segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O Comboio Blackitude Não Pára

.

Graffiti: Arte, Liberdade e Profissionalismo
Curso de Arte voltado para grafiteiros de Salvador promete balançar a sede da Caixa Cultural

Inicia-se nessa terça-feira, 13/11, o curso Graffiti: Arte, Liberdade e Profissionalismo. Acontece na sede da Caixa Cultural de Salvador sempre as terças e sextas, das19h às 21:30 até o dia 06/12. O curso é a primeira etapa do projeto Arte Graffiti na Galeria, aprovado no edital da Caixa Cultural, que, neste primeiro momento, atenderá 30 grafiteiros selecionados através de inscrição prévia. A segunda etapa, prevista para abril de 2008, será uma exposição coletiva com 10 grafiteiros, escolhidos os mesmos.

A atividade organiza suas abordagens através de três eixos básicos que tematizam a questão da transgressão na arte, um histórico do graffiti em Salvador e elementos relacionados às sua possibilidades artísticas e profissionais. Complementando essas discussões, haverá uma troca de experiência seguida atividade prática na cidade com um grafiteiro destacado na cena nacional e internacional. Organizado em forma de seminário com 14 palestrantes visitantes, o curso tem a coordenação do professor, ativista e produtor cultural Nelson Maca (UCSal, Blackitude).
.
Foto: Sora Maia

Em suas mais de 40 horas de atividades, o evento tem confirmadas as presenças ilustres da jornalista Ana Cristina Pereira (Correio da Bahia), do grafiteiro André Cunha (Neuro / O Clan Crew, editor do Zine Na Lata), do pesquisador e ativista cubano Carlos Moore (professor, biógrafo do músico Fela Futi), do agitador cultural Marcondes Dourado (vídeo-marker, performer), do professor Renatinho da Silveira (FACOM-UFBA, pesquisador, grafiteiro), do produtor cultural Rangel Santana (web designer), do pesquisador Roaleno Ribeiro Amâncio Costa (professor-diretor da Escola de Belas Artes - UFBA) e de fotógrafa Sora Maia. Outros nomes prometem confirmação ainda em breve, como o artista plástico Alberto Pita (Diretor do Cortejo Afro) e o grafiteiro Speto (SP). Além dessas personalidades, pretende-se um diálogo com os representantes da Caixa Cultural Salvador e IPAC no sentido esclarecer as possibilidades do gaffiti nas galerias do estado como um todo e da Caixa em particular.

Speto
Carlos Moore e Marcondes Dourado exemplificam bem o debate do binmômio arte x transgressão. O primeiro faz palestra sobre a o sentido revolucionário do grande nigeriano Fela Kuti e de sua núsica; o segundo aborda as possibilidade transgressivas do audiovisual. Renatinho da Silveira, Roaleno Costa e André Cunha (Neuro) fazem três abordagens singulares do grafitti: as experiências políticas da fase da ditadura militar e seus desdobramentos, o contexto da pop arte e o grafitti dos noventa para cá, dentro da cultura hip hop. Ana Cristina Pereira, André de Faria, Rangell Santana e Sora Maia têm a missão de problematizar elementos da profissionalização e divulgação da arte, levantando elementos complementares a um bom projeto, como a ampla e boa utilização da fotografia, a construção do portifólio e os mecanismos de divulgação nos ambientes impresso e digital.

A execução do projeto Arte Graffiti na Galeria está sob a responsabilidade da Pronto Comunicação e Cultura e do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. Tem a coordenação geral de Ika Danusa, sendo a coordenação do curso Graffiti: Arte, Liberdade e Profissionalismo de responsabilidade de Nelson Maca, que assina também a curadoria da respectiva exposição. .


.FICHA
O
quê: Curso - Graffiti: Arte, Liberdade e Profissionalismo
Onde: Caixa Cultural Salvador. Rua Carlos Gomes
Quando: De 13/11 a 06/12, de terça a sexta-feira
Mais informações:
- Caixa Cultural: 3322-0228/ 3322-0219
- Pronto Comunicação e Cultura
9119.5404 (Ilka Danuza) / agenciadecultura@yahoo.com.br
- Blackitude:Vozes Negra da Bahia - 8147-7552 / 3498.1993 (Nelson Maca) / blackitude@gmail.com

Nenhum comentário: