domingo, 13 de setembro de 2009

Um filme sobre nós tem que ter nossa amizade!

.
.
Assista este curta-metragem!!

.
Ontem, domingo, estive na Jornada de Cinema da Bahia exclusivamente para assistir o filme Pode me chamar de Nadí do parceiro e novo amigo, Déo Rezende, com produção executiva da igualmente bem-chegada Tamylka. Só pra variar, conheci o Déo através do Sérgio Vaz, aquele carinha da Cooperifa.

Para ser mais exato, foi através do blog do poeta Sérgio Vaz (http://www.colecionadordepedras.blogspot.com/)
Lá, li uma referência ao blog do Déo
(http://www.oquintaldanegrada.blogspot.com/).

Resolvi dar um saque no endereço, pois com esse nome - viiixe - era impossível imaginar descompromisso com nós mesmos.

Fui e gostei: do blog e de ter ido!

Fiquei sabendo da existência do filme, do seu diretor e de sua produtora, Tamylka. Fiquei intrigado, pois dizia a sinopse tratar da história de uma pretinha em torno dos seus conflitos capilares e seu despertar para sua identidade visual positivo e do orgulho de seu cabelo Black.

.

Taí uma parte da turma do filme: Laila, de verde, manequim e atriz que, no filme, aparece como referência positiva da estética negra; Tamylka, de azul; Nadí, a própria estrela desse nosso drama - no filme e na vida real; e o Déo.

Lá, nas minhas leituras do blog O Quintal da Negrada, eu soube que o filme participaria da jornada de cinema da Bahia e que o Déo e a Tamylka estariam em Salvador agora em setembro. Estabelecemos contato virtual. Déo se mostrou interessado em construir o Fela Day em Fortaleza inclusive.

E lá fomos nós pro cinema: a Ana C., a Luiza Gata, a Lucinha Black Power e eu.

Lógico que queria que a família toda visse esse filme; principalmente as crianças. Batata: todos nos reconhecemos - lá na telona! E gostamos da linguagem do filme. Conhecemos pessoalmente o Déo e a Tamylka. Saímos juntos, tomamos sorvete na Cubana, assistimos um show de música africana da África mesmo (rsrs) no Pelourinho e mais e mais...

O resto será história de preto!

.


Enfim, destaco duas questões pontuais:

1- Por acaso, ontem foi o aniversário do Déo, mas foi ele mesmo quem nos trouxe o presente de seu filme e sua amizade que sei que só crescerá daqui para frente!

2- Que todas as pessoas que gostam de filmes consequentes sobre nós, e feitos por nós, devem assistir Podem me chamar de Nadí, curta de 18 minutos rodado em Fortaleza, Ceará.

O filme será exibido, novamente, na Jornada na quarta-feira, dia 16 de setembro, às 17:30, lá mesmo no Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha, na Praça Castro Alves.

Olhaí, negrada militante e simpatizante da causa, estamos em permanente formação de guerrilha cultural!

.

Não vá esquecer, hein!

Filme: Pode me chamar de Nadí (18 minutos)
Local: Espaço Unibandco de Cinema - Glauber Rocha
Data: dia 16 de setembro, quarta-feira, às 17:30.
Preço: 8,00 (inteira) e 4,00 (meia)

Obs. Já conversei com o Silvio Oliveira, que há muito se interessa pelo tema cabelo, e já estamos em campo para trazer o filme - para nosso circuito - de graça, com gente nossa assistindo, debatendo também para além da estética e sem concorrer a nada mais que nossa admiração e solidariedade na sua exibição e divulgação! Salvador e Alagoinhas terão, com certeza, exibições essenciais. Se possível, com o Déo e a Tamylka presentes, para celebrações e debates. Fiquei de tratar, pessoalmente, com eles ainda esta semana.

E você:
- Topa exibir Pode me chamar de Nadí na sua comuna?


Nelson Maca - Blackitude.Ba,
Pode me chamar de Exu Encruzilhador de Caminhos Consequentes!
.........................................


Déo comenta nossa postagem e a nova exibição de seu curta metragem
Pode me chamar de Nadí
!

Salve todos!

O Déo fez um comentário aqui no blog, falando da repercussão da divulgação (aí, acima) que fiz do seu belo e urgente filme Pode me chamar de Nadí. stou comovido: pela nova e boa mizade com este casal de Fortaleza (Déo e Tamylka) e por saber muiita gente séria do movimento social da negritude baiana foram assistir o filme.

Instiuições como o Instituto Cultural Steve Biko, Grupo Opanijé, Ceafro, Mídia Étnica, etc, estavam representados pelos guerreiros Silvio Humberto, Lázaro Erê, Claudia Alexandra eentre tantos outros). Porém ainda mais feliz fico com mais uma constatação de que juntos somos mais fortes.

Valeu por acreditarem em mim, meu povo negro! E lgo logo (outubro talvez) estaremos exibindo o filme numa grande rede de resistência negra da cidadae e do estado. Qualqur coisa, faça contatto no blackitude@gmail.com
........................................

Vejam aí as palavras do rapaz e digam se não é para eu tomar todo cuidado para não inflar meu ego demasiadamente (rsrsrs):


Graaande Maca...


Tive um dia daqueles aqui em Salvador. Nem deu pra te ligar, conforme prometi. É muita coisa acontecendo e a gente meio que indo na onda das grandes personalidades negras que conhecemos graças a você. Graças a você muita gente veio ver nosso humilde trabalho. Uma forma de fazer cinema na humilde, mas com grande força. Muito obrigado mesmo.

Silvio, da Stevie Biko, e a namorada dele apareceram por lá. Também a Cláudia - que já conhecíamos do trabalho da Ceafro em Fortaleza - e a Carol...

Enfim... muitissimo obrigado... vc nunca esteve tão presente mesmo ausente... pq todos te conhecem, cara... e vc é uma referencia muito positiva...

O Lázaro e a Laíla apareceram por lá também... o pessoal do mídia etnica... não lotou, mas deu muito mais gente do que na primeira apresentação... e eu fiquei sabendo dos grupos de rap daqui, de toda a cena lá no Pelourinho - que voltamos a visitar hoje - o comentario sobre a vinda do GOG, do Emicida...

Essa família aqui é FODA, guerreiro... conheci o Sankofa... uma figuraça... gostei muito dele... Preciso vir mais aqui... essa familia é muito numerosa, inteligente e guerrilheira...

Posso te chamar mesmo de Nelson Maca - o Exu formador de guerrilha...

Mais uma vez muito obrigado, irmão... nessa quinta estaremos saíndo pra Ribeira... à tarde vamos dar uma saída com a Cláudia do Ceafro... e a noite tem o evento de encerramento da Jornada...

A gente podia se reunir mais uma vez... muito obrigado mais uma vez pela mobilização e a homenagem no seu blog... abração, irmão... na Ana e nas meninas também... (a Tamylka adorou as meninas, que são mesmo adoráveis...)

(Déo)
.....................................


Visite o blog do Déo:
www.oquintaldanegrada.blogspot.com

.

Nenhum comentário: