava, ele é sempre sério, centrado...
Depois falei pra Ana C, ele veio me ver, gosta mesmo de mim... e tá alegre, com planos, arranjou trabalho!

Estamos nos confederando, negrada!!
Fiquem ligeiros!

Pois é...
3 dias atrás recebi o texto abaixo e pensei: que Rap daria, que conto, que poema!!
A inspiração não veio, a vida real da Bahia Preta não está nada nada para Belas Artes e Cultos da Forma.

A cada dia mais admiro as explosões íntimas e os vaticínios sangrentos do meu irmão Hamilton Borges Walê!!

"Olá Dr. Samuel [Vida]!
Olá todos.
leia e analise a causa.
Por favor, Queria uma ajuda.
Esse caso aconteceu comigo hj (07/04/2008).

Através de um cadastro feito pelo Sine Bahia, fui chamado para participar de um processo seletivo para poder trabalhar como Auxiliar de deposito na empresa Super Z Atacado, que terá inauguração dia 14/04/2008. Passei pelas etapas e tbm fiz o exame médico. Apito para o trabalho fui chamando pelo RH da Super Z para poder agilizar os documentos para contratação, dia 06 de março entreguei todos os documento exigidos. E fiquei no aguardo da convocação para o 1º dia de trabalho.
Essa convocação aconteceu, o rh me ligou no sábado dia 5/04/2008 pedindo para que eu me apresentasse na segunda feira hj (07/04/2008) as 7 horas da manhã para dar início na minha atividade na empresa. Chegando lá me juntei ao grupo de selecionados (uns 12 mais ou menos) e ficamos esperando o chamado.
Durante a Espera entrou pelos portões da empresa em um carro o Empresário Zenildo Rodrigues acompanhado de algumas pessoas. Em direção a nós ele começou a chamar um por um e falar sobre a estética que ele quer (sem barba, costeletas, etc...) como funcionário dele e depois resolveu mandar os selecionados responder contas de multiplicar.

Chegando minha vez ele, perguntou:
- vc mora aonde, Filho?
- eu moro no cabula.
- por que vc veio pra cá com esse cabelo desse jeito?
- por que é o padrão que eu já uso há muito tempo eu não tenho problemas com ele?
- então vc gosta de seu cabelo assim né? Então me responda 32x5
(Nervosamente demorei de responder devido a sentir a antipatia dele comigo)

E depois me perguntou outra conta que com nº maiores que não me recordo.
Imediatamente ele me mandou ir embora, alegando eu não ter o perfil da empresa dele, por não responder a conta.
O Detalhe é que aos outros selecionado ele mandou pensar e responder em quanto perguntava a outro e comigo ele me eliminou logo.
Eu aleguei a ele que o RH já tinha me selecionado e eu tenho experiência comprovada em carteira na área de atuação, e o que ele tava fazendo era anti ético. Ele respondeu
–“Filho pode ligar pra quem vc quiser aí, a Empresa é minha eu que to selecionado hj aqui” "e pode se retirar".
O sangue veio aos olhos meus e não consegui raciocinar direito, pois sei que se eu tivesse raciocinado eu iria agredir ele fisicamente. Mas Meus ancestrais e Deus não me deram esse Flash. Respeito eles sabem o que fazem.
Passei dia com sangue nos olhos e sentir febre e sei pelos tons olhares e gestos (coisa que só nós Afros sabemos) o racismo estava estampado no Demônio daquele empresário.
Sei que vai ser difícil provar a atitude racista que sofri.

Meus documentos estão todos lá ainda, carteira de trabalho etc, etc....

E foi isso!
O que vc´s acham?
Aspri! Salvador 07/04/2008"



Que tal, irmãos?

Um tempo atrás, porém, eu já tinha escrito isso na minha Gramática da Ira:

Poema tirado da pele negra

- Olha, um negro!

(Meu rosto exposto
Meus traços recuperados
Minha invisibilidade demolida)

- O negro é animal!!
- O negro é ruim!!
- O negro é malvado!!
- O negro é feio!!

- Olhe,
Eu não disse
É mesmo um negro

Faz frio
O negro treme
O negro treme porque sente frio
O menino treme porque tem medo do negro
O negro treme de frio
Este frio que dói nos ossos
O menino treme porque pensa que
O negro treme de raiva
(Eu tremo de raiva)
O menino branco se joga nos braços da mãe:
- Mamãe, o negro vai me comer!

Em torno tudo branco
Dia branco
Mães brancas
Crianças brancas

Tudo é tristeza neste dia branco
O sol desponta com violência
A terra range sob meus pés
... música branca ao longe.
De repente
Toda essa brancura me anoitece...

Cai a noite
Caio em mim
As estrelas se tornaram agressivas...

Sento-me ao lado do fogo
E aqueço a minha pele coberta de escuridão
Não tinha percebido
É, de fato, feia!

De repente nomeado
De repente renuncio a esta família
De repente renuncio a este mundo

Quem mais poderia me dizer o que é um negro?
Quem mais poderia me dizer o que é a beleza?

...................................

Escrevi este poemas enquanto lia Sartre e Frantz Fanon!
- Pra que ler, não é?... É só olhar bem ao lado!!

Ainda esta semana, em comunicação com Eleilson, GOG e SérgioVaz, eu digitei:

"Antes de ser escritor, sou um ativista da Negritude Rebelada, da Periferia Abandonada e da Literatura Divergente. Meu texto não começa onde pára minha vida. Por isso minha dificuldade de conviver pacificamente com situações que tenho combatido durante minha vida quase inteira! Desde meus treze-catorze anos, minha literatura tem sido meu único e possível refúgio de identidade positiva e alforria mental. Além de fronte bélico e retaguarda ecológia de prazer!"

Amo os meus: África! One People!! One Love!!!
Mas, cada dia mais, tenho odiado este país nojento do jeito que é!
.

3 comentários:

Eduardo Luedy disse...

Foda. Não tenho muito o que falar... Mas, porra!, que processo seletivo ridículo este? (fazer sabatina de conta de multiplicação?!?), e que maneira de tratar as pessoas é esta? Lamento que Aspri não tenha mandado o cara tomar no cú. Mas ainda que tivesse (e seria melhor que não tivesse mesmo feito isso, ele poderia até ser intimado, poderia tomar porrada dos seguranças da empresa), o que mudaria? Como denunciar uma zorra dessas? Foda!

Nelson Maca disse...

É Duda,pravoc^we ver né, mon!
Depois dizem que colocamos chifres em cabeça de cavalo!!

Nelson Maca

Anônimo disse...

deus é dono do ouro e da prata e é dono de tudo que existe no mundo....esse dono da empresa plantou depois ira colher...