terça-feira, 31 de março de 2009

Jorjão Bafafé mandou chamar

.
.
Projeto Tambores do Engenho

.

O Bloco Afro Ókánbí convida para o evento de inauguração da
Central de Inclusão Digital do Ponto de Cultura Afro-brasileira do
Engenho Velho de Brotas.

Seminário Artístico e Cultural
“Juventude Negra: Passado, Presente e Futuro”

Programação:

13:30 - Abertura
Apresentação do percussionista Jorjão Bafafé e
das crianças das oficinas culturais do ponto de cultura

14:00 - Palestra: "Hip Hop e Identidade Racial"
Prof. Nelson Maca - UCSal/Blackitude

14:30- Intervalo : Atividades Culturais
- performance de grafitti com Lee27
- performance de discotecagem com o DJ Bandido
- distribuição de material cultural
(folders, boletins, cartilhas, cartazes, etc. )
- inscrições das Oficinas

15:00 - Mesa Redonda
“120 Anos de Abolição. Comemorar ou Refletir?”
- o que mudou? / Vanda Machado - SECULT
- o que conquistamos? / Antonio Jorge Godi - UEFS
- o que falta conquistarmos? / Ana Célia da Silva - UNEB
- qual o papel da juventude negra nesse processo?
- Jaime Sodré - UNEB

17:00- Encerramento com Apresentações Artísticas

18:00: Deslocamento para visita à sede da Central
no Engenho Velho de Brotas

* Favor Confirmar presença através do e-mail: okanbi@bol.com.br

Maria José Barbosa (Zezé Barbosa) / Coordenação Geral
Jorge Sacramento (Jorjão Bafafé) / Coordenação Artística

Ficha:
Inauguração da Central de Inclusão Digital do Ponto de Cultura
Afro-brasileira do Engenho Velho de Brotas

Local: Teatro do Irdeb (Federação)
Data: 03 de abril de 2009
Horário: à partir das 13:30

Contatos: 71-33815872/34925012/87525406
ou pelo e-mial okanbi@bol.com.br

.
(foto: Mestre Jorjão Bafafé no Blackitude 40º / por Vilma Neres)

.

Dexter


.
Dexter 8 anos depois...

.


Acompanhe tudo pelo
www.rapnacional.com.br

.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Os melhores amigos do homem!

.
.

Eu e meus troféus!


Parece mentira, mas tento sempre falar a verdade...
Custe o que custar!

Nos últimos dias falei muitas verdades para muita gente!
Porém ouvi muitas verdades, assim: na lata!

Também percebi muitas verdades nem sempre ditas...
Algumas até se ocultavam atrás de mentiras.

Fiquei meio estranho nesses dias!
Aliás, já me disseram que preciso aprender a manter minha boca mais tempo fechada, para que não agridam tanto meus ouvidos!!

O que tá equilibrando esta demanda é minha parceira, Ana C., ter viajado meio de surpresa. Tudo muito rápido, lá se foi minha mulher para bem longe, passar cinco dias fora. descansar um pouco de nós aqui de casa - que não somos fáceis!

Digo que estou salvo porque estou tendo obrigação, responsabilidade e prazer de me dedicar totalmente às outras duas mulheres da minha vida: Luiza Gata e Lucinha Black Power.
Com competência, pode ter ceteza!
Só Love!

Só nós três e mais ninguém em casa além dos três irmãos SRD que adotamos exatamente no 1º dia do ano! Tavam ali, numa caixinha de papelão, no portão de casa.
+ Love!

.

Hoje, no entanto, vagando nas entranhas escorregadias do Google, encontrei este texto abaixo do Irmão Silvio. Não bastasse a matéria, olhe só a data de publicação! Já tinha lido essas doces palavras (os brutos também se amam!) no blog dele mais de uma vez, mas hoje ele veio para refrigerar a alma deste Exu Tímido da Bahia Preta.

As fotos minha e do GOG são dele também.
As do Silvio e das meninas eu mesmo tirei em outros dias em família!

Sei lá... mas, de repente, realmente senti no coração que posso ser importante para alguém - aqui em casa e fora daqui. Acho que cansei de olhar para cima a procura de um sol, e aprendi que devo atravessar a escuridão nesta procissão de tochas, velas, lamparinas e lanternas ao lado.


Nelson Maca

Caindo na real a cada mutação da verdade que me envolve!

..........................


"Quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Nelson Maca, Gog e o troféu

.


Já sabem que sou amigo de Nelson Maca e ficam sabendo agora que também tive o prazer de conhecer Gog. O prazer de conhecer o nosso poeta da música, de conhecer o CD e tudo mais, isso tudo devo ao meu amigo Maca, o curitiBAIANO.

Conheci mais: sendo parceiro e amigo do Núcleo Hip Hop de Alagoinhas, pudemos contar, como sempre, em muitas ações com a ativa participação (em idéias, em corpo, em alma) de Maca e o pessoal da Blackitude. Em uma delas, Gog foi ao nosso nordeste, antes da produção do CD, à periferia de Alagoinhas, ao Barreiro. Gentilmente, simplesmente, resistentemente, com sorrisos e fortes palavras. Isso foi muito importante para todos nós. Mamá, Negão, Adriana, Nailton, Niel, Pinho, seu Luís Chinês... bom, teria que citar toda a comunidade. Peço desculpas aos amigos todos, mas acho que esses representam bem os integrantes da comunidade. Ainda hoje, a visita repercute e, para todos, a presença de Gog e Blackitude no Barreiro foi acontecimento. Não foi único, que sempre levamos Maca por lá. E Gog também já é companheiro e irmão. A maior lição, como disse lá acima, foi a de generosidade. Dos dois. Não a generosidade piegas e falsa da bondade televisa, das “esperanças” vendidas. A generosidade grandiosa daqueles que não se dizem, não se fazem, não se metem a melhores e por isso são enormes. Gog e Maca foram ao nosso nordeste como irmãos de caminhada. Comeram feijão e tudo mais.

Foi fabuloso. E gritaram conosco, como Maca grita no fim da faixa 1: “negros, negras, negros, negras...”. E Maca até conquistou merecidamente um troféu.

Postado por Sílvio Oliveira


.



.

Alumínio Roots

.
.
FIRE REGGAE....ABRIL

ALUMINIO ROOTS & Carruagem de Fogo + convidados

.

Quinta-feiras - dias 02, 16 e 30, às 21h
No World Bar - Barra

.


Domingo - dia 5, às 19h
No Espaço Verde – Itapuã

(Divulgação)
.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Fiel!!

.
Fidelidade!
.

"Eu não consegui dizer nada. Travou-me a mente com tamanho sentimento de culpa, vergonha ou sei lá o quê que eu sentia. Lembro bem quando ele guardou a faca na cintura de novo e, diante de meu silêncio desconcertado, se despediu.

Lembro também que, nas quantas e tantas vezes que ele me encontra, sempre nos desvios da Bahia Preta, abre os braços em sorriso largo e me abraça com força. Apesar de, sempre, antes da recíproca, eu ter que abstrair seu cheiro e seu aspecto, para, depois, mergulhar em seu ombro minha narina sobrevivente que, às vezes, meio que se esquece daqueles tempos de senzala... mas, depois, mergulho, renascido, sem mais superfície de nojo, no cheiro forte do poço pegajoso e fundo de nosso respeito em amor de rua.

- Cara, vô nessa. Vamo, Princesa!

Falou amorosa, mas rispidamente, com sua cadela vadia que não perdera uma sílaba de nossa conversa, sem interferir, nem mesmo em grunhido, uma só vez no desabafo do companheiro. Ela o acompanhou, pulando em suas pernas, latindo como que querendo distraí-lo, concluí comigo depois do mal feito.

- Que caraio, hein, Pinduka? Se ligou na fita?
- Louco, né? Falar o quê?
- Ela o compreende melhor que eu.
- Como?
- Deixa quieto, irmão. Preciso ir agora.

Foi o máximo que pude elaborar, puxando o fio de humanidade restante em mim naquele momento. Macacos Velhos que achamos que somos, ainda caímos nas armadilhas e nos descaminhos que a Bahia Preta sempre arma pra nós, colocando-nos em contramão que provoca choques intra-destrutivos."

Trecho do conto: Fidelidade!
Livro: RGP (orgulhosamente engavetado)
Autor: Nelson Maca (Eu mesmo!)

.

terça-feira, 24 de março de 2009

Blackitude Vibration!

.
.
A Vibração Black da Blackitude é Propositiva!

.


Plantando a Rebeldia Para
Colher a Rebelião!

.

.
(acima: grupo Opanjé / abaixo: ex alunos da oficina de dj)

.

Cartão Postal Bomba Segue a Viagem

.
.
GOG - DVD CARTÃO POSTAL BOMBA CHEGA À SAMAMBAIA

.

Depois dos bem sucedidos eventos com Gerson King Combo e Lady Zu, o Espetáculo Cartão Postal Bomba chega à Estação Samambaia.

A série de apresentações que também comemoram os 25 anos de hip hop do Irmão GOG tem sido um sucesso de público e crítica.

A próxima parada do comboio da Só Balanço é dia 28 de março, à partir das 23h, lá no Sama Park Show. O SPS fica na Samambaia Sul, QS 104.

GOG vai estar bem acompanhado pelo grupo A Família. Além dos parceiros pauslistanos, o QG vai ser reforçado por Nego Dé e pelos DJs Hércules, Marola e Júnior Killa.

Desta vez, a cobertura especial é do Maquinista Alessandro Buzo e Marilda Borges, da Suburbano Convicto Produções - http://www.suburbanoconvicto.blogger.com.br/

Ingressos Antecipados: Só Balanço Hip Hop - Conic / 3225-2125

(Divulgação - Texto adaptado por Nelson Maca)

....................

.
Na medida do possível
, daqui, diretamente do Gramática da Ira, também vamos informando o que se passa lá no Distrito Federal. Não por favor, não pra pagar pau, não por troca ou jabá, mas porque realmente curto e acredito na proposta do GOG. Hoje ele representa para mim bem mais que um artista que agrada. Tenho neste Negão um cúmplice na Arte e na Luta e um Irmão novo de estrada. Juntos, vamos agregando de lá e de cá na moral, sem pressa e sem hierarquia. Bem administrados nossos nervos e egos, que não são fáceis, podemos representar um problemão sócio-cultural.

- E você, vai colar mesmo?

- Como? De que jeito?

É fácil!
Se você não está em Brasília, pode assistir o DVD Cartão Postal Bomba na tv em casa na moral, ou com os amigos, ou na escola, ou no sindicato... Para o pessoal aqui de Salvador antenado nos nossos corres, adianto que há muita vontade e empenho da Blackitude.Ba e da Só-Balanço.BSB de trazer o show de lançamento para cá - como já adiantei, aliás. Aguarde...

Não podemos nos esquecer: o DVD é um trabalho independente. O seu custeio depende de nossa cooperação. Então, quem bota fé no GOG e acha, como eu, que o trabalho dele fortalece o hip hop e a cultura divergente nacional, ou seja, o nosso própio trabalho, não se esqueça que o Cartão Postal Bomba pode ser comprado via net no http://www.gograpnacional.com.br/.

Invista nesta frente!


Nelson Maca- Blackitude.Ba

.........................

.

GOG NO PROGRAMA "CÂMARA LIGADA"

Programa da TV Câmara vai ser gravado no no dia 27/03/2009, no auditório da TV Câmara centrado no tema Religião. Logo logo vai para o ar!

O "Câmara Ligada" é um programa educativo para jovens realizado em parceria com a UNESCO, ANDI e o SESC. Trata-se de um espaço para incentivar a cidadania e a discussão dos grandes temas contemporâneos.

Em edições anteriores, já teve a presença de MV Bill (com o tema Violência), BNegão (Desigualdade), Daúde (Racismo), Detonautas (Corrupção) entre outros.

Cerca de 150 alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal assistem a reportagens e discutem com a banda, especialistas e deputados o tema proposto pela produção do programa.

A TV Câmara se responsabiliza por: translado e alimentação

O "Câmara Ligada", além de ficar duas semanas na programação da TV Câmara é retransmitido por 17 TV's Assembléia e pelo TV Brasil Canal Integracion ( para toda America Latina).

O programa está disponibilizado no site da Câmara http://www.tv.camara.gov.br/, clic em conheça os programas / cultura / Câmara Ligada.}

(Divulgação)

.

domingo, 22 de março de 2009

TVPRA2 + Blackitude 40º = Outras Bahias

.
.

TVPRA2 cobre o Blackitude 40º




Pois é, hoje, de rolê na net, alta madrugada como sempre todo dia agora, encontrei a cobertura que os parceiros Alex Kobaia e Rogério Doger (corpos, corações, mentes e mãos da TVPRA2) fizeram da festa que foi uma das melhores que a Blackitude já fez. Por vários motivos, mas, principalmente, por ser totalmente caseira: só ébano da nossa mata. Os caras captaram bem um pouco de tudo e aí está! A Blackitude assina embaixo e se ereconhece aí!

Encontrei o video lá no blog do site Bocada Forte (http://www.bocadaforte.com.br/), postado pelo Blequimobil (http://www.foradeorbitarap.wordpress.com/).

Fiquei contente. Me lembrei demais daquela noite, 07.02.09, muito especial para todos nós da Blackitude e, com certeza, também, para quem leva o hip hop de Salvador a sério, estando no palco ou na platéia. Sabemos, por nós mesmos, que somos peças ativas na dinâmica que oxigena e problematiza a mitificada cultura.

Logicamente, corri para o Youtube, e, agora, trago pra vocês um pouco das imagens da verdadeira confraternização que foi o Blackitude 40º. Muita gente, muito hip hop, muita poesia, muito empenho, muita qualidade artística, muito bom!

Agradeço a todos que tem levado a Blackitude para o mundão.

Em especial, aqui, quero dizer ao Alex Kobaia e ao Rogério Doger que o trabalho de vocês dois com a TVPRA2 é um presente para todos nós, e que contem sempre com nosso respeito e parceria. Aliás, falar no Kobaia é lembrar a Zambotronic, do grande irmão Ed.Brass, do brother Castelo, do Pablo Correria e Redivan Rasta (sempre juntão, ajudando nssos eventos a se manterem no trilho e aumentando a qualidade sonora dos eventos sonoros da Blackitude), Castelo; enfim todos. A Zambotronic é uma banda de Funk-Rock que curto pra caralho (só precisam encerrar logo essas férias prolongadas. Já esperamos demais! rsrsrs).

Ficou muito bacana a edição: rua mesmo! Ver o Lázaro (Toca Raul) nas imagens resume bem a alegria que tem sido para mim o trampo que a Blackitude vem desenvolvendo na cidade. Na nossa base: a Bahia Preta.

Aos demais, principalmente quem ainda não teve oportunidade de participar de nossas ações e eventos, fica o convite para colarem nas próximas empreitadas. Mas venham quentes, porque nós estaremos fevendo: 40 º na sombra, mas com a cuca fresca!!

Nelson Maca - Blackitude.Ba

...........................


Rogério Doger da TVPra2 nos mandou este salve:



Salve, salve Maca!

Obrigado pelo comentário sobre o nosso trabalho (Pra2 Filmes Independentes).
Esta forma de manifestação, com certeza, serve como combustível, para nos empenharmos cada vez mais, com o aumento da qualidade de nossos serviços!

Aproveito para parabenizá-lo pelo sucesso do BlacKitude 40º/2009.
Sucesso!

Forte abraço,
Rogério Machado(Doger)

o link do nosso blog é:
http://www.tvpra2.blogspot.com/

.

Profissão MC - Filme de Alessandro Buzo

.
Profissão MC

Filme de estréia do Maquinista Alessandro Buzo!

Veja aí e tire suas conclusões!!
Eu pago pra ver, e torço para que seja um bom retrato de nós por nós!

Nelson Maca - Blackitude.Ba

.



"A trama de Alessandro Buzo começa numa quadra de areia na favela do D´Avó, debaixo do viaduto da China (região do Itaim Paulista, no extremo leste de São Paulo).

Criolo Doido está com dois amigos de infancia, vendo a molecada jogando bola. Ele é um cara comum da periferia que sonha cantar rap e está passando perreio desempregado, com a namorada gravida. Do seu lado estão o Da Antiga, que é o principal traficante da favela onde eles se encontram, é o patrão. E o amigo que canta Rap com o Criolo.

Na hora que passa uma mina, eles falam de mulher e Criolo Doido revela que a mina ta gravida e ele duro. O "amigo" traficante oferece drogas pra ele vender e o amigo do rap, repreende e diz que ele é um talento.

Depois mostra ele procurando trampo e por fim amanhecendo ao lado da mina que fala um monte da situação, ele sai tretando e encontra o amigo traficante de cara, aceita o seu convite e passa a vender droga. Começa na humilde e depois os negocios prosperam, ele vira o cara e depois da morte do Da Antiga (emboscada), vira o novo patrão.

Só que um dia a casa cai e quando ele vai em cana, na hora que a grade bate, volta a cena em que ele discuti com a sua mina e sai de casa. Desta vez, não encontra o traficante e sim o amigo do RAP, que anuncia que o Cacau do estudio, deu uma faixa de presente pra eles, com tanto que as demais do CD eles fizessem depois com ele.

Então mostra o Criolo Doido em vez de vendendo droga e ganhando dinheiro, dando dura no estudio, procurando um trampo e enfim arrumando. Depois lançando seu primeiro CD e enfim sendo convidado para cantar na TV Cultura, no Programa Manos e Minas apresentado pelo Rappin Hood..."

(Texto de apresentação do Youtube!)

.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Poesia nas Encruzilhadas da Bahia Preta!

.
.
BlacKitude: Sarau Bem BlacK
.


I BlacKitude SLAM Bahia


"mais uma ousadia da Blackitude, esses neguinho tirado!"

nessa ação verbal, estamos articulando a parceria com um bar. tudo correndo bem, quem vai correr solta é a poesia... entre umas e outras... iscas, petiscos, beliscos e piscadelas... tudo nosso!

& Parágrafo único:
em nenhuma hipótese, a Blackitude abrirá espaço físico ou microfone para qualquer outra finalidade que não seja poética ou artística divergente.
o espaço privilegiado será dos poetas e o microfone intrumento da poesia!


a oralidade em bar aberto é essencial para as demandas do projeto. será de responsabilidade do bar onde ancorarmos molhar nossas palavras. nos encontraremos à mesa antes, durante e depois das performances poéticas. as águas vão rolar... rsrsrsrssr...

o Sarau tá pedindo para acontecer às quartas-feiras, no mesmo dia da Cooperifa.SP, nossa inspiração primeira. sempre na última quarta de cada mês, de abril a novembro de 2009, tendo dois momentos:

1º - espontâneo - com poetas se inscrevendo na hora e recitando 1 (um) poema cada - de autoria e temática livre

2º- competitivo - o SLAM Poesia - tipo as batalhas de rap, porém não “um contra o outro” nem com a mãe dos outros no meio. os poetas se inscrevem na hora e haverá um júri popular, fazendo suas escolhas até chegar ao vencedor da noite. porém, nessa categoria, haverá várias exigências: entre elas, os poemas serem autorais e de temática negra.

a cada mês uma nova edição nesse formato
- menos em abril e novembro.
em abril, o sarau inaugural terá um caráter experimental, com poetas convidados. em novembro, será a grande final.

tudo está bem pesquisado e pensado.
já temos regulamento, etc... não aceitaremos palpites de simples palpiteiros... aos poetas-poetas de plantão sugiro que escolham e ensaiem bem seus poemas, para fazer bonito no
Sarau Bem Black da Blackitude

fiquem todos no aguardo, pois detalharemos tudo isso aqui no blog e nas peças gráficas que logo invadem a Bahia Preta

já tem gente me procurando... querendo se inscrever...
rsrsrrsrsrsrsrsr... juro!


Com Respeito Sempre
Nelson Maca - Blackitude.Ba

.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Minha Literatura pede Passagem

.
.

Um abraço no mestre


"Mestre Botelho andava sempre desconfiado. Olhar arisco, sempre a investigar o universo que o circundasse. Foram tantos anos, ora amado ora hostilizado, que se acostumou a uma tensão insistentemente presente - já que o amor não isola o ódio! De boa índole, queria sempre o melhor para sua classe. A austeridade sempre foi a chave do conhecimento. O melhor para os seus discípulos. Só que eles não perceberam...
Então, todo cuidado era pouco: telefonemas, bilhetes, olhares... tudo conspirava. Por isso o comportamento arisco. Uma prática fixa. Chegou a ponto de colocar qualquer discípulo sob suspeita. Se era bom, devia estar preparando alguma. Se mau, tanto pior. De melhor apenas os que odeiam às claras... apesar das caras feias... E assim se passaram os semestres até o momento do merecido descanso. Aposentadoria!"


Trecho inicial do conto Um abraço no mestre
Do livro Desencanto de Sabiá: Contos Íntimos
Autor: Nelson Maca (eu mesmo!)


Uma boa notícia


A boa notícia é que agora vai:
logo logo, literatura local de Nelson Maca e outros pretos divergentes
para todas as quebras e interas da Pátria que não nos Pariu!

Letras Pretas, hein!
Não se engane com o multicolorido discurso incolor das Intimidades!

"Dizem que a alma não tem cor..."
- Eu rio do mais fundo do meu Banzo! rsrsrsrsrsrsrs

Logo logo, nos interstícios das belas letras e linhas galantes...
é nóis, ali, cisco nos olhos!!
De cabeça erguida e coluna ereta:
uma mão na tua mão, irmão, e a outra no mundão!


A foto de um dia especial

A foto foi feita por Menna, uma parceria egípcia que, neste verão, circulou pela Bahia Preta e acabou se batendo com a Blackitude nas nossas encruzilhadas.

Estamos no Sarau Poesia Com-vida no Quilombo 37, Pelourinho, atividade convocada pelo Irmão Fábio Mandingo, na janela, de braços abertos, Mandingo é professor, historiador, angoleiro e ativista fervente. Foi um dia de literatura viva. Esse cara bem abaixo, sentado o chão, ó b.boy Ananias do grupo Indpendente de Rua, produtor pra toda obra e componente da Blackitude; esse negão aí sentado, portando uma tumbadora, é o Lázaro Erê do grupo de rap afribaianizado Opanijpé, grande amigo e caçula na Blackitude; a moça linda e toda colorida em pé é a Negra Íris, minha parceira de poesia mais ao lado de tão perto, é a principal componentes do grupo As Rainhas que me acompanhará no trampo que estou gravando e preparando para levar ao palco, ela também é cantora do grupo de rap RBF, e juntos estamos na pré-produção de seu disco solo; claro que ela é da Blackitude.

Não aparece um monte de gente querida na foto, mas é bom constar que, neste dia, estavam com a gente, e também declamaram, os visitantes do Haiti: Vox Sambou e Diegal Leger

Aproveitei a fotografia para falar um pouco da minha turma aqui da Bahia Preta; pessoas que aprendi a amar simplesmente e, hoje, não consigo me ver longe delas: parece que sempre estiveram na minha vida!

Nelson Maca - Exu Leva e Trás sem Complexos de IoIô!!

.

terça-feira, 17 de março de 2009

Sugestão de Pauta: Aceita!

.
Seminário Jornalirismo
"Periferia da Comunicação"
24.03 - Senac Lapa Scipião


.

Salve todos!
Recebi o e-mail coletivo, abaixo, assinado pelo jornalista Guilherme Azevedo, acima, do Jornalisrismo.

Acompanho o trabalho sério do rapaz pela internet, principalmente pelo respeito e interesse que ele tem pelas cenas literárias divergentes. O Sérgio Vaz da Cooperifa e o Alessandro Buzo da Suburbano Convicto foram quem, nos seus blogs, me despertaram para o trabalho do Azevedo, levando-me ao site http://www.jornalirismo.com.br/ .

Nelson Maca - Blackitude B.a


Então, está apresentado e bem vindo, mas, ainda antes de "ouvir" o homem, peço a todos que se identificam com a discussão e ação da "comunicação pés no chão" que ajudem na divulgação: sites, blogs, orkut, listas, etc. Firrrrrma!

"Amigos e companheiros de estrada,

Sou o Guilherme Azevedo, do Jornalirismo (http://www.jornalirismo.com.br/), site que acredito que muitos de vocês conheçam.

A gente vai realizar no dia 24 de março, próxima terça-feira, no Senac Lapa Scipião, um seminário para falar da comunicação com a periferia: Seminário Jornalirismo "Periferia da Comunicação", com gente da Daspu, do jornal "Super Notícia" e da agência F/Nazca.

É um assunto importante e, se algum de vocês puder divulgar, agradeço de coração.

Anexo segue material de divulgação.

Muto obrigado pela força.

Abs,

Guilherme
Jornalirismo. Conteúdo é poesia e risco.

http://www.jornalirismo.com.br/

.

.........................................................

Leia texto do flyer do evento (que não consegui postar - rsrsr)

"A ascensão econômica e cultural da periferia abre possibilidades promissoras para empresas interessadas em dialogar e se relacionar com esse novo público. Ao mesmo tempo, empreendedores periféricos tomam a iniciativa e lançam produtos e serviços que rompem o gueto e se transformam em objeto de desejo de todos.
Para conhecer essa nova realidade e aprender a dialogar com a nova periferia, o Jornalirismo (www.jornalirismo.com.br) e o Senac São Paulo realizam o Seminário Jornalirismo 'Periferia da
Comunicação'.

Olha quem vai participar:

DASPU
O jornalista Flávio Lenz, diretor de Comunicação e Marketing da Daspu, conta como a grife de roupas driblou o preconceito com uma marca criativa e ousada, hoje reconhecida até no exterior.

SUPER NOTÍCIA
A jornalista Lúcia Castro, editora-executiva do jornal “Super Notícia”, de Belo Horizonte, revela os segredos do jornal popular que mais cresce no Brasil (aumento de 27% na circulação em 2008).

F/NAZCA
O publicitário Fernand Alphen, diretor nacional de Planejamento da agência F/Nazca, mostra por que o que é do povo é classe e ensina o caminho da viela dos corações e mentes do consumidor da periferia.

O Seminário Jornalirismo “Periferia da Comunicação” acontece dia 24 de março, das 19h às 22h30, no auditório do Senac Lapa Scipião: Rua Scipião, 67, Lapa, zona oeste de São Paulo (esquina com a rua Guaicurus, ao lado da Estação Ciência e da estação de trem da Lapa).

As inscrições custam R$ 50,00 (profissionais), R$ 25,00 (estudantes) e R$ 15,00 (estudantes Senac) e podem ser feitas pelo telefone (11) 4828 4280 ou pelo e-mail jornalirismo@eventar.com.br.

Realização: Jornalirismo / Senac

.
foto mais acima: daquele jeito, parceiros! rsrs
foto mais abaixo: Guilherme Azevedo, de camisa preta e calça jeans, participa como convidado especial de evento literário na periferia de São Paulo, lá no Itaim Paulista, produzido pelo incansável Alessandro Buzo, Maquinista doTrem dos Suburbanos Convictos. preto

.

Poema novo Neura antiga!

.
.
Poema Para o Parceiro Poeta

só respeito e verdade me orientam a ti...
uma mão na tua...
a outra apalpando a escuridão do mundo!

preto ousado
black com atitude
meio exu travesso
meio erê trapezeunga
não deixando a roda parar de girar...

ora lá em cima...
triste de poder cair...

ora lá embaixo...
feliz der poder levantar...

o equilíbrio do meio me apavora!!


Nelson Maca
Exu Sem Peso de Encosto

.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Na Bahia Preta São Dois Pra Lá Dois Pra Cá!


.
Politizando nossa Morte

.

Ato Político em Memória
de Clodoaldo Souza e outra(o)s irmã(o)s
Vítimas da Política Criminal do Estado


No dia 18 de março
Cemitério Quinta dos Lázaros 13:00hs

Traga flores para depositarmos no túmulo
de noss@s Mort@s. Sua presença é importante.

reaja / ASFAP

(DIVULGAÇÃO)

................


contente, mas não esquecido!
feliz, mas não iludido!


Nelson Maca
Blackitude: Vozes Negras da Bahia

.

É só o Começo, hein, Negrôssss!!

.
.
GOG - Cartão Postal Bomba

.


"Neste sábado, dia 21/03, a partir das 20:00h
no Espaço Brasil Telecom,


GOG,
o Poeta do Rap Nacional


fará o Lançamento Oficial do DVD - Cartão Postal Bomba!


E a grande convidada da noite é:

Lady Zu,
a musa da black music brasileira.


.


Participações de
Mascoty e Kiko Peres

E mais, nos toca-discos os DJ’s
Elyvio Blower, Raffa e Leandronik.


Cobertura do site Cultura Hip Hop -
http://www.culturahiphop.com.br/


Serviço
:
Ingressos: no local - Inteira: R$ 30,00
** Você ganha de brinde o DVD - GOG
Cartão Postal Bomba!
Meia: R$ 15,00

Informações:
imprensa@armazemproducoes.com.br
grioproducoes@gmail.com "

(DIVULGAÇÃO)

.
Fonte e fotos
http://www.gograpnacional.com.br/

acesse o site do GOG e confira o novo lay out
só progresso!

............................................

"Parabéns a todo o Coletivo, do qual também faço parte"

GOG
comenta a matéria sobre o coletivo
BlacKitude
na revista MUITO do Jornal A Tarde

.

Negraria se Reúne em Minas Gerais

.
.


A Luciana Matias,
Irmã querida de Belo Horizonte, manda avisar:


"II ENCONTRO DE ARTISTAS NEGR@S

NEGRARIA realiza o II Encontro de Artistas Negr@s
no dia 18/03/09 às 18h30 no Centro Cultural da UFMG
à rua Santos Dumont, 174 - Centro - BH/MG.

O Coletivo de Artistas Negr@s, criado em 25 de outubro de 2008, convida os artistas participantes do 1º Encontro e demais interessados para apresentação das ações político culturais da associação para 2009.

Serão apresentadas a composição das diretorias, planejamento, os grupos de trabalhos (GTs) e as metas da NEGRARIA para este ano.

A participação do Encontro é gratuita.

Na ocasião, serão feitas inscrições para artistas interessados em associar-se ao Coletivo.
A taxa é de R$ 20,00.

Os GTs - teatro, dança, literatura, produção cultural, artes plásticas, audiovisual, arte-educação e música – tem caráter executivo, e visam fortalecer e enriquecer as discussão sobre o artista negro e seu fazer, suscitando a necessidade de se criar políticas públicas efetivas e afirmativas de cultura e arte educação para este público.

Você é nosso convidado a participar ativamente desta construção!
Prerrogativa de Participação: O interessado deve ser negro e artista."


Programação
18h30: Recepção e Cadastramento
19h: Roda de Apresentação: NEGRARIA Coletivo de Artistas Negros
20h50: Vivência Artística – encerramento.

Serviço:
Evento: II Encontro de Artistas Negros de Belo Horizonte
Data: 18 de março de 2009
Horário: de 18h30 às 21h
Local : Centro Cultural da UFMG, Av. Santos Dumont, 174
– Centro - BH/MG
Realização: NEGRARIA - Coletivo de Artistas Negr@s

Informações:
(31) 9143 0458 (Evandro Nunes) e
(31) 3451 6894 (TEATRO NEGRO E ATITUDE)
Email: negraria.coletivo@gmail.com

.......................................

"Caravanas a caminho de Palmares se cruzavam na trilha,
se juntavam e seguiam lado a lado.
Ai de quem se metesse a tentar impedi-los de seguir em sua caminhada...
Eram varridos como ciscos incômodos e mal quistos!"

É isso: Organizar a Ação!


Nelson Maca - Blackitude.Ba

.

domingo, 15 de março de 2009

Barulho Negro: Black Noise!

.
.

Hoje , dia 15 de março, a Blackitude é capa da Revista MUITO
.
A revista MUITO é um suplemento dominical do Jornal A Tarde de Salvador.

A matéria mostra um pouco da formação e estrutura que dão contorno à Identidade da Blackitude. Tudo feito a partir de perfis de alguns dos integrantes... Aliás, amigos, parceiros, cúmplices e irmãos que compõem o coletivo.

Quem assina a matéria é o jornalista Joceval Santana, a quem agradeço, aqui, a seriedade e o respeito com que conduziu o processo desde o primero contato.
As boas fotos são de Fernando Vivas e Rejane Carneiro.
Logicamente, as ecolhas e enfoques ficaram a cargo do jonalista e da editoria da revista.

Quem estiver na disposição de conferir é só ir numa banca e já é!



Os que estão longe, principalmente em capitais ou grandes centros urbanos, podem procurar uma daquelas bancas vistosas (rsrs), geralmente nas rodoviárias, aeroportos, grandes shoppings, etc...
A causa, se não for grande, ao menos é Preta e é Nossa! rsrsrs
.
Não vou citar nomes, mas tem uns e outros aí: da Bahia, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, etc, que se não ler... ai ai ai ai... rsrsrsrs

............................

Nelson Maca
Blackitude: Vozes Negras da Bahia
Exu Midiático de Giros Descentrizantes!




.

Teatro Negro no Pelô

.
.

Teatro Negro no Pelô


Duas peças de teatro imperdíveis serão apresentadas no Pelourinho nesse mês.

Mais que isso:
dois parceiros muito queridos meus e da Blackitude fazem parte destas demandas.

Só sei que estarei lá: com a patroa e com as crianças.
Pinta lá você também, Negão, pra gente tomar umas geladas depois.
Pinta lá você também, Negona, pra gente molhar as palavras!!

“Áfricas”

.

Com o ator, ativista e parceiro Jorge Washigton

"Áfricas": Bando de Teatro Olodum
Peça infanto-juvenil que tematiza o continente africano, através de sua história, seu povo, seus mitos e suas religiões

dia 19 de março, quinta-feira às 19h
no Largo Pedro Arcanjo - free / de grátis / gratuito


“Dia 14”

.

Do ator, diretor, ativista e parceiro Ângelo Flávio

"Dia 14" : CAN - Companhia Abdias Nascimento

Encenação vigorosa e poética que conta de forma atemporal a trajetória da diáspora negra do Brasil Colônia até a contemporaneidade

dia 24 e 26 de março, terça e quinta às 19h
no Largo Pedro Arcanjo - free / de grátis / gratuito

................

Juntos e ao Lado,
Nelson Maca – Blackitude.Ba

.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Desfazendo as malas... rsrsrsrs

.
.

Meu Amigo GOG Avisa:

Evento Transferido:
O show de lançamento do DVD Cartão Postal Bomba
do dia 14 de março de 2009 no Paranoá-DF foi transferido.

Em breve nova data e detalhes aqui.

(http://www.gograpnacional.com.br/)

...............................

Pois é...
a expectativa era grande, mas a vida é sempre maior que nós!
Desarrumo as malas
e volto a observar o rio que passa na minha aldeia.

Semana que vem, a confraternização continua:
GOG recebe a rainha das pistas: Lady Zu
Logo daremos detalhes aqui!!

Ah! Todo Respeito ao Poeta... Sempre!

Nelson Maca - Só Balanço.Ba

quarta-feira, 11 de março de 2009

AJOELHAÇO COOPERIFA!

.
.
SARAU DA COOPERIFA - AJOELHAÇO

hoje, dia 11 de março às 21h
(ajoelhaço 22.50)


"Como é tradição, na semana do dia internacional das mulheres, os poetas e todos os presentes vão a frente e pedem perdão às mulheres por todas as injustiças, atrocidades e crimes cometidos ao longo da humanidade, só que, de joelhos. Sim, de joelhos.

É pouco, mas estamos aprendendo a perdoar e pedir perdão.
Tem gente que está de joelhos até hoje.
É uma das cenas mais poéticas produzidas pela periferia de São Paulo."

Bar do Zé batidãoRua Bartolomeu dos Santos, 797
Chácara santana / Periferia-SP
Inf. 72074748

(fonte: http://www.colecionadordepedras.blogspot.com/)

.............................

Juntos, é claro!!

Você ainda tinha alguma dúvida!!



Sérgio Vaz + Cooperifa = Inspiração


Nelson Maca - Cooperifa.ba

.

terça-feira, 10 de março de 2009

Guardião

.
.
Guardião

para os irmão-irmãos

Sei sim, irmão,
acredito em tudo que você me diz aqui!
Somos africanos
e isso nos dá uma perspectiva antiga
Nossa pele nos colocou em ângulo de reconhecimento

Quando penso em você
não penso como engenheiro ou pedreiro

Penso como saudade,
lembrança de um tempo antigo
De uma família destroçada,
Mas insistente,
resistente,
desde sempre lutadora

Penso que isso tudo nos irmana
independente dos dejetos
Nos aproxima
apesar do atrito que nos risca

Nossa herança arisca é coletiva
Suas vitórias são também as minhas vitórias
Os meus troféus irão paras as estantes de teu peito aberto

Tuas lágrimas regarão minha cova
Meu riso iluminará tua escuridão de cumplicidade
Aprendi a ser malandro o suficiente
para te ouvir quieto e atento em casa

Sei que na intimidade da família
teus dedos me alertarão em riste

Sei que no sol lá fora
frente aos vermes arejados de mundo
afagarei teus deslizes

Tudo em irmandade da boa vida,
para não dar sopa às piranhas

Para que nossa autodestruição deixe de ser
o espetáculo deste público sádico

Para que nossas desavenças
não engordem os olhos da praça pública

Você tem que ser o meu guardião, Mano
Eu o teu despertador, Brother

Simplesmente porque nos amamos
mesmo na divergência de momentos
mesmo na ira que nos atira aos rochedos um do outro

Mais tarde,
ancoramos em calmaria
no despertar desse doído aviso

Porque sobrevivemos na cautela um do outro
Simplesmente
porque nos amamos!

Sei que temos nossos motivos
razões para desconfianças
Mas quero que você me guarde,
e não me tente
Mas quero mesmo ser o teu guardião
A Águia aérea da serpente rastejante
de teu algoz

Porque os vermes mais nocivos
não têm coloração definida

São invisíveis aos olhos cegados
Se movimentam sorrateiros
Nos contaminam em silêncio

Sem alardes
Sem chamar a atenção para si

Corroem as colunas de nosso castelo de ignorâncias...

Ai de nós
sem as defesas antibiétnicas
nas entranhas de nossos organismos

Ai de nós
sem os olhos do espírito ancestral em lanterna diuturna
naqueles que nos querem guilhotinar
na paixão cortante do desprezo
a aliança tênue do pertencimento


Nelson Maca (livro: Salve o Rei!)

.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Março Hip Hop em Família a Milhão!

.
.
Tá tudo em Casa

.

Enfim aconteceu a celebração de lançamento do DVD Cartão Postal Bomba do GOG!

E foi em grande estilo: com transmissão ao vivo na internet pelo portal http://www.rapnacinal.com.br/ que esteve em Brasília com convidado especial do evento. Mas as coisas foram muito além deste feito inédito até então no Brasil. GOG teve um convidado dos mais lilustres no palco do Teatro Nilton Rossi - SESC da Ceilândia: Gerson King Combo, o maior ícone da Black music nacional. Gerson participa do DVD e não deixou de participar do show de lançamento do dia 07 de março.

Meu primeiro contato telefônico com Gerson King Combo se deu há mais ou menos dois anos atás. Desde então, está firme na minha cabeça a idéia fixa de trazê-lo, para um rolê Soul Musical com a Blacitude. Está próximo. Aguardem!

Outro momento de grande intensidade do show foram as presenças de Rei (Cirurgia Moral) e DJ Jamaica ao lado de GOG. Para que não paire mais dúvidas sob a evolução artística e humana do hip hop no Distrito Federal, ambos selaram definitivamente a paz e a harmonia, botando uma pedra naquela velha treta já envelhecida e sem razão de ser

.

O encontro da Ceilândia foi primeiro de uma série de 10 que acontecem no Distrito Federal em comemoração dos 25 anos de hip hop de GOG, marcado com o lançamento do Cartão Postal Bomba. Nesta maratona constam de 10 shows com vários grupos, Djs e convidados especiais.

A segunda etapa prevê uma grande turnê pelo Brasil. A Blackitude já está na articulação da parceria com o Poeta, para trazer essa confraternzação pra Salvador. Tudo indica que em junho ou julho. É esperar pra ver!

O show seguinte será no próximo sábado, dia 14, em Paranoá, no CEDEP e conta com a presença de Paulo Diniz, outro monstro sagrado ma música preta brasileira. Haverá também a participação do Viela 17: Manomix, Japão e Dino Black, todos parceiros antigos de GOG.

.

Pois é, para este dia, também sou um dos convidados especiais do projeto. É uma grande honra para mim e para a Blackitude sermos lembrados e convidados a participar deste momento tão importante deste artista pioneiro que muito tem a ver com nossas convicções e ações.

Não bastasse tanta alegria, estarei lado a lado com poeta Sérgio Vaz da Cooperifa, grande escritor, amigo, incentivador e divulgador do poeta Nelson Maca e do Coletivo Blackitude. E não vamos para fazer número, né Sergião! A poesia vai pegar pesado por lá, podem ter certeza! Enfim, nestes cinco dias, até sábado, meu sangue estará borbulhando na expectativa do que nos reserva o sábado próximo!

.

Mas antes, fica aqui a lembrança que, hoje, dia 09 de março, é o aniversário do GOG. Sei que vamos comemorar lá no fim de semana, mas fica aqui meu grande abraço ao irmão que tem me estendido a mão e puxado para frente, levando-me sempre consigo. O presente quem ganha é o Brasil, pois este DVD somado a outros trabalhos do GOG e de outros artistas que dignificam o hip hop nacional, demonstra cuidado estético impecável e posicionamento político sólido com profissionalismo crescente.

.

Mas não posso deixar de dizer aqui que logo ali, amanhã, dia 10 de março, minha Lucinha Black Power faz 10 aninhos, quase a mesma idade da Blackitude. E sábado a Ana Cristina, minha parceira e namorada, também faz aniversário, e dia 29 de março é a vez da Luiza Gata.

Loco, hein!? Um mês de emoções fortes.

Sábado, lá no Paranoá, dedicarei minha poesia a todos eles! Rsrsr

Este poema é dedicado ao GOG desde que o escrevi. Não é pelo aniversário, mas pela admiração, pela amizade, enfim, pelo reencontro, pois a família é grande e dispersa, mas mãe só temos uma:

África ! One People! One Love!
Um só Povo! Um só Amor!


.

Encruzilhada
para G.O.G.

“África / Acorrentada África / Violentada África /
Por homens Hipócritas” (Edvaldo Boaventura)


Meu nome também é encruzilhada
Meu corpo se desloca numa terra estranha

Embora meus pés de filho nativo
Estendam suas negras raízes neste solo híbrido
Os meus sentimentos íntimos
Não são de homem invisível

A minha voz é matéria viva
Ponte suspensa nas margens do precipício

O meu nome pode ser Jamaica
A origem do fim de tudo
O toque de Negus que reuniu o mundo
A renascença da Etiópia

O meu nome poderia ser América Negra do Norte
O peso da melanina do Faraó
As estruturas reerguidas do Egito

O meu nome quem sabe Brasil
As convergências da dispersão
Ponta sólida do Atlântico negro
República de Zumbi dos Palmares

O meu nome é Áfricas
Sou Diásporas
Agora fim das fronteiras e transplante impossível

Porque o meu lar sempre foi e será Busca
O meu tempo
Barco em movimento
A minha geografia
Destino

.

Lukas Kintê

.
.


Tô curioso!
Vai ser lá no Pelourinho, no Sabadão, dia 14 de março!

A você, AFRO Jhow,
em particular,
boa sorte na produção, parceiro!


Nelson Maca - Blackitude.Ba

.

A Poesia das Encruzilhadas da Bahia Preta

.
.
BlacKitude: Sarau Bem BlacK
A Poesia das Encruzilhadas da Bahia Preta

.

I BlacKitude SLAM Bahia


Anotem aí, parceiros e parceiras:

:: A previsão de estréia é abril, última quarta-feira, dia 29
Mesmo dia e horário da Cooperifa-SP, nossa inspiração primeira
e irmandade mais velha!

:: O local será o África 900, na Rua Carlos Gomes

:: O horário de abertura dos microfones do Sarau espontâneo 19h...
O horário de início do I Blackitude SLAM Bahia 20h

:: O bar abre antes, é claro, com tudo que faz do bar um bar, pois a palavra também precisa ser regada. Mas também, e além, com exibição de videos sobre literatura fora do eixo, música ambiente, banca cultural com músicas, livros, produtos e serviços que correm por fora e participações especiais inusitadas e/ou inesperadas.

:: O evento será mensal, sempre às quartas, até novembro - quando integra o II Festival Blackitude + Zumbi...
Depois planejaremos os encaminhamentos de 2010!

.

:: Prepare seus poemas, sua voz e aplausos.

:: Prepare também momentos de barulho confortante e de silêncio com respeito, para ouvir e ver todo e qualquer poeta que subir no tablado... Pois o ruído fora de hora e a vaia atravessada, bem como a mudez constrangedora, não serão bem vindos, embora também não tão reprimidos assim! rsrs...

Logo logo release completo, com regulamento e programação geral!
Logo logo um texto, definindo o SLAM POESIA para os que ainda não o conhecem!

Com Paz Poética e Alegria Verbalizada, Nelson Maca
Só Mais Um Exu Versejador da Bahia Preta Sem Véu de Alegoria!

......................................
.

Foto: Hamilton Borges Walê: Poeta Ogum dos Versos que Decepam!

.

11 Anos Sem o Síndico

.
.
Chama!!! Tim Maia
11 Anos Sem o Síndico
.
Baile Black de Tributo ao Racional

O Max Santil, parceiro de primeira hora, que comanda a Zauber Multicultura, que a Blackitude, vez ou outra, toma de assalto, manda avisar aos navegantes que curtem a Boa Black Music que haverá um Tributo ao Síndico Tim Maia!

O evento acontece no Sábado, 14 de Março

Horário: à partir das 22h

Ingressos: R$ 10,00

Discotecagem com:

Luciano

Dj Bigbross

Dj Bandido



.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Vamos Bater Cabeça.. no Chão!

.
.

Otis Redding - Respect

.



Essa é pro DJ Edilson, Sérgio Vaz e pro GOG

Saber pra quem sabe!!
Respeito pra quem tem!



Neson Maca - Exu Atemporal!!

.

quinta-feira, 5 de março de 2009

GOG - Hoje Celebramos Juntos

.
.

DVD do GOG

Cartão Postal Bomba
Lançamento
.



É hoje, 7 de março, hein, Guerreiros!

Vocês não se esqueceram, né, guerreiras!


Quem quiser acompanhar ao vivo pela net:


A partir das 20h!!



"Blacks com Atitude, Liga Africana Atual, Confederação dos Nagôs
A família é grande e dispersa, mas mãe só temos uma, Negross:
África! One People! One Love! Um só povo! Um só amor!
A morada da divergência bélica e do enfrentamento consciente!
Nós, também, estamos, permanentemente,
Em Guerra Preta Estratégia Quilombola!"



Para Nosso Irmão GOG:

Todo Respeito do Nelson Maca e da Blackitude.Ba


Sua vitória, com certeza, é também a nossa vitória,
Poeta.



Nós da Bahia Preta Sem Véu de Alegoria

.

Juntos Para Além da Franquia da Palavra!!
Time Will Tell!

África! One People! One Love!


a foto da rua é do www.rapnacional.com.br.

,

terça-feira, 3 de março de 2009

Vox Sambou Leva Blackitude Consigo!

.
.

Vox Sambou
avisa que destaca, em sua biografia artística, a participação em evento da Blackitude.Ba, e afirma que pretende voltar ao Brasil. E também lista o blog Gramática da Ira.

A parceria continua, hein...

“Tudo bom? I put Blackitude in this web link”
http://www.apathyisboring.com/en/connect/users/Vox+Sambou+from+Nomadic+Massive


"I am... A featured person
Vox Sambou took part in the Montreal International Jazz Festival, Festival International Nuits d'Afrique, Festival du Monde Arabe, Festival Urbain de Trois-Rivières, the Indie Unlimited Festival, The 2nd Annual Cuban Hip-Hop Symposium, Blackitude Vozes Negras da Bahia, Brazil, just to name a few. His upcoming projects include the release of the 2nd Nomadic Massive Album, his second solo album, and another trip to Brazil with Nomadic Massive to continue his mission of international collaboration."

Só pra não esquecer

.

A Vibração da Blackitude é Positiva!



Nelson Maca
Plantando Reto, Para Colher Direito...

.

CCC / CINE-CLUBE-COOPERIFA

.
.

CINEMA NA LAJE

Sabe aquela analogia do avião no ar?

Pois é:
a Cooperifa tem muito a ver com isso: quem olha, assim, de longe, sabe que está andando, mas pensa que está devagar... Quem se aproxima, no entanto, percebe que está a milhão de anos luz por hora!

A última novidade, inaugurada nesta semana, é o Cinema na Laje. O CCC - Cine Clube Cooperifa - vamos dizer assim. Muito louco: uma turma em cima da Laje do Bar Zé Batidão assistindo filmes debaixo da lua.

Salve os loucos!

"Não, não é louco. O espírito somente É que quebrou-lhe um elo da matéria. Pensa melhor que vós, pensa mais livre..."

Não bastasse a insensatez de ver filme em comundade, os caras ainda distribuem pipoca de grátis... e, enquanto isso, da sala da justiça, tirado do túnel do tempo, me aperecem com um lanterninha totalmente encarnado...

Viiixe... queima ciúme!
Um dia eu chego lá... rsrsrsrs

Parabéns, Cooperifa, pelas ações de vida que tem proporcionado para o universo ao seu redor... E obrigado pela Inspiração, essa não tem fronteiras nem redor. Daqui, da Bahia Preta, por exemplo, vejo e vivo vocês vidrados aí nesta quase nave laje... e já começo a pensar onde em cima de que teto telhado será o cinema iluminado da Blackitude!

Nelson Maca -
Com limão nos olhos de tanto cortar cebolas...

.

O texto do blog do Sérgio Vaz, devidamente ilustrado com fotogafias que não deixam deixar de ver, começa assim:

"Povo lindo, povo inteligente, Ontem aconteceu a primeira exibição do mais novo projeto da Cooperifa: o cinema na laje. E posso garantir uma coisa, enquanto a cidade de São paulo suava em bicas, nós, quase cento e cinquenta pessoas, assistíamos um dos filmes de ação, baseados em fatos reais, mais suaves e românticos de toda breve história da nossa humanidade comunitária. Um filme sobre a realidade, e repleto de ilusão. O nosso filme. Sobre a nossa história. Não foi sonho, aconteceu mesmo, nós erámos os protagonistas, os diretores, os atores e atrizes principais. E o medo, o preconceito, a preguiça, a mentira e tantos outros vilões em nosso caminho, não passaram de meros figurantes, personagens sem expressão alguma. E sem direito à fala."


Então, o que estamos esperando?
Vamos entrar para dar uma espiadinha!