quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ananias e Thina Balançam a Bahia Preta!

.
.
Dança de Rua invade a Tereza Batista

.



Em cinco edições, a partir de 01/11, projeto apresenta performances, competições e oficinas dos principais estilos do break desenvolvidos em Salvador



Um dos quatro elementos da cultura hip hop, o break começou a despertar o interesse da juventude periférica baiana a partir do final da década de 1980. Hoje, é praticado em vários bairros da cidade, como mostrará o projeto Dança de Rua Invadindo a Praça , um dos selecionados do edital Tô no Pelô, da Fundação Cultural do Estado. O evento, idealizado pelo grupo Independente de Rua, começa dia 01/11 e segue por mais quatro domingos (15/11, 22/11, 29/11 e 06/12), sempre a partir das 16h e com entrada franca., na Praça Tereza Batista.

Durante as cinco rodadas, o público assistirá performances com as principais modalidades da dança de rua, acompanhará as disputas individuais e entre grupos e também participará de palestra e oficinas. Tudo num diálogo direto com o rap, o grafitti e a discotecagem, os outros elementos do hip hop.”O projeto nasce da observação das potencialidades artísticas e da mobilização social nas rodas de dança de rua que já acontecem de maneira espontânea na cidade”, afirma o b.boy Ananias, que coordena o evento juntamente com os também dançarinos Thina Reis e Ricardo Oliveira.

Ananias e Tina estão a frente da roda de breaking que acontece às terças na Praça da Sé e é uma das mais tradicionais e duradoras da cidade. E é nas rodas que eles e outros amantes da dança de rua têm a oportunidade de exercitar estilos como locking, popping. b.boying, além do freestyle (estilo livre da dança de rua) e de fusões com a capoeira, o que reforça a identidade local do break. É um pouco deste clima que o grupo transfere para a Tereza Batista, possibilitando o encontro de dançarinos e interessados e também promovendo animadas disputas de b.boys (15/11), de coreografias (22/11) e popping (29/11). No último dia , acontece apresentações dos vencedores, que serão escolhidos por um júri de especialistas e receberão prêmios entre R$100 e R$500.

Fundindo diversão e lazer com uma preocupação sócio-educativa, o Dança de Rua pretende abrir espaço para o surgimento de novos grupos e talentos. Assim, a Bahia poderá estar inserida na participação de novos festivais, tanto locais, quanto nacionais e internacionais, movimentando o mercado da dança em novos contextos, sejam eles artísticos, sociais, pedagógicos e/ou profissionais.

.


Principais modalidades da dança de rua


Popping: é conhecido por duas características marcantes: os traços robóticos e os movimentos em forma de ondas.

Locking: com grande utilização de braços e pernas, tem como elemento definidor o “apontar” (algo como sinalizar) e “trancar” (espécie de travamento ou contração dos músculos).

B.boying : é o mais dinfudido e exige uma grande habilidade física do praticante, pois possibilita movimentos no solo, no ar e combinações coreográficas dos membros superiores e inferiores. Além disso, permite perfomances em forma de mímica e teatro.


Independente de Rua

.


Criado há 7 anos, o Independentes de Rua é um dos grupos mais atuantes da cidade na divulgação da dança de rua através de batalhas de b.boys, festivais de dança, apresentações em shows e oficinas de hip hop.

Atualmente formado por seis integrantes, tem na linha de frente os dançarinos Luis Augusto, o Ananias, Ana Cristina Reis (Thina), e Ricardo Oliveira. Ananias é um dos mais experientes e requisitados dançarinos de break do estado. Ele começou há mais de 12 anos, no pioneiro Primitivos do Rap, do bairro de Lobato, passando a atuar tanto artística como politicamente no Hip Hop.

Com experiência em vários estados e também no exterior, atualmente é aluno do curso de dança profissionalizante da Fundação Cultural do Estado. Thina é uma das primeiras mulheres a atuar na dança de rua por aqui e a incentivar as outras mulheres a praticá-la. Já Ricardo Oliveira é considerado o primeiro professor de Educação Física a praticar o estilo b.boy na Bahia.


Serviço

.


Edital
: Tô no Pelô
Projeto: Dança de Rua Invadindo a Praça
Quando: aos domingos (01/11, 15/11, 22/11, 29/11 e 06/12), 16h
Onde: Praça Tereza Batista (Pelourinho)
Entrada: franca


Programação


01/11 (Abertura)

16h – Grafitti e DJ Chacal
17h – Roda Livre de Break
18h30 – DJ Bandido
19h50 – Demonstração de modalidades de Break
20h – Show com o grupo de rap RBF – Rapaziada da Baixa Fria

15/11 (Batalha)

16h – Discotecagem – DJ’s Genoma e Bandido
17h – Batalha de B.Boys
Intervalos com Freestyle e Rodas Livres

22/11 (Concurso de Coreografias)

16h - Discotecagem – DJ’s Jarrão e Bandido
17h – Concursos de Coreografias de Dança de Rua
Intervalos com Freestyle e Rodas Livres

29/11 (Batalha de Popping)

16h – Discotecagem - DJ´s Bandido e Joe
17h – Batalha de Popping
19h30 – Desfile de Moda Hip-Hop
Intervalos com Freestyle e Rodas Livres

06/12 (Encerramento)

16h - Palestra Hip Hop: uma Cultura em Movimento (Nelson Maca)
17h - Oficinas de Dança de Rua (coreografia, popping , locking e b.boying)
19h – Apresentação dos vencedores das competições
20h – Show com o grupo de rap Opanijé

>>>>>>>>>>>>>>>>>

Assessoria de Imprensa: Ana Cristina Pereira (9176-5755 e anacristinap@gmail.com)
Mais Informações: Ananias (9195-4272); Thina Reis (8808-2860)

(Divulgação)


Textos: Ana Cristina Pereira
Fotos: Nelson Maca
Arte: Penga

.

Nenhum comentário: