segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O que se passa no Haiti?

.

Carta de David Josué ao Presidente Lula
sobre as tropas brasileiras no Haiti


"PRESIDENTE LULA DA SILVA,

Alguma coisa desonesta se passa com os seus soldados no Haiti. Os soldados brasileiros fazem "raides" terríveis contra os habitantes de comunidades pobres e sem defesa no Haiti, deixando em sua esteira um rastro de sangue, lágrimas e mortes. A responsabilidade repousa em você, Presidente da Silva. Você é o seu comandante-em-chefe.

O que fazem os seus soldados ao povo inocente do Haiti é pior do que as forças armadas do Haiti foram acusadas de fazer.

Ninguém tentará diminuir a extrema importância de viver num estado de direito. Ninguém contestará a necessidade de obter um mandato de prisão apropriado antes que a corte apropriada peça a prisão do acusado e o envie à justiça. Mas um mandato de prisão coletivo que declara uma comunidade inteira criminosa é, em si, criminoso.

Presidente Lula da Silva, o que você diria a Fredi Romelus por sua perda terrível? Seu filho de um ano, Nelson Romelus. Qual foi seu crime ? Por que ele foi executado pelos seus soldados? Seu irmão de quatro anos, Stanley, que morreu por causa de um ferimento na cabeça causado por uma poderosa arma de fogo? Sua mãe, Sonia Romelus, morta quando ainda abraçava seu bebe, Nelson, qual é o seu crime?

Lelene Mertina, 24 anos, estava grávida de seis meses quando uma bala atravessou seu ventre, matando instantaneamente o feto. Do que era culpada para merecer isso?

Presidente da Silva, segundo o relatório da ONU depois de um combate, os seus soldados passaram 7 horas atirando sobre uma população desarmada. Eles gastaram 22.000 cargas de munição, sabendo que visavam alvos sem motivo. Não é possível que seja isso o melhor que o povo brasileiro tem a oferecer. Como isso pode ocorrer enquanto é você o presidente do Brasil?

O Dr. Martin Luther King Jr. nos lembrou que chega um momento em que o silêncio é uma traição. E você e seu governo ficarão silenciosos sobre essas atrocidades ?

5 de abril de 2008, 2º Encontro Continental, Cidade do México

David Josué"



Militante haitiano, membro da Coalizão « Power to the People » pela eleição de Cynthia McKinney Presidente dos EUA

Fonte: http://www.juventuderevolucao.org/index.php?option=com_content&task=view&id=296&Itemid=50

.......................................................


No processo de produção e execução do evento Blackitude + Zumbi: Estratégia Quilombola, ampliei meu olhar e fortaleci minha convicção do terror que significa a presença da tropas brasileira no Haiti, compondo e comandando as carnificinas das "tropas de paz" da ONU.

Assistimos, juntamente com os Irmãos haitianos Vox Sambou e Diegal, um vídeo terrível, mas necessário de ser visto por todos que tenham qualquer dúvida sobre o que se passa com uma parcela da população do Haiti.

Debatemos longamente o vídeo entre lágrimas contidas e derramadas na noite que, ainda assim, finalizou-se como uma verdadeira celebração poética. Um recital inesquecível, daqueles de lembrar as noites alucinantes das quartas santas da Cooperifa!

O vídeo em questão é
O que se passa no Haiti de Kevin Pina (2007)


Quem me apresentou este vigoroso e doloroso documentário foi o Rangel Blequimobiu, que cedeu a cópia em português que exibimos no evento.

Você já assistiu?

Estampado no rótulo do DVD, li parte da carta acima, que encontrei na Internet e agora partilho com vocês todos, para lembrá-los que também devemos nos manisfestar sobre a questão! David Josué esteve recentemente no Brasil, mas não teve a devida repercussão popular!

Por aqui, juntamente com outros ativistas, estamos planejando uma distribuição desse vídeo, para passarmos no máximo de lugares de Salvador, simultaneamente, em data e horário coordenados, juntamente com a distribuição dessa carta e outra de nosso próprio punho (ao mesmo ilustre destinatário).

Pode ser nacional, não é? Quem encara?

Nelson Maca - Blackitude.Ba

......................................................

what's goin on in haiti? - Part 1
.




what's goin on in haiti? - Part 2
.




.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Claudinho do BF que disponibilizou aquele vídeo viajou hj pro Haiti, e vai nos mandar relatórios diários sobre sua viajem, acompanhem no www.bocadaforte.com.br