quinta-feira, 7 de abril de 2011

ENTREVISTA LIGEIRA/ Rangell Blequimobiu

. .

Papo Reto! e Positivoz!

.


Nesse fim de Semana, mais uma vez, o hip hop soteropolitano alça vôos mais altos e longos. Dessa vez o encarregado de mostrar nossas rimas em outras plagas é o Versu2. Grupo de Rap composto por Blequimobiu, Coscarque e DJ Gug, estará em Belo Horizonte, para participar de importantes eventos, ampliar articulações e parcerias, além de reencontrar amigos.

Para sabermos um pouco mais desta embaixada da Bahia Preta nas terras das Minas Gerais, tivemos uma conversa com nosso Soul Brother Rangell Blequimobiu.

Prático e objetivo como lhe é peculiar, o irmão respondeu prontamente minhas perguntas, além de enviar imediateamente os flyers do evento e fotos solicitadas. Ou seja, facilitou minha vida de meio quase jornalista rsrs.

Isso sempre admirei no Rangell. O parceiro aprende, a cada dia mais, como funciona o jogo, demonstrando que não entrou pra brincar. Parabéns, Rangell: pela visão de campo e busca de profissionalismo que são suas marcas sempre.

E já que não temos o mesmo privilégio do Robson Véio, que segue nessa caravana para desbravar o Sudeste, vamos saber um pouco do que acontecerá por lá nas palavras de Blequimobiu!

Nelson Maca - Blackitude.BA
..................................... .



Gramática da Ira (GI)
- Qual sua expectativa com relação a essa viagem a BH?

Rangell Blequimobiu
(RB) - Venho fazendo amigos em BH há muito tempo, trocando idéias, experiencias e este anseio de estar juntos. Nas redes sociais sempre pediam nosso shows e vimos que era viável chegar lá. Estamos bem animados de chegar lá mostrar um pouco do potencial do rap que estamos fazendo aqui na Bahia.

GI
- Qual a articulação de vocês com artistas e ativistas de Minas Gerais?

RB - A galera da Família de Rua que produz o Duelo de MCs e a Festa BumBep já é parceiro nosso desde a Fora de Órbita, a Liga dos MCs foi nosso primeiro elo. Agora com a articulação do Coletivo Bambata, que surge com a missão de dinfunfir o Hip-Hop dentro do Circuito Fora do Eixo, estamos discutindo estratégias para circulação, distribuição, compartilhamento de tecnologias e afins. A Positivoz que já era ponto parceiro do Quina Cultural aqui na Bahia, e nos posicionamos como porta de entrada e saída do Nordeste, assim como Minas Gerais tem o mesmo fator a seu favor no Sudeste. Temos muito em comum, estamos em cidades com artistas despontando pro resto do pais, se profissionalizando, lançando produtos, somos mercados em potencial tanto para os locais quanto para artistas do resto do pais, e estamos discutindo estratégias para proteger nossa fatia do bolo, estamos estudando rotas de circulação alternativas entre outros pontos.

GI
- Qual é a agenda ofcial da Versu2 em Minas Gerais?

RB
- Sexta-feira fazemos um pocket-show no Duelo de MCs, DJ Gug faz um set na festa BUM BEP e fazemos um pocket também nesta mesma festa. No Sábado fazemos uma show mais trampado na festa de lançamento do Coletivo Bambata em uma programação com os 4 elementos e ainda skate e exposições, numa das melhores casa da cidade, o Lapa Multishow. E temos uma proposta pra domingo ainda não confirmada.

.


GI
- O que vocês prepararam para o público mineiro?

RB
- Nos pocket-shows vamos fazer nossas músicas mais antigas, com uma linha mais alternativa e a pegada da cena de lá, rimas rápidas e instrumentais com grooves. No showzão iremos incluir músicas do nosso EP que sai agora fim de Abril e inéditas do próximo EP que vamos lançar em Agosto e tem uma linha que não definimos ainda.

GI
- Que repercussão positiva pode ter essa viagem para o hip hop baiano?

RB
- Deste convite de irmos a BH já surgiram outros a SP, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasilia, estamos trabalhando o planejamento de uma tour com o roteiro ainda não definido. Lá fora o pessoal sabe que estamos envolvidos em várias frentes aqui na Bahia, do lado do nosso nome circula nomes como o de Daganja, OtraVidda, Opanijé, OQuadro, Fall Clássico, In.vés, Doga Love, Vitrola 71, Nouve e por ai vai. Acho que é inévitavel irmos e na sequência estes irmãos seguirem na rota, assim como Daganja ultimamente tem ido sempre a SP e disto já rolou propostas pra irmos também. GI - Qual a importância de experiências como essa para o Hip Hop da Bahia?

RB
- A Bahia é conhecida por receber bem as pessoas aqui, trouxemos vários artistas de nome a cidade, Gog, Thaide, Marechal, Emicida, Kamau, Costa a Costa, Gasper, Gutierrez, Inumanos, fora os outros que chegaram via outras vias né? Acho que é a hora de inverter, de mostrar que somos bem-educados para frequentar a casa de nossos parceiros, que temos potencial e sim um público no mínimo curioso pra saber "o que é que a Bahia tem?" É um bom momento interna e externamente.

.

GI
- Quer falar algo mais aos leitores do Blog?

RB
- Quero agradecer primeiro a você né Nelson, pelo espaço, amizade e referência. A toda Blackitude pelo exemplo que passa aos adeptos da cultura negra, e aos leitores que num deixa passar batido nossas falhas e fazem com que a evolução seja intensa. Eu gosto do jargão: "Compre os discos, vistam as camisas e vá aos shows..." Fortaleça a fortaleza que te guarda, a cultura somos nós né? Todos nós em um só caminho... amor... respeito... ou o que quer que seja, mais é um só... *Pra saber mais sobre a Versu2 visitem nosso site http://www.versu2.com, lá é nossa base contato oficial,e é isto, paz!


Rangell Santana / Tel: 71 88770274

Links:
http://www.twitter.com/blequimobiu (Siga-me)
http://www.versu2.com (Conheça a Versu2)
http://www.youtube.com/watch?v=oR9wFqml_vQ (Veja a Versu2)
http://www.twitter.com/versu2 (Siga a Versu2)
http://www.murobr.com.br (Vista a Versu2)
http://www.umsocaminho.com.br (Conheça a organização)


- Boa viagem, Meninos! Boa Viagem!!!!!!!!!!!!!!!!

,

Um comentário: