domingo, 28 de outubro de 2007

ENTREVISTA / Jairo - Periafricania (Rap)

.
Jairo (de vermelho), mc do grupo Periafricania.
Esse é o cara!!
Da primeira vez que estive na Cooperifa, dezembro passado, vi um blackão no maior corre, para as coisas funcionarem 1000 grau. Fiquei curioso, mas não tive atitude de me apresentar direito.
Como a vida nos trava, né nêgo!?
Mas voltei em setembro de 2007, e aí confirmei a grandeza do Jairo.
Ponta firme, talentoso, humilde... mas sem subserviência, Ce tá ligada, né nêga!?
O mais lôco: além de poeta e mc do Periafricania, o cara é taxero.
Viiixxxe, cê já penso, pai, você em Sampa sendo guiado por um amigo taxero e, não bastasse, o cara é poeta da Cooperifa e mc de um grupo peri-africanizado?
Então, mãe, aproveita e leia aí a entrevista que o gente boa cedeu ao Gramática,
e veja você mesmo a qualé do irmão.

Você já ouviu falar na Liga Africana Atual?
Pois é... Seja bem vindo à linha da guerrilha preta...
Vacile, não: a negadinha tá esperta - e tá se juntando cada vez mais!!

1-Jairo, tudo certo, soul brother?
Primeiramente, você pode dizer pra nós quem é, exatamente, você, nêgo?
. Sou um homem simples, um privilegiado por estar vivo.
.
2- Fala um pouco daquele rolê que demos lá na sua área, lembra? Sobre os bairros, os grupos de rap de lá, etc.
.Vixe! Mano foi muito loco uma honra estar com tantos guerreiros ativistas juntos, vai vendo, foi só aprendizado, o tempo vai passar e nunca irei esquecer daqueles momentos, sou realmente um privilegiado. Na nossa quebrada a gente tem muito muleke fazendo rap, todo mundo na correria, uns já consagrados, tipo Záfrica Brazil etc. outros nem tanto, quem tiver conteúdo compromisso com o movimento, responsabilidade na caminhada respeito com os mano e a familia com certeza vai vingar.
.
3- Dá pra falar, aqui, daquela fita sobre a importância da Cooperifa em sua vida?
. Mudou minha vida radicalmente, Cooperifa acrescentou algo que só acontece uma vez na vida de um mortal, eu via o mundo de outra forma, claro que ainda estou em processo evolutivo... mas o mais importante de tudo é que continuo. Conheci pessoas, fiz e faço amigos irmãos guerreiros de atitude, gente que faz e acontece no Brasil inteiro. Mano sem palavras. Cooperifa é muita responsa. Minha vida.
.
4- Como é ser taxero em São Paulo? Isso ajuda na hora de fazer Rap?
.Escolhi essa profissão pq não aguentava mais patrão. SP é um monstro. Liberdade! São varias cenas... injustiça, preconceito, pobreza... mas tem o lado cômico tbm, o produtivo, ensinamento... é um dia após o outro, cada dia um dia! Tem de tudo um pouco.
.
5- E o Periafricania? Faz um release do grupo pra nós.
.PERIferia AFRICA CidadaNIA (nome de uma poesia do Gaspar Záfrica). Grupo formado dentro da Cooperifa, com intuito de informar, incentivar a leitura o conhecimento. Formado por Claudia, Mario, Kennya e eu, sendo que o Kennya deixou o grupo dando lugar ao Felipe (Montanha). Lançamos um disco com 06 faixas e já participamos de eventos espalhado pelas quebradas em presídios, participamos tbm de duas Viradas Culturais etc. Enfim, estamos caminhando...
.
6- Quais as principais influências do grupo? E esse CD cheio quando aparece?
. O Funk, Tim Maia, a musica Afro, Racionais, Cooperifa, entre outros. O cd cheio com certeza em 2008, porém em breve estaremos lançando mais um demo com 04 faixas.
.
7-Há alguma relação do Periafricania com a questão Islâmica, ou Malês tem mais a ver com a questão poética?
. Na verdade tem a ver com os dois. Quem escreveu essa letra foi o Gaspar, o Kennya, Du Gueto e eu. O Gaspar vc conhece bem é um grande conhecedor da história Afro, o Kennya e o Du Gueto são Islã então jã viu...
.
8-Você já veio à Bahia? Que notícias você tem sobre nós? O que você conhece do hip hop baiano? fale a verdade, mesmo que doa... rsrsrs
. Fui a Bahia quando garoto, meu pai era Baiano de uma cidade chamado Seabra. Mano!!! To ligado que o movimento Negro ai é fortíssimo, levado com seriedade e que 90% dos habitantes são descendentes Afro. Só o Levante Malê fala por si só. Há e tem aquela história da calma, tranquilos aquele lance de meu rei! Rsrsrs. Brincadeira!!! Meu pai não era nada tranquilo. Acarajé, praias paradisíacas, alegria!!!
Com relação ao movimento Hip Hop na verdade não conheço muito, mas pelo que ouço por aqui dizem que é forte e sério, se possível envie algum material pra mim por favor. Quero muito ir pra Salvador; meu medo é não querer voltar pra essa cidade monstro.
.
9- Que pergunta você gostaria de fazer a você mesmo? E a resposta?
???????????? Vixe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!rs
.
10- Que pergunta você gostaria de fazer pros parceiro aqui de Salvador?
.Qual a visão que eles tem do Hip Hop Paulista?
.
É isso aí, rapa, quem quiser responder a pergunta do irmão, pode postar aí nos comentários!
.
One Love!

3 comentários:

Blequimobiu disse...

Salve Jairo,

Também fui privilegiado num rolé com você quando nos batemos no escritório da Ponto4, você tava pegando seu disco lá, e me mostrou este som ai sobre os Malês, falamos um pouco sobre o livro e de uma palestra intinerante sobre os pontos que realizei aqui com outros irmãos.

Eu acho muita coisa, mais prefiro dizer que não acho nada sobre o Hip-Hop Paulista, só queria deixar uma dica, o Google é um ótimo canal de pesquiza, tem muito sobre o Hip-Hop da Bahia e de vários outros estados pela Net, o Myspace é outra dica, na humilde mesmo.

Deixo aqui dois pontos de referências ligados ao meu trabalho. http://tocadiscopublico.blogspot.com e http://www.myspace.com/blequimobiu

Paz e vida longa a tod@s guerreir@s do gueto!

Anônimo disse...

Desculpem,mas esse cara é um péssimo vocal,voz hórrivel forçada sem presença de palco.sinto muito mas fui obrigado escultar essa merda de música!Te indico um curso de português e canto.vc é muito ruim ...péssimo mesmo.Acho melhor viver de taxi!oçha só suas letras não passam de cópias trocadas por poesisas.uma dica...Não cante mais!e vai aprender o que é RAP!

Anônimo disse...

'lixo de música!sua imagem é horrivel assim como a sua cara seu fracassado vc força muito já viu sua cara cantando?Vc deveria ir pra africa já que defende tanto ela!pergunto a vc o que a africa tem de bom e é economicamente importante ao mundo?não a afica é uma bosta de pais miseravel que trouxe essa cultura imunda ´pra cá desde samba a religiões afros.vodu,macumba e elemento como você que temos que aturar com esse rap copiado e transformado.seu rap é fraco sua presença de palco é forçada vc não é assim .vc é falso!Quer ser cantor de rap a força!vai fazer um curso de reciclagem de taxista e volte a trabalhar lá! .