segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

IV PRÊMIO COOPERIFA / 17.12.08

.
.
Poeta Sérgio Vaz dá o recado



4º PRÊMIO COOPERIFA -
Sancho Pança - Aprendiz de sonhador.



"Povo lindo, povo inteligente,.o prêmio Cooperifa não parece, mas é um prêmio literário, criado em 2005 para estimular à leitura e à criação poética, principalmente aos frequentadores do sarau da Cooperifa, um incentivo aos poetas que não paravam de chegar ao nosso quilombo, e as pessoas da comunidade de Piraporinha e entorno (Zona sul de SP) que viam na poesia um meio de comungar a palavra, e um caminho mais curto para o livro, e para a cidadania.

Mas o sarau da Cooperifa não é feito só de poetas, apesar de toda poesia que envolve o lugar, e com o tempo, outras pessoas de outras áreas culturais que fortalecem o movimento, também foram chamadas para serem premiadas, assim como alguns líderes de bairro, pessoas que frequentam assíduamente o sarau, professores, entidades, gente que faz e acontece, jornais, revistas, fotografias, eventos, o rap, o samba, espetáculos, etc.

Mas que principalmente tenham ou tiveram algum tipo de vínculo com a Cooperifa, que ajudam a promover, engrandecer e divulgar, através dos seus atos, tudo aquilo que o nosso movimento acredita: que uma outra periferia é possível!

.
Por isso, o prêmio, não é um presente aos melhores da periferia, até porque, são tantas as pessoas maravilhosas - e na sua maioria anônimas que ajudam a construir este país-, que não haveria prêmio para tantos guerreiros e guerreiras.

Axé para todos eles!

E se a gente pensar bem, para o que é que servem os prêmios?

Para os que lutam uma vida inteira, o suor, a lágrima e muitas vezes o próprio sangue, é quem determina quem são os heróis e as heroínas deste Brasil afora. E se o país ainda resiste a todos os tipos de injustiças e desigualdades, é porque eles existem, não os prêmios.

Quem dera os nossos braços fossem maiores para alcançá-los.

O Prêmio Cooperifa é um pequeno reconhecimento a estes heróis e heroínas que estão à nossa volta, ao nosso alcance, e que apesar de tudo e de todos, ainda acham tempo para sonhar, por si, e pelos outros. E que nem mesmo a dureza de um dia de trabalho ou a falta de, é capaz de afastá-los da busca pela poesia, o néctar tão necessário para suportar o doce e o amargo do dia-a-dia. E eles, nossos amigos e parceiros, por estarem tão perto, é mais fácil tocá-las (los), acariciá-los (las) premiá-las (los), e é o que a gente queria que também acontecesse em todas as quebradas onde os nossos olhos não vêem, e que infelizmente, muitas vezes, nossos ouvidos não escutam.

.
O Prêmio Cooperifa não dá retorno financeiro, muitas vezes, nem sequer prestígio, porque a eleição (sim, há uma eleição!), é feita por uma comissão de poetas e pessoas que coordenam o projeto, e de forma simples, os nomes são aprovados ou não, e mesmo depois de tantas discussões e contagem de votos, a gente sempre esquece de alguém. É a única hora que a gente sabe que o prêmio tem o seu valor.

Mas ainda assim vale o risco, um discurso não é nada sem a prática.

Há os que fazem. Há os que julgam. Gostamos de fazer. Já há juízes demais.

O Prêmio era para ser um abraço, na verdade é, só que nós o materializamos em bronze, na figura do aprendiz de sonhador "Sancho Pança" fiel escudeiro de Dom Quixote, para que os nossos amigos possam pendurá-lo nas prateleiras de suas casas, para que seus amigos possam ver que foram abraçados pela Cooperifa, assim, como nós fomos por eles.

É isso. Nada mais."

"Por uma periferia que nos une pelo amor, pela dor e pela cor."

Coração em chamas,
Sérgio Vaz
Aprendiz de sonhador...

.


LISTA DOS PREMIADOS DE 2008:..

4º PRÊMIO COOPERIFA/2008 -
SANCHO PANÇA - APRENDIZ DE SONHADOR

Andréia, Augusto, Seu Lourival, Jorge Esteves, José Neto, Ricarda, Lu Souza, Robson Canto, Cláudio Laureat, Sales, Valmir Vieira, João Santos, Casulo, Lobão Poeta, Fuzzil, Alan da Rosa, Elizandra, Akins Kinte, Silvio Diogo, Marcio Batista, Helber Ladislau, Sacolinha, Beso, Renato Vital, Fanti, Timbó, Fernanda, Lila e Barbara, Jair Guilherme, Rodrigo Ciriaco, Roberto Ferreira, Rose Umoja, Carlos Savazzini, Sergio Vaz, Harumi, Rose Dorea (Musa), Camila, Dill, Daniela Masceno, Mamba Negra, Cocão, Quênia, Jaimes Bantu, Tubarão (baixada santista), Fábio, André, Daniel (NCA), Ligia, Dona Edite, Alessandro Buzo, Berimba de Jesus, De Lourdes, Gastão, Ícaro, Grupo Espírito de Zumbi, Samba da Vela, Toni C. (Vermelho.Org), Grupo Versão Popular, Brau, Mendonça, Wesley Noog e Banda (cd "MAMELUCOAFROBRASILEIRO), Vicente, Antônio Eleilson, Banda Preto Soul, Ferréz, Záfrica Brasil, Grupo Periafricania, Ali Sati, Zé Batidão e Equipe, Ação Educativa, Instituto Umoja, Prof. Fábio, John Boicote, Sarau Elo da Corrente, Sarau da Brasa, Sarau do Binho, Sarau da Cidade Ademar, Tatiana Ivanovici, Sesc Santo Amaro, Site Bocada Forte, Site Rap Nacional, Cadernos Negros, Casa de Cultura M´Boi Mirim, Magrelas Bike, Capão Cidadão, Sacolão das Artes (Roberto QT, Rita e Josiel), Ponte Preta - Jd. Leme, Sopa de Letrinhas, Tribunal Popular – MNU, Eduardo Toledo – Fotografia, Revista Cultura Hip Hop, Revista Caros Amigos, Cine Becos e Vielas, Ewaldt, Marcelino Freire, DGT Filmes, Carlos Gianazzi,Prof. Toninho, Eliane Brum, João Wainer, Alan Leão, Global Editora, André Caramante, Nelson Maka - Blackitude – BA, Familia Trindade (Embú das Artes), GOG,Centro Cultural da Espanha, Jornalirismo, MV Bill, Fernandinho Beat Box, Dario Porte Legal, CIEJA, Escola Antonio Ágio, Escola Zacarias, Mano Brown, Diego e grupo, Conexão cultural ( jor/UNIFIEO), Prof. Gino, Biblioteca Heliópolis, Chico e Carla Pinheiro, Radio CBN, Jeferson De, Grupo Inquérito, Matheus Subverso, Programa Manos e Minas (Rapin Hood), EMEF Clemente Pastore, Coleção "Tramas urbanas"

.

3 comentários:

r.c. disse...

salve, maca.
tu recebeste os livros? dá um toque aê.

Anônimo disse...

Salve Rodrigo,
tudo certo?
Não, não recebi, mon!

Nelson Maca

Anônimo disse...

Salve Rodrigo,
tudo certo?
Não, não recebi, mon!

Nelson Maca