segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cooperifa: Sonho ou Realidade?

.
.
"Até parece um sonho que virou verdade"
.


3ª MOSTRA CULTURAL DA COOPERIFA - de 29/11 a 05/12

A Cooperifa completou 9 anos de atividades poeticas na periferia de São Paulo, e para comemorar vai realizar a 3ª MOSTRA CULTURAL que vão do dia 29/11 a 5/12 com atividades que incluem Dança, Literatura, Recreação, Cinema, música, e farta distribuição de livros infantis. Neste ano, toda a programação será voltada para formação de público, por conta disto todos os eventos acontecerão nas escolas públicas (CEU Campo Limpo, EMEI Clarice Lispector, Escola Pracinhas da FEB, Escola Profª Carolina Rennó, Escola Anna Silveira Pedreira, Escola Antônio Ággio, EMEF Mauro Faccio Gonçalves Zacarias e Escola Oliveira Viana) que ficam na região do Jardim São Luiz, Parque Santo Antônio, Jardim Guarujá, Jd. Vaz de Lima e Jardim Ângela, terreno fértil para semear gosto pela leitura e arte em geral. Umpovo que lê, enxerga melhor. graças às parcerias do Centro cultural da Espanha e SESC Santo Amaro, todos os eventos são gartuítos.Será um grande encontro da literatura e arte em geral com a juventude da periferia. E um grande ensaio para a festa de 10 anos da Cooperifa que acontecerá em 2011. Sejam todos bem-vindos(as).

Para conferir toda a programação click aqui

(DIVULGAÇÃO

..................................................................


Tive a honra de participar da II Mostra Cultural da Cooperifa no ano passado. Que experiência maravilhosa! A Cooperifa dá uma aula de como perceber e potencializar as positividades periféricas em prol da igualdade.

Qualquer governo bem intecionado (pelo menos seu secretário de cultura e educação) deveria ter a humildade de sujar seu límpido sapato de verniz na lama crua da rua do povo altivo para saber e entender como a Cooperifa age na base.

E, com esse exemplo, fazer do que já é uma "revolução" sadia - com "r", viu! - na célula um método de ampliação para atacar o tecido doente que tem se tornado a educação e a cultura por culpa dos centros "blindados" que ainda determinam e eternizam as tagédias culturais das cidades. Ou seja, aproveitar as experiências particulares comunitárias como modelos, para "transgredir" a falta de interesse e criatividade de suas gestões públicas universais

Às vezes penso que o Brasil peca pelo excesso de doutores "bem intencionados" que estão longe das realidades que correm além de seus gabinetes, escritórios, laboratórios e jardins.

Cooperifa, meus Parabéns, sempre, pois sei que essa sua III Mostra Cultural não se trata de uma ação eleitoreira pontual ou de uma reação animal iistintiva. Muito menos de um projeto caça-níquel tirado da cartola como se vê tantos por aí (e que captam milhões em incentivos).

Passei dias na Cooperifa em agosto e presenciei a correria louca que faziam à época, para que isso, agora, pudesse acontecer na base: nas escolas públicas e com a juventude principalmente. Tudo no equilíbrio da lógica poética-racional-amorosa altamente cooperativada que te fundamenta há nove anos, em coletivo, e, tenho certeza, presente há bem mais anos na cabeça, coração, pernas e mãos dos indivíduos que te dão organicidade contínua.

Nelson Maca - Cooperifa.BA

.

Um comentário:

Banca dos B-Boyzz disse...

Grande Poeta Macá !

Sua presença aqui no Rio, pela UERJ, só fortaleceu! Parabéns pelas vitórias, força nas batalhas e divergência sempre!

O cabeção de Zumbi não será esquecido! Tamo nessa!
1 braço - Poeta Xandu