segunda-feira, 5 de maio de 2008

O Intruso!

.
Residência Universitária


Um aluno que estimo muito, Flávio de Paula, trouxe-me esta foto de presente (impressa). Morei nesta casa durante 3 anos e meio de minha vida! Ela faz parte do conjunto de 3 casas de estudantes “mantidas” pela Universidade Federal da Bahia.

Foi inevitável a detonação em minha mente de muitos acontecimentos que marcaram minha estada neste lar. Ali dentro vivi um mundo em miniatura, estabelecendo alianças poderosas, batalhas terríveis e amores inesquecíveis. Amizades que duram até hoje. Rusgas que ainda me fazem perder o fôlego só de lembrar. Mas o saldo é positivo. Como digo num dos poemas de minha Gramática da Ira, só nós sabemos o segredo de andar descalço sobre as brasas acesas da fogueira de Xangô.

Entrei na casa como estudante e saí com duas graduações: Licenciatura e Bacharelado em Letras. Como acontece com muitos, este ritual de passagem, universitário, não matou nem adocicou minha alma rebelde. Não assimilei ideologias adversas, não engoli sapo de nenhum comédia ilustrado! Também a geleira acadêmica não estancou o poeta anunciado desde sempre em mim. Ao contrário, tive mais lenha na fogueira, pois influências também se dão pela inversão.

Acho que hoje entendo um pouco mais o significado da expressão:
“é preciso ter cultura pra cuspir na estrutura”.

Entrei e saí revigorado, por isso entendo a universidade como algo também urgente nos planos de nossas comunidades. De maneira crítica e revolucionária! Por isso, ensino, apesar de toda sorte de humilhações e violências que nos acompanham na vida estudantil e que não cessam em nosso trajeto docente.

Não nos iludamos: no ambiente acadêmico continuamos os “cristãos” lançados às feras.

Flávio, sua foto-presente despertou-me reflexões intensas!
Obrigado por despertar um tempo tão importante de minha vida de aluno carente e, portanto, com direito à residência universitária!

Nelson Maca – Ex-morador da R2 da UFBA -
Residência Universitária do Largo da Graça!

Nenhum comentário: