terça-feira, 13 de novembro de 2007

Furacão Blackitude: O Pelourinho Vai Tremer! E o Céu Mudar de Cor

. .
Literatura Negra
e Cultura Hip Hop com
Consciência

Entre os dias 21 e 15 de novembro, a Praça das Artes, no Pelourinho, será palco do Pelourinho na Rota da Rima, iniciativa que aproximará várias linguagens artísticas, mas terá como cerne a literatura negra brasileira.

Opanijé (Bahia)

Estruturado como seminário-espetáculo, o evento propõe uma aproximação entre o texto dos mestres Luís Gama, Lima Barreto e Abdias do Nascimento com os dos novos poetas da negritude, com destaque para aqueles oriundos da cultura hip hop. Entre os convidados - professores, pesquisadores, poetas, atores – destaque para as presenças do rapper brasiliense GOG e do grupo paulista Z’África Brasil, que fazem shows na abertura e no encerramento.
.
B.Boy Ananias (independente de Rua)
.
Idealizado e produzido pelo coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia em parceria com o Pelourinho Cultural, o projeto se encaixa nas atividades do mês da consciência negra. “De nosso modo, reverenciamos Zumbi dos Palmares com menos festa, mas com uma ação efetiva.
.

O objetivo central é discutir autores da chamada literatura negra brasileira, transitando pela poesia, prosa, drama e música”, explica Nelson Maca, do coletivo Blackitude, que coordena o Pelourinho na Rota da Rima.
.
Neuro (O Clan Crew)
.
Durante os cinco dias, a reflexão e a diversão se equilibram em aulas ilustradas, recitais, grafitagem e performance de teatro e dança. A programação, de quarta a sábado, começa sempre às 13h, com um grafiteiro executando ao vivo um trabalho relacionado aos temas do dia: os convidados são Limpo, Lee 27, Roque e Dimak.

GOG (Brasília - Periferia)
.
Na abertura, o destaque fica por conta da trajetória do cantor e compositor Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido como GOG, que será tema da palestra O poeta do rap, ministrada por Nelson Maca (UCSal), das 14h às 17h. A partir das 19h, o próprio GOG, que tem uma trajetória solidificada em duas décadas de rap e oito discos gravados, mostra ao vivo as canções de Aviso às Gerações, seu último cd. Antes de GOG, acontece o recital de poesia negra com os Poetas da Blackitude. O rapper brasiliense dividirá a noite com o grupo de rap local RBF – Rapaziada da Baixa Fria e interagirá com os dançarinos de break do grupo Independente de Rua, o grafiteiro Neuro e o DJ Joe.
. Abdias do Nascimento (Mestre de todos nós)

Nos dias seguintes, acontecem as palestras Abdias do Nascimento – Negro Drama, com o ator e diretor teatral Ângelo Flávio, que contará com a leitura dramática de um texto de Abdias pelo Coletivo de Atores Negros Abdias do Nascimento – CAN; Lima Barreto: Sentimento íntimo e luta coletiva, com a professora Sueli Santana (UNEB), e Luís Gama: Gênese da literatura negra brasileira, com o professor Sílvio Roberto (UNEB). As três palestras têm como público alvo professores, estudantes e a juventude e estão linkadas à Lei 10.639, que propõe a obrigatoriedade dos conteúdos africanos-brasileiros no sistema educacional brasileiro.
.
Lima Barreto
.
No encerramento, o Pelourinho na Rota da Rima tem o prazer de promover o primeiro show em Salvador do grupo paulista Z´África Brasil, que tem se destacado no cenário nacional, e até internacional, com um rap que trabalha com sonoridades afro-percussivas e com letras que tratam aspectos do cotidiano do povo negro brasileiro.
. DJ J.O.E

O show começará às 18h, e a participação local fica por conta do grupo Opanijé, do grafiteiro Peace e novamente dos dançarinos do Independente de Rua e do DJ Joe. Toda a programação tem entrada franca, porém a participação no seminário depende de inscrição prévia, que pode ser feita na sede do Projeto Pelourinho Cultural, no largo do Pelourinho, casa 12.
.

Z'África Brasil (São Paulo)

2 comentários:

lika disse...

ops eu voub estar lá !!!
posa maneiro esse lugar aqui Maca..Onde podemos saber o q está rolando por aqui....
Muito bom...
bjkas

Lika TFC..

Nelson Maca disse...

Valeu,
volte sempe, então!

Nelson Maca