terça-feira, 12 de abril de 2011

Fael 1 - Finho - Lee27 - Marcos Costa - Neuro

.
.
Grafite & Poesia
Juntos num Sarau Bem Legal

.


Grafite & Poe
sia


Exposição e sarau na Biblioteca Infantil Mon
teiro Lobato homenageiam
grandes nomes da literatura nacional. Aber
tura será domingo (17/04)


Realizado há um ano e meio na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), em Nazaré, o Sarau Bem Legal apresenta um formato diferenciado de aproximação do público infanto-juvenil com a poesia. Mensalmente, o grupo Este Tal Recital leva ao palco poemas de um escritor, apresentados de forma descontraída, com muita música e brincadeiras. E também rende homenagens ao autor escolhido, com um grafite executado ao vivo na área externa da BIML.

.

Fechando seu primeiro ciclo, o projeto aprese
nta a exposição Grafite & Poesia: Juntos Num Sarau Bem Legal, que tem abertura domingo (17/04), às 10h, na sede da biblioteca, seguido de edição especial do Sarau Bem Legal (11h). As atividades integram a programação comemorativa de 61 anos da Monteiro Lobato.

A mostra reúne doze painéis, assinados por cinco artistas reconhecidos da cena urbana soteropolitana, que retratam nove importantes autores nacionais: Lee27 pintou Alice Ruiz e Ferreira Gullar; Finho ficou responsável por Arnaldo Antunes, Helena Kolody e Solano Trindade; Marcos Costa foi de Paulo Leminski e José Carlos Limeira e Fael I de Manuel Bandeira e Sérgio Vaz. Completando o time, Neuro apresenta três tags (desenhos de letras) com o nome do grupo residente e do sarau. Durante a abertura, os cinco grafiteiros vão realizar um mural coletivo ao vivo. A exposição também conta com fotos de Fernando Gomes, apresentando outros ângulos dos grafites, numa grande interação artística,

.

“O mais importante desta exposição é diluir as fronteira
s entre as linguagens, mostrando que a poesia perpassa todas as expressões e une todas as idades”, afirma Nelson Maca, do coletivo Blackitude, que está à frente do Sarau Bem Legal.

Depois da abertura da mostra, o grupo Este Tal Recital sobe ao palco do teatro da BIML para mostrar poemas dos nove escritores homenageados. São textos bem diferentes, que vão do engajamento do pernambucano Solando Trindade às brincadeiras linguísticas de Paulo Leminski, passando por um Ferreira Gullar todo afetuoso de Um Gato Chamado Gatinho.


Ficha

Exposição: Grafite & Poesia: Juntos num Sarau Bem Legal
Artistas: Fael 1, Finho, Lee27, Marcos Costa, Neuro e Fernando Gomes (fotos)
Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), La
rgo de Nazaré
Abertura: domingo (17/04), às 10h

Visitação: até 24/05, de terça a sexta, das 9h às 17h, aos sábados, das 9h às 12h,
e domingos, das 10h às 17h
Grátis

Informações: (71) 3117-1433 / 9130.4618


Grafites Grafiteiros Poetas

Neuro

.

Grafiteiro e comunicador do cenário urbano, idea
lizou o Zine Na Lata. Juntamente com o artista Lee27 e outros, fundou a O’CLAN CREW. É também membro do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. Como arte-educador, realizou diversas oficinas. Especialista na modalidade estética chamada TAG, aprimomora-se na pintura de letras e grafias. (http://www.flickr.com/photos/22006476@N08/)


Este Tal Recital


.


Formado em agosto de 2009, com crianças entre 8 e 11 anos, estreou dois meses depois com o recital Leminskianas Baianas. Residente do Sarau Bem Legal, estabelece parceria com a BIML . Mistura música, dannça, brincadeiras e teatro, sem perder o foco da palavra. Ler e escrever de maneira lúdica, para formar cidadão é o seuobjetivo central, é o seu objetivo central,


Fael 1

.

Inicia na arte do graffiti em 2001. Discute e questiona a realidade a partir de temas cotidianos. É dessa concepção que se expressa, elegen

do a “vaca" como marca registrada de seu trabalho. Familiar nas ruas da Bahia, ela representa a não-alienação e a não-passividade. Com isso, o artista questiona aqueles que – como o gado - caminham em silêncio para o abate. (www.flickr.com/fael071 - www.fotolog.com/fael071)

Sérgio Vaz


Poeta e agitador cultural, mora em Taboão da Serra (SP). Criou a Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferi, seu respectivo sarau e o projeto Poesia Contra a Violência, que incentiva a criação poética como instrumento de cidadania. Publicou os livros Subindo a Ladeira Mora a Noite, A Margem do Vento, Pensamentos Vadios e A Poesia dos Deuses Inferiores.



Finho

.

É ilustrador, músico e tatuador profissional. Seu contato prático com a arte do grafite se deu na década de 90. Pinta personagens e letras preferencialmente nas ruas. Participa de eventos na Bahia e outros estados. Com a Blackitude, além do Projeto do Sarau Bem Legal, grafita em outros eventos de hip hop e africanidades, a exemplo do Fela Day. (http://www.flickr.com/photos/finho_one)


Solano Trindade

Nasceu em
Recife (1908 ) e morreu no Rio de Janeiro (1974). Poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo e cineasta, foi operário, comerciário e colaborou na imprensa. Idealizou o I Congresso Afro-Brasileiro e participou do II Congresso Afro-Brasileiro. Publicou os livros de poemas Uma Vida Simples e Cantares do Meu Povo.Marcos Costa

.


Desenvolve expressões artísticas com variadas técnicas. Grafiteiro desde 1999, mantém uma dinâmica veloz na produção de i
ntervenções urbanas em Salvador, ganhando novos rumos em outras cidades. Graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFBA, é Educador Voluntário no Projeto Cidadão, no Projeto Caminhar e no Projeto Escola Aberta. (www.spraycabuloso.blogspot.com)



Paulo Leminski


Nasceu e morreu em Curitiba (19 1989). Praticou os poemas breves (como os haicais), trocadilhos ou ditados populares. Era também letrista e músico. Foi casado com a escritora Alice Ruiz. Entre seus livros de poesia, destacam-se:
Não Fosse Isso e era Menos/ não Fosse Tanto e era Quase, Caprichos e Relaxos e Distraídos Venceremos.


Lee27
.


Começou no grafite em 1993, atuando como artista, militante e arte-educador. Tem como marca identitária os elementos da religiosidade africana. Fundou o grupo de graffiti O’CLAN CREW e tem trabalhos em estados como Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais, e em países como França e Alemanha. Foi um dos idealiz
adores do projeto Salvador Graffita. (http://www.myspace.com/lee27_oclan_mac).


Ferreira Gullar


Um dos principais poetas nacionais, nasceu no Maranhão em 1930. Ligado inicialmente ao pós-modernismo, aproximou-se do concretismo e também produziu poesia engajada junto aos Centros Populares de Cultura. Entre seus livros, destacam-se: Dentro da Noite Veloz, Poema Sujo, Na Vertigem do Dia e Em Alguma Parte Alguma.



Fernando Gomes
.


Fotógrafo e skatista, descobriu a fotografia quand o cursava jornalismo. Tem registado a cultura urbana soteropolitana, sobretudo das expressões do Hip Hop. Responsável pelas imagens do material publicitário da exposição Grafite e & Poesia: Juntos num Sarau Bem Legal, revela, com seu olhar atento e indagador, detalhes sutis dos painéis expostos. (http://www.flickr.com/photos/fernandogomes)



BIBLIOTECA INFANTIL MONTEIRO LOBATO – 61 ANOS



Na véspera de seu aniversário de 61 anos, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) realiza uma programação especial, domingo, dia 17 de abril. Além da exposição e do recital, o evento contará com lançamento de livro, encontro com escritor e reunião aberta sobre políticas culturais voltadas à cultura Hip Hop.

Na parte da tarde, a programação começa às 14h, com a oficina literária sobre o universo de Monteiro Lobato, com a arte-educadora Catarina de Freitas Barbosa. Às 14h30, o público poderá conferir o recital performático Elas Contam a História da Biblioteca, adaptação e direção de Sérgio Mício, com a equipe da própria biblioteca.

A programação continua com a presença do historiador, escritor e pesquisador da cultura e religiosidade afro-brasileiras, Jaime Sodré, convidado do primeiro Encontro com o Escritor 2011, às 15h. O autor baterá um papo sobre sua produção literária e a importância dos mitos e narrativas africanas voltadas para crianças.

Às 17h acontece a reunião aberta Hip Hop em Movimento: um diálogo entre Hip Hop e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA), com a presença confirmada do secretário de cultura, Albino Rubim, e do rapper brasiliense GOG, conselheiro federal de cultura. GOG também autografa seu livro A rima denuncia (Global).

A diretora da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Rosane Rubim, destaca que a biblioteca, localizada no bairro de Nazaré, tem uma trajetória importante no estímulo à leitura
infantil e está preparando para o anversário uma programação que reflete esta dedicação aos novos leitores. "Diariamente oferecemos atividades culturais para desenvolver nos jovens e crianças o gosto pela leitura
e o prazer em ter os livros como companhia. No dia do aniversário reuniremos amigos e leitores assíduos e amigos da biblioteca para uma grande celebração à literatura infantil”, ressalta.



Nenhum comentário: