sábado, 15 de janeiro de 2011

Lançamento/ HIP HOP: Dentro do Movimento

.
.
O Maquinista não Pára

.
Alessandro Buzo lança novo livro dia 20.01.11


Salve, Rapa!

O Maquinista do Trem dos Suburbanos Convictos, meu amigo Alessandro Buzo, lança seu novo livro na próxima quinta-feira, dia 20 de janeiro às 19h:30min. A rapa vai se reunir lá na Livraria Suburbano Convicto - Bixiga, para celebrar mais esta ousadia da Periferia Orgulhosa que insiste em manter a cabeça em pé!

Desta vez o assunto do escritor das quebradas do Itaim Paulista é Hip Hop. E, novamente, o parceiro está sendo publicado pela editora Aeroplano do Rio de Janerio. Eu, Nelson Maca, Poeta Exu Encruzilhador de Caminhos, e a Blackitude, fujona e rebelada, daqui do nosso quilombo da Bahia Preta, saudamos a chegada e desejamos uma longa estrada ao novo "rebento" do Maquinista.

Uma pá de gente boa deu entrevistas e depoimentos para a obra. Não há dúvida que se trata de um bom panorama para aqueles que gostam e querem compreender a cultura Hip Hop no Brasil sem intermediações estranhas no ninho.

Eu também tive o prazer de conceder entrevista para esse trampo. Na humilde, dei algumas idéias sobre o que penso e porque estou no hip hop nacional. Achei bacana ter "baiano" na fita. Não que eu me ache ou queria representar alguém ou algum lugar, mas porque trabalho com determinação e sinceridade pelo Hip Hop BA vivo e original para além do eixo RJ-SP.

.
Espero, em breve, ter o Buzo por aqui novamente. Há algum tempo, tamo matutando a gravação do quadro Suburbano Convicto (que ele apresenta no Programa Manos e Minas / TV Cultura-SP) em Salvador com os "buffalos soldiers" da Blackitude. Parece que agora o barato tá mais perto de virar...

Então será uma boa ocasião para lançarmos "HIP HOP: Dentro do Movimento" e também exibirmos publicamente o filme "Profissão MC", outra autoria do Alessandro Buzo. Quem sabe o Criolo Doido - rapper fenomenal - que desempenhou o papel de protagonista na "ficção" não vem junto!

Já pensou: cinema, literatura, televisão, sarau, hip hop... tudo junto com os Suburbanos Convictos da Bahia Preta? Viiiiixe!!!

A Encruzilhada é d'EXU!!


Nelson Maca - Blackitude.BA

............................................

A Resenha do Livro



"HIP HOP : Dentro do Movimento"

"Alessandro Buzo entrevistou cerca de 70 pessoas no ano de 2010. Assunto: HIP HOP. Falou com grandes nomes do RAP NACIONAL Com militantes do Acre, Piauí, Bahia e vários outros estados. Conversou também com a Lucia Teninna da Argentina, onde está em andamento a articulação para o lançamento do livro em beve.

Segundo o autor, muita gente boa ficou de fora porque, por vários motivos, não foi possível desdobrar contatos efetivos durante os meses de produção do livro. Mas a rapa reunida na história não é pouca. Por isso uma das intenções da empreitada é que a ela sirva de fonte de pesquisa, para que os interessados tenham acesso ao que se pensa de 'DENTRO' do Movimento.

Tudo que você queria perguntar sobre HIP HOP, e não sabia pra quem, Alessandro Buzo perguntou pra nomes de destaque como Dexter, GOG, Thaíde, Rappin Hood e outros. Pegou depoimentos de pessoas bacanas - como Fernando Bonassi, Negra Li , etc - sobre o Hip Hop.

Enfim, o livro é mesmo o que diz a Heloisa Buarque de Holanda no prefácio: '- Uma história de Rap em três meses ... Será? Hesitei um pouco, mas resolvi arriscar. Na semana passada recebi a primeira versão dos originais prometidos e me surpreendi. Para uma professora de longa data como eu, uma história do RAP obedeceria a metodologias de mapeamentos, pesquisas em diversas fontes, análise e interpretação de dados, enfim, rituais do pesquisador ou do historiador acadêmico. Mas o livro que o Buzo me ofereceu não ía por ai. Era um papo de mano, praticamente ao vivo, uma conversa de mesa de bar, gostosa, cheia de pistas e novidades.'

.

O 'Maquinista' Alessandro Buzo diz que a idéia era essa mesmo, por isso 'DE DENTRO DO MOVIMENTO' é a nossa história - como já foi dito pelo filme 5X Favela no cinema - só que agora na literatura também é 'POR NÓS MESMOS'

Para Buzo - ainda que ele se declare suspeito pra dizer - 'além de lindo, o livro é um documento histórico do HIP HOP, não escrito apenas por mim, mas por cada um que deu entrevista (teve gente que não quis, outros não trombei) ou depoimento...'

E essas pessoas são:

Dário (Porte Ilegal-SP), Nelson Triunfo (SP), Alexandre de Maio (SP), Rappin Hood (SP), Markão II (DMN-SP), Thaíde (SP), Cleber (Ao Cubo-SP), Tio Fresh (SP Funk-SP), Toni C (SP), DJ Cia (RZO-SP), Crônica Mendes (SP), Douglas (Realidade Cruel-SP), Pregador LUO (SP), Freitas (Radar Urbano-SP), B Dog (Rapevolusom-RJ), DJ Cortecertu (Central Hip Hop – SP), Juliana Penha (de SP, atualmente mora em Portugal), Maria Amélia (SP), Cabal (SP), Jéssica Balbino (MG), Celso Athayde (CUFA-RJ), DJ Fex (Arquivo Negro-PR), Gaspar (Z´Africa Brasil-SP), GOG (DF), Augusto do Hip Hop (Acre), Gil BV (PI), DJ Raffa (DF), Ariel Feitosa (DF), Japão (Viela 17-DF), Nelson Maca (Blackitude-BA), Léo da XIII (RJ), Dudu de Morro Agudo (RJ), Mandrake (Portal Rap Nacional SP- Atualmente SC), DJ Dico (de SP, atualmente mora em Portugal), Zinho Trindade (SP), Fex Bandollero (SP), Grand.E (SP), Mikimba (SP), Aninha (Atitude Feminina-DF), Pathy de Jesus (SP), Re.Fem (RJ), Nina Fideles (DF, atualmente SP), Bonga (SP), Dingos (SP), MC Marechal (RJ), Emicida (SP), Kamau (SP) e Parte Um (SP)"

Há depoimentos de Adunias da Luz (SP), Paula Lima (cantora), Fernando Bonassi (escritor e roteirista-SP), Negra Li (cantora-SP), Tubarão (Du Lixo-SP), Tom (Função RHK-SP), Renato Vital (SP), Jefferson Leandro (Tonhão-MG), Zulu Tiquinho (SP), Corvo (Família Pic Favela-SP), Gordinho (Primeiro Ato-SP), Tio Pac (cineasta da Cidade Tiradentes-SP), Lúcia Tennina (Argentina) e Walter Limonada (SP).

Participaram ainda Criolo Doido (4a capa) e Gil Ponés.

'Vão dizer que é formação de quadrilha... mas é apenas o 'RAP', aquele que nasceu na periferia e é 'NOSSO' na alegria e na tristeza, nas fase boa, ou nas 'osso'. É nosso, por nós mesmos. Boa leitura!', complementa Alessandro Buzo."

(DIVULGAÇÃO)
...........................................

A Celebração da Obra!

.

FICHA

Lançamento / HIP HOP: Dentro do Movimento
Autor: Alessandro Buzo (Suburbano Convicto)

Editora: Aeroplano (Rio de Janeiro)

Data: 20 de janeiro de 2011 - às 19h:30min
Local: Livraria Suburbano Convicto / 11-2569.9151
- Rua 13 de Maio, 70 (2º andar) - Bixiga - SP

email - suburbanoconvicto@hotmail.com

Fonte: www.buzo10.blogspot.com


"O Trilho Poético Suburbano é Convicto!"

.

2 comentários:

Suburbano Convicto disse...

Amigo, obrigado por cada palavra.....breve estaremos baixando ai....saudades dos amigos e rolês da Bahia Preta, quero ir lançar no SARAU BEM BLACK.
Uma honra entrevistar vc no livro....
Nóis q ta
Alessandro Buzo
www.buzo10.blogspotcom

Taízinha disse...

Puts! Cada dia que passa, cada coisa nova que leio do Buzo , aumenta ainda mais minha admiração por ele.