sábado, 6 de novembro de 2010

De Solano a Zinho Trindade

.
.

Solano Trindade
Ícone da Negritude
ganha homenagens em Salvador


Escritor será destaque no IX Encontro do PROLER e nos saraus da Blackitude; eventos, de amanhã a quarta, conta com a pr
esença de Zinho Trindade, seu herdeiro


No mês da Consciência Negra, o coletivo Blackitude e o PROLER Salvador fazem uma parceria para homenagear o poeta e ativista negro Solano Trindade (1908-1974). O escritor pernambucano será destaque na programação do IX Encontro do PROLER, que acontece domingo (07) e segunda (08) na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), em Nazaré. Também será homenageado nos dois saraus promovidos pela Blackitude: o Sarau Bem Legal, programa infantil que acontece neste domingo, às 11h, também na Monteiro Lobato, e no Sarau bem Black, na próxima quarta-feira (10) no Sankofa African Bar, Pelourinho. As atividades, gratuitas, conta com presença de Zinho Trindade, bisneto do homenageado.


Nascido em 1908 em Recife, Solano foi poeta, pintor, ator e folclorista. Escritor da resistência negra, iniciou suas atividades nos anos 30, escrevendo e participando de eventos importantes como I e do II Congresso Afro-Brasileiro e fundando a Frente Negra Pernambucana e o Centro de Cultura Afro-brasileiro. Solano fixou residência em São Paulo na década de 50, criando, na cidade de Embu, um pólo de cultura e tradições afro-americanas e o Teatro Popular Brasileiro –TPB, onde desenvolveu intensa atividade voltada para o folclore e para a denúncia do racismo. Solano publicou os livros Poemas de Uma Vida Simples (1944) e Cantares do Meu Povo (1963).

.


Para apresentar o trabalho de Solano aos baianos, os evntos contam com a participação especial do músico e escritor Zinho Trindade, bisneto de Solano que abraçou a missão de difundir e atualizar a herança familiar. À frente da banda O Legado de Solano Trindade, Zinho funde expressões da cultura popular tradicional com as novas linguagens da cultura hip hop, Em Salvador, além da presença amanhã na BIML, ele bate-papo com o público do Sarau Bem Black e lança em Salvador seu primeiro livro de poemas, Tarja Preta, lançado em setembro passado. A obra, organizada pelo poeta e professor Nelson Maca, do Coletivo Blackitude, reúne poemas e letras de música. O projeto gráfico e a edição do livro são do coletivo paulistano Poesia Maloquerista.


IX Encontro do PROLER
.


Acontece domingo (7) e segunda (8) na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. E presta homenagem especial a Solano Trindade. O evento conta mesas temáticas, teatro infanto-juvenil, oficinas, sarau literário e arrastão poético. A abertura será domingo pela manhã, a partir das 9h, com uma mesa sobre a produção e representação política de Solano Trindade, com participação de Zinho Trindade, seguida do já tradicional Sarau Bem Legal. Fechando a manhã, os participantes do evento puxam o Arrastão Poético na Praça Almeida Couto, em frente à Biblioteca. Na segunda, além de Zinho, Nelson Maca, o grafiteiro Neuro e outros participantes do evento ministram oficinas.


Sarau Bem Legal

.


Realizado uma vez por mês na Biblioteca Infantil M
onteiro Lobato, tem com anfitrião o grupo infantil de poesia Este Tal Recital, formado por crianças de 9 a 12 anos. Na edição deste domingo, os poetas mirins declamam poemas clássicos de autoria de Solano Trindade, a exemplo de Tem Gente com Fome, Quem Tá Gemendo? e Abolição Número Dois. Além de Solano, constará no repertório textos dos poetas Sérgio Vaz e Manuel Bandeira, poetas homenageados em edições passadas do sarau. Na área externa da biblioteca, o grafiteiro Finho faz, ao vivo, um retrato de Solano Trindade.


Sarau Bem Black

.


Na quarta (10/11), Zinho Trindade participa do Sarau Bem Black, que acontece no Sankofa African Bar, Pelourinho, e nesta edição integra a Se
mana de Hip hop da Bahia. A programação do sarau, que também rende homenagens a Solano, contará com a exibição do documentário Solano Trindade – 100 Anos, de Alessandro Guedes e Helder Vieira, de bate-papo sobre Literatura e Hip Hop, além de muita poesia declamada pelos poetas da Blackitude e voluntários da plateia. Antes, durante e depois das intervenções poéticas, o DJ Joe, residente do projeto, tocará músicas do convidado Zinho Trindade e do grupo de rap baiano Opanijé, que também integra o Sarau todas as quartas.


Zinho Trindade

.


Músico, mc e poeta, iniciou sua carreira no Teatro Popular Solano Trindade (TPST), em São Paulo. Herdeiro da tradição familiar na pesquisa e divulgação da cultura popular afr
o-brasileira, Zinho aproxima esta experiência aos ritmos urbanos do Hip-Hop. Como músico, atuou com artistas como Z’África Brasil, Slim Rimografia e Wesley Nóog, entre outros. Também participou de muitos eventos sociais como o Movimento pela Regulamentação da Lei do Aprendiz, organizado pela Fundação ABRINQ, Instituto ETHOS e Fundação Gol de Letra. Já como ator atuou em filmes como Canção de Baal (Helena Inês) e Profissão MC (Tony Nogueira e Alessandro Buzo), além da minissérie Antonia, da Globo. Zinho acaba de lançar o livro de poesias Tarja Preta e está em fase de produção de seu primeiro disco solo, Resgatando as Raízes. Atualmente, atua com a banda O Legado de Solano Trindade.

:: myspace/zinhotrindade e no www.zinhotrindade.blogspot.com.


Mais informações: Nelson Maca (9130-4618) / blackitude@gmail.com


.

Nenhum comentário: