terça-feira, 1 de junho de 2010

A Poesia Vale a Pena!

.
.
GOG, Akins Kintê, Rio e Nós...
Só a Poesia Salva!


.


Quarta feira passada, 26.05, mais uma vez, o Sarau Bem Black me surpreendeu e surpreendeu a todos que costumam freqüentá-lo. A poesia em si pode ser uma ação independente, possível de se fazer totalmente na solidão; e tão barata que pode até dispensar papel e caneta. Mas, para partilhá-la olho-no-olho, palavras-ao-ouvido, é preciso voz, ouvido, vontade, estratégia e por aí a afora... No entanto, sem cumplicidade não há sarau que se justifique e sustente.

Pra mim, Poesia é Comunhão; Sarau é Ritual. E o resto... é resto!

De repente ali, no Sankofa African Bar, do nada, pinta o Poeta do Rap Nacional: GOG. Caramba, eu nem sabia que o irmão estava na cidade. É sempre uma inspiração sem tamanho receber o Genival Oliveira Gonçalves, mas, assim, de surpresa, foi demais. Alguma coisa em mim acionou o botão da inspiração. Tentei declamar como nunca: eu não poderia decepcionar o mestre da rima! GOG acompanhou o sarau todo e, como goste de dizer o Lázaro Erê: soldado no fronte é soldado na guerra! GOG brindou-nos com “A rima denuncia”, “Brasil com P” e mais poesias e sábias palavras de incentivo à luta com versos... ou não.

.


Conversamos muito antes e depois da poesia. Para ser exato, atravessamos a noite. Quatro e meia da manhã de quinta entrei em casa. Logo depois, por volta das 10:30 da manhã, GOG chegou lá em casa. E o papo continuou. O poeta dividiu com a gente aquele velho almoço de improviso (fim de mês, né parceiro? Grana zero, armário vazio, geladeira daquele jeito...), mas de gosto superior! Ali na mesa: Maca, Lucinha, Luiza, GOG. O cara já é da família - mesmo que não quisesse (rs)!

Tudo pronto, poetado, conversado, descansado, almoçado, partimos para o fechamento das demandas de mais uma visita do Poeta à Bahia Preta: finalmente pude apresentá-lo ao Mestre Carlos Moore! Mas isso não dá para descrever! Um dos assuntos: Fela Kuti!

Quem viver verá os desdobramentos.

.


- GOG, esta postagem é principalmente para dizer “tamo junto, irmão!” O Amor e a Ira são mesmo o cimento do edifício da revolução! Obrigado pela surpresa!!

Mas o Sarau Bem Black ainda nos reservava mais: o Akins Kintê havia me ligado na véspera. Disse que estava em Salvador, pintaria no sarau, e pediu para fazer umas imagens. Vindo dele não encarei como um pedido, mas apenas comunicado (A casa é sua Akins). E assim foi: pintou, declamou, filmou... Já é uma um tradição: terceira vez do bom poetinha da negritude rebelada da paulicéia enegrecida com a gente. E, pela terceira vez, ganhou a platéia com sua poética quase prosa malandra até a medula. Encantatória grau a grau degrau acima.

O Akins começa devagar, fala tranqüila, como quem não quer nada. Depois cresce num acelerando incrível! Quando percebemos, já era, estamos seqüestrados pelo poeta que aí, sim, domina a cena sem vacilar. Meio ginga de capoeira, meio drible de várzea...

.


- Akins, você já sabe, né?

Esses sãos os dois ilustres poetas visitadores de outras plagas. Somados às performances dos poetas frequentadores do sarau, o clima chegou a 1.523,59 graus. Lázaro Erê e Rone Dundum (Opanijé), Robson Véio, Leandro, Sueide kintê, Lucinha Black Power, Luiza Gata, Daniel (mais um erê-trapezunga) e outros mais.

Com eles, o Sarau Bem Black deixa de ser sonho e se torna fato.

Mais ainda tinha mais: uma galera bacana e positiva do Rio de Janeiro, presente na cidade para um encontro nacional de estudos e ações culturais, pintaram também lá no Sankofa. Estabelecemos um frutífero contato e já começamos algumas articulações para um futuro próximo. Tudo indica que, muito em breve, o Rio de Janeiro deve receber parte do Sarau Bem Black. O contato com o grupo se estendeu na quinta, depois do show do Opanijé, no projeto D’Áfricas Hip Hop, na sexta, no Sarau Bem Legal de domingo (30.05).

Ah, todos são estudiosos, pesquisadores e professores de literatura, além de escritores, artistas ou produtores culturais. Quero mandar aqui um salve para essa galera do Rio “40 degraus” através de Abel (chorão e versador), Adriana, Victor, João, Lívia...

- É nóis, hein!

Tenho dito: O que a poesia uniu o homem não separa.

Então, depois deste destacado encontro literário entre Bahia, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, só no resta pedir a Luís Gama de Oxalá, Solano Trindade de Xangô e Oliveira Silveira de Ogum – nossa tríade anti-parnaso-ariana – que continuem preservando a integridade de nosso corpo e mentes, e empretecendo cada vez mais os nossos versos.

.


No domingo, antes de ontem, aconteceu a sétima edição do Sarau Bem Legal lá na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no Largo de Nazaré. Nosso sarau infantil acontece uma vez por mês, sempre no último domingo da 10h às 12h30min.

A cada dia fica mais louco!

Além de poemas de Alice Ruiz e Arnaldo Antunes, fizemos uma homenagem especial à poeta Helena Kolody. Com direito a muitos Hai Kais e Tankas desta incrível escritora paranaense, e também um grafite figurativo acima da média feito pelo bom e parceiro grafiteiro Finho.

É incrível como a criançada vibra com tudo isso. Elas, mais que ninguém, estão me gritando com a voz e com o corpo: "A Poesia vale a pena!".

Amanhã, quarta feira, 02.06, é dia de mais uma edição do Sarau Bem Black. Estaremos lá, vigorosos como sempre. O Bem Black acontece sempre no Sankofa African Bar a partir da 19h (o início das da poesia é às 20h).

Sexta feita, 04.06, nosso grupo mirim - Este Tal Recital – se apresenta no sarau semanal promovido pelo Centro Acadêmico de Letras da Universidade Católica de Salvador. Acontece lá no campus da Lapa e o início é 17h30min.

África! One People! One Love!!

Com Respeito,
Nelson Maca – Exu Poético Interestadual P M G XG

Fotos:
1. Sarau Bem Black (imagem do flyer)
2. Maca e GOG (na Bahia Preta - faz tempo...)
3. GOG (dos tempos do Tarja Preta)
4. Akins Kintê (das antigas... rsrs)
5. Sarau Bem Legal (by Fernando Gomes)
.

2 comentários:

Cris Pimentel disse...

Olá,salve!salve! Mestre Nelson!
Testemunhei a maravilha que foi a sétima edição do sarau bem legal, com as crianças,não dar para descrever..........muitoooooo bommm! Sou a amiga de Ligia,e mãe de Stefane,agora amiguinha de sua maravilhosa filha. Falamos sobre um grupo em M Gordo, preciso marcar um dia com vc para começar.Meu e-mail:christapimentel@hotmail.com
Espero um contato, obrigada e lembraças a familia.

Rafael Medeiros disse...

No próximo eu afogo a timidez em uma dose de Whisky barato e vou lá!

Nelson, adicionei sua foto num álbum meu do ORkut chamado "personalidades que me instigam". Espero que não fique bolado hehe.

Abração!