terça-feira, 8 de junho de 2010

O Pelourinho continua Bem Black!

.

Sarau Bem Black!
Palavras Faladas da Blackitude

.


Alta temperatura poética no Pelourinho

Realizado pelo coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia, o Sarau Bem Black continua a pleno vapor nas quartas do Sankofa African Bar (Pelourinho). Com entrada gratuita, o projeto valoriza os versos divergentes, recebendo artistas que lançam olhares diferenciados para a literatura e cultura geral da Bahia e do Brasil.

.

Em atividade desde setembro de 2009, o sarau é conduzido pelo poeta e professor de literatura Nelson Maca (eu - rsrs), contando ainda com os apresentadores Lázaro Erê, Sandro Sussuarana e Iara Nascimento. Todos se alternam, recitando poemas e convocando ao palco os poetas voluntários e os convidados previamente. O microfone é franqueado à contribuição da platéia de forma geral. Tudo devidamente anunciado, intermediado e comentado pelas vinhetas musicais conduzidas pelo Dj Joe.

.

A noitada se inicia às 19h com a discotecagem. O recital de poesia em si é aberto às 20h pelos rappers - e literalmente manos - Lázaro Erê & Rone Dundum do grupo Opanijé, com a música “Encruzilhada”, a saudação a Exu que abre o evento desde a primeira edição. Dando continuidade à abertura, seguem as performances das poetas mirins Luiza Gata e Lucinha Black Power, momento denominado Erês e Trapezungas. Após as crianças, começa as declamações dos demais poetas: apresentadores, poetas residentes, convidados e voluntários da platéia. Ao final, volta o Opanijé, para um rap de desfecho. Pelo menos até a chegada da próxima quarta feira...

.

As interferências musicais desta semana presta uma homenagem muito especial à cantora Lady Zu, monumento histórico da black music brasileira. Com certeza essa trilha sonora sacudirá o sarau. Músicas como “Vem dançar” e “A noite vai chegar” marcaram toda uma geração das pistas de dança do Brasil. Lady Zu vem compor a galeria musical do Sarau Bem Black, que já homenageou Fela Kuti, James Brown, Bob Marley, Tim Maia, Gilberto Gil, Alpha Blondy, Ilê Aiyê, Prince, Caju & Castanha, Olodum, Steel Pulse, Faces do Subúbio entre outros. Cada semana um nome da musica negra mundial é lembrado.

O Sarau Bem Black tem sido realmente um espaço de encontro semanal para quem gosta de ouvir e recitar poesia e também para aqueles que desejam conhecer outras vozes da cultura soteropolitana. Reservando espaço para quem quiser mostrar seus versos, o sarau tem preservado seu o caráter democrático.

Convidados:



Na próxima edição (09.06), dois importantes nomes da poesia baiana e brasileira atual elevam a voltagem do evento: Mc Freeza e Róbson Véio. Freeza é poeta e rapper d’O Quadro de Ilhéus, grupo que tem se destacado na cultura hip hop nacional. Robson Véio é consagrado compositor e vocalista do hardcore rock soteropolitano e nacional (Nodil, Lisergia, Lumpen...).

.

Eles dão continuidade à boa galeria dos convidados que tem sido convocados a participar do Sarau, a exemplo de José Carlos Limeira, Jocélia Fonseca, GOG (Brasília), Iara Nascimento, Giovane Sobrevivente, Hamilton Borges Walê, Landê Onawale, Caj Carlão, Akins Kintê (SP), Zinho Trindade (SP), Juraci Tavares, dentre outros.

...........................................

Serviço



Evento: Sarau Bem Black
Quando: quarta-feira (09.06.10), a partir das 19h
Onde: Sankofa African Bar (Rua Frei Vicente, nº 7, Pelourinho)
Entrada franca.
Convidados: Mc Freeza – Robson Erê

*DJ Joe toca Lady Zu!

Informações: blackitude@gmail.com

*Fotos:
1. Flyer by Penga
2. Nelson Maca by Lucinha Black Power
3. Dj Joe by Nelson Maca
4. Lady Zu (Divulgação)
5. Robson Véio by net
6. NêgoFreeza by Luciana Nascimento
7. Sankofa by net
.

Nenhum comentário: