terça-feira, 18 de agosto de 2009

As Palavras do Mestre

.

Por que celebrar o Dia de FELA...
no Brasil?


.


Carlos Moore, professor e ativista cubano, biografo de Fela Anikulapo Kuti, comenta a importância política da celebração do “Dia de FELA” no Brasil.



"A crescente importância da celebração do FELA DAY pelo mundo, a cada 15 de outubro, me parece ser um indício de que, além da morte, a mensagem libertária e anti-imperialista de Fela Kuti se espalha cada vez mais, inspirando as novas gerações em todos os continentes.

Na medida em que o papel principal do artista e do intelectual é o de alertar a sociedade para os perigos que a ameaçam, e para as tensões que a dividem, o auge no Brasil da música de Fela é um fenômeno politicamente importante, culturalmente salutar e artisticamente rico.

Fela dedicou sua vida toda à luta em favor daqueles que Frantz Fanon chamou de
‘Condenados da Terra’.

Ele denunciou o absurdo grotesco das iniquidades sociais em todos os países. Fela foi, inclusive, o primeiro a identificar, de maneira clara, a emergência de um novo monstro planetário, sem fronteiras físicas, éticas ou morais: a globalização capitalista. Ele chamou o novo sistema de ‘Ladrões Internacionais’ (International Thief Thief) e de ‘Monstros sem Nação (Beasts Without Nation).

Assim, é significativo e importante que, no Brasil, país que parece destinado a se constituir em potência internacional neste século XXI, a mensagem "felakutista" esteja se propagando no momento com tanta força. Talvez esse seja um antídoto eficaz que contribua para impedir que o Brasil, no seu crescimento como potência, enverede pelos caminhos equivocados e nefastos que os Estados Unidos tomaram no século XIX.

Acho que a música AfroBeat e a mensagem política libertária do Fela Kuti podem ajudar os brasileiros a contemplar e lutar por um mundo mais justo, mais democrático e mais solidário - dentro e fora das fronteiras do Brasil.”


.

Carlos Moore
..............................

Segue aí a lista dos parceiros e projetos que estão construindo essa ação

Podem Acrescentar os nomes do Zinho Trindade (Capulanas/Embu-SP) e do Zezzynho (LUB-RJ). Com esses o papo já tá andando n'outros canais da net.
.................................

"Boa noite, Maca
A satisfação é nossa em colaborar para o FELA DAY e Porto Alegre terá o seu. Fecharemos um grupo para realizarmos isso.
Horácio (Filho de Vera Lopes, Irmão de Quênia e Camila / POA)"
.................................

"Preto Maca Salve,
salve Domingo a gente do Elo vai se reunir pra nossa reunião mensal e com certeza levo esta proposta como linha de frente, mas é certo que podemos somar / pensei na gente fazer um sarau especial com um video de abertura do Fela e fazer cartazes de exposição no bar, além de pesqueisarmos a biografia e as letras para explanar e recitar durante o sarau que vai simultaneo a semana de Salvador / na segunda te escrevo pra ver quais as traquinagens a gente ascendeu por aqui e como vc pode nos ajudar com sugestões e material /Abraço, irmão.
Michel (Sarau Elo-da-Corrente / SP)
..........................

Maca,
pode mandar o material pra cá. E manda teu telefone também, vamos conversar.
Dudu-DMA (Enraizados / RJ)
.................................

Êa, Maca.
Irmão, pode enviar o material, faremos o 4º Encontro Negraria com a temática Fela Day, vamos nos organizar, pra q as agendas não choquem e quem sabe, vc possa vir desta vez, seria genial! / Aguardo anciosamente seu retorno. / È a Confederação Nagô, com a Arte em mente, punhos e coração. / Abraços , carinhosos, fraternos e com meu respeito, sempre.
Luciana Matias (Negraria - MG)
.................................

Fala Nelson Maca
Sou Fábio Emecê, do grupo de rap Bandeira Negra e também do Coletivo H2A - Hip Hop Ativista, diretamente da cidade Cabo Frio - RJ Também sou um entusiasta do Fela Kuti, apesar de pouco material e gostei bastante do que está se propodo a fazer e gostaria de entrar na corrente. Como faremos?
Fabio (Bandeira Negra / Coletivo H2A - HipHop Ativistas - RJ)
.................................

Maca,
vc é incrível, sua empolgação faz a gente gostar de quem vc gosta, cito Carlos Moore, Walê, FELA [...] Quero fazer atividades (Encontro com o Autor), principalmente, como temáticas, podemos armar de eu estar com esse evento na Articulação Nacional FELA! Além disso, posso somar dando destaque no blog e te convido para escrever na coluna do Boletim do Kaos "Espaço Vip das Palavras", texto sobre ele. Quero fazer Encontro com o Autor - Especial Fela, especial Steve Biko, especial Zumbi, especial Mumia Abu Jamal.Nóis q ta Que mês seria a articulação, não sei se pulei essa informação.....
Alessandro Buzo (Subrbano Convicto - SP)
.................................

ea, mano.
a fita é a seguinte, irmão: é capaz de entre 8 e 18 de outubro eu estar oficinando no cariri, num encontro de ativistas e pensantes pret@s. se vogar, e eu acho que vou saber mesmo apenas no meio de setembro, eu puxo com raiva e amor a proposta de felakutizar juazeiro do norte, pelo menos nos cantos que a gente for alargando. [...] se não firmar, e dependendo da ripa, que tá forte na formação de professores em embu das artes, tento agilizar com zinho e gaspar uma teia elétrica e fertilizante no teatro solano trindade[...]. AXÉ REAL
Allan da Rosa (Edições Toró - SP)
.................................

Prezado Maca, td bem?
Vc me enviou um e-mail sobre um evento marcado para setembro [...] Também recebi uma outra mensagem sobre o Fela Day, pensei que podemos fazer algo bem bacana no Rádio África, o que acha? Aguardo um retorno seu. Abs,
Mario Sartorello (Radio Educadora – IRDEB - BA)
.................................

Olá, Nelson,
achei boas as idéias, faça um artigo seu e mande para o Ìrohìn, com foto sua também. Cordialmente,
Edson Cardoso (Jornal e Site Irhoin)
.................................

Ei, Maca.
Achei excelente a sua iniciativa e, como lhe disse anteriormente, pode contar com meu apoio. Também estou diretamente envolvida com Fela por meio de nosso amigo Carlos Moore, ainda correndo atrás para viabilizarmos a publicação do livro no Brasil. Acho que, em BH, podemos articular o Fela Day junto com a Luciana Matias (Negraria), que nos lê em cópia. O que vc acha? Abraço forte,
Iris Amâncio (NANDYALA Livraria & Editora - MG)
.................................

Diga aí, Maka!
Tenho um monólogo chamado "O Subterrâneo Jogo do Espírito" inspirado na vida, na luta e na obra de Fela Kuti. Já apresentei aqui no Rio e vou tentar apresentar de novo, viajar, enfim...Vamos falar conforme o andar da carruagem, pra gente homenagear e divulgar cada vez mais a obra dele. Tem uma matéria sobre o trabalho no jb online, intitulada "hipnotizado pelos sons de fela kuti". Vê se vê. Abraço.
Rodrigo dos Santos (Ator - RJ)
.................................

Salve irmao
pode contar com o apoio do portal rap nacional abs
Mandrake (Portal Rap Nacional)
................................

Fala Mestre Maca*
[...] Acho legal a idéia. Temos as possibilidades de agitar pelo site da LUB com informações e informações..., e no dia 15 de outubro agitar alguma. Vamos trocando e me passe suas idéias e desdobramentos. Estamos nesta cruzada. Abs
Filó (Dom Filó - Black Rio - LUB - RJ)

*Caramba!, todos vocês sabem que Dom Filó é meu Mestre - e mestre de todos que militam na cultura black do Brasil dos anos setenta pra cá.
................................

Maca,
gostamos muito da idéia do FELA DAY, estamos nessa contigo, segue uma troca de emais com pessoas amigas que ocupam "lugar chave" em lugares possíveis de realizarmos a atividade [...] Vamos precisar da tua ajuda, assim [...] definirmos o formato faremos contato contigo, ok? estamos nessa, com ou sem gripe. beijos
Vera Lopes (Mãe do Horácio, atriz e militante - Porto Alegre)
................................

Bom Dia Maca
como tinhamos conversado este 15 de outubro cai justamente em uma quinta feira. Mutio Bom isso, pois, podemos interagir neste dia com alguma ação na QUintas dancehall. Vamos continuar trocando mails e criando uma situação para realizarmos tb juntos. SORTE SEMPRE. Atenciosamente
Murilo F (ministereopublico* - Salvador - BA)

*Sistema de som perambulante!
................................

Mestres,
Fela vai ter que rolar em Alagoinhas, não dá pra ficar olhando. Vamos organizar por lá, sem dúvida. Firmes!
Silvio Oliveira (UNEB - Teafro / Alagoinhas -BA)
................................

Olá Nelson e Carlos!
[...] a gente se esforça em divulgar no site o máximo de conteúdo relacionado a Fela Kuti e ao afrobeat. Além disso, nos últimos dois anos fizemos festas para celebrar a obra do gênio: em 2007, por conta dos 10 anos de sua morte, e no ano passado, devido ao seu aniversário de 70 anos. Em ambas ocasiões, a discotecagem foi predominantemente afro e as pessoas que compareceram, receberam uma série de "brindes" relacionados ao Fela, como posteres, mixtapes, fanzines, adesivos, etc... Certamente está nos nossos planos fazer algo parecido neste ano, pois as duas festas receberam muito mais gente do que a gente imaginava, o que evidencia o crescente interesse por Fela. Vamos manter contato e, quem sabe, a gente não pensa em fazer algo juntos para o Fela Day! Muito obrigado e um abraço,
Ramiro (Site Radiola Urbana)
................................

grande maca,
o jarbas é guitarrista, mora em recife atualmente [...] mais um apaixonado pela musica e pela figura do fela kuti. conversei um pouco com ele sobre a proposta de eventos simultaneos, o fela day, mostrei o post do gramatica da ira, e ele ficou com vontade de agitar por lá. fora que o cara conhece uma galera muitoboa pra envolver no lance, enfim, faco aqui a apresentacao :)
jarbinhas o nelson maca ta puxando o lance do dia de fela, faz parte de um dos mais coletivos de hip hop e consciencia negra, a blackitude, poeta, blogueiro, cineasta... de cá to entrando no time dessa empreitada ai. dia de fela é demais ne galera!!!
grande abraco, vamo conversando
Balbino (Cidadão Comum/ Arembepe-Bahia)
................................

Olá!
Acabei de ser contactado por Balbino da Bahia que me mandou o link desse post.tenha certeza que haverá um FELA DAY em Recife ou Olinda. farei todo o posssível e impossível para isso acontecer[...]
Jabah Pureza (Músico -PE)
................................

Salve Grande Mestre e Irmão Nelson Maca
Saudades familia! pode contar com a nossa familia nesta luta e neste dia do Fela!temos os projetos aqui na comunidades e nos entornos! diga o que podemos fazer... e desde de jah estamos juntos neste grande dia! é isso tenho que pegar um doc. da história do fela numa produtora em SP na qual uma amiga fez a tradução. é isso paz salve Bahia salve Blackitude Humanitude e paz
Gaspar (Z´África Brasil - SP)
................................

Massa Maca,
Já tive uma primeira conversa com Freeza sobre o assunto, no próximo ensaio já vamos definir algo. Pode contar conosco.
Jef (Oquadro/Ilhéus - BA)
................................

Caraca Nelson...
Adiciona meu nome aí nessa lista do FELA parceiro! Desde que conheci o Fela pela primeira vez, ouvindo "Water no get enemy" através de um nigeriano amigo meu, que eu me encantei pela obra desse guerreiro yorubá. Isso foi há 6 anos. Já passou da hora do Fela ser reconhecido no Brasil e a sua iniciativa é mais que justa e louvável...tamojunto amigo!!!
Déo Cardoso (Cineasta/Fortaleza-CE)
................................

Olá, Maka
Beleza? Estou colado nessa articulação para o evento sobre Fela Kuti, ok?
Grande abraço,
Paulo Rogério Nunes (Instituto Mídia Étnica/Salvador-BA)
................................

Acrescente seu nome e sentimento em nossa lista e boa viagem!!

.

2 comentários:

Sílvio Oliveira disse...

Mestres, Fela vai ter que rolar em Alagoinhas, não dá pra ficar olhando. Vamos organizar por lá, sem dúvida. Firmes!

Oito maneiras de mudar o Mundo disse...

Fala Nelson! Recebi seu e-mail e resolvi conferir seu blog (a programação do Movimento).
Estarei no Sankofa dia 24/09.

Abraços
Até lá

Mitchell(Michele Sena- UCSAL)