terça-feira, 30 de março de 2010

Zimho Trindade... É coisa nossa!!!!

.
.
Na Encruzilhada da Diáspora...

.


Zinho Trindade na área: é gooooooolll de placa!!!!

Mais um guerreiro ilustre da Terra da Garoa encruzilhou seus caminhos com os dos "Blacks com Atitude" da Bahia Preta nossa de cada dia. Zinho Trindade pintou no Sarau Bem Black da quarta-feira passada (24.03).

O que já estava bom, ficou melhor! Ele chegou na manha ("na mandinga como o Mestre ensinou...") e sentou, ali, naquela mesa do canto do Sankoa African Bar, lá no Pelourinho. Em mim, que apresentava o Bem Black no momento, a impressão foi de estar vendo entrar no nosso "terreiro" um nosso Solano Trindade possível.

Zinho, senti-me feliz de fato com sua presença na casa poética da Blackitude!

A noite já corria a mil grau quando solicitei a presença do Zinho no tablado. Aí já sabe,né? Êta Leão Coroado. Foi bacana demais: poesia e música; literatura e cultura; tadição e modernidade; África e Brasil... Tudo entrelaçado na paradoxal liberdade da palavra Pelourinho.

É, meu Pai, a estrada dos pretos no mundo dá voltas horrendamente bonitas como as berlotas dos dreadlocks na cebeça deste rapaz talentoso de linhagem inequívoca.

Muito bom: Embu das Artes - Pelourinho reunindo a família dispersa...

África! One People"! One Love!

Depois do Sarau Bem Black, aquele papo rápido e um rolê pela Baixa dos Sapateiros com o parceiro do "sul-maravilha" (rsrs) juntamente com a Lucinha Black Power, a Luiza Gata, o Dj Joe e o Lázaro Erê. Até aparecer o buzão no terminal do Aquidabã, tudo correu tranquilo!

.


Na quinta nos batemos novamente, e pudemos conversar longamente. Com direito a rolê pelas ruas de Nazaré, minha área, comprar pão na padaria no bairro da Saúde... e por aí fomos...

Pra alegria aqui de casa, Zinho passou umas horas com a gente. Fico contente de receber figuras assim em minha casa. Gosto que minhas filhas desfrutem presença elegante e vivaz de pessoas especiais que sabem exercer sua diferença em calmaria.

Feliz em dividir a mesa, o pão, o suco, o café... e o "pudim de arroz"; né, Zinho?

Coversamos pra caramba, e, pra rimar, tomamos umas cervejas na varanda (rsrs).

Como diz maquinsta: "molhamos as palavras" (rsrs).

Então provoquei o cabra, questionando os mil quilos que ele deve carregar por portar, em linha direta, o sangue tipo bom de Solano Trindade...

Mil que pode ser pra mais ou pra menos a depender do ombro! (rsrsr)

No caso específico de Zinho, fiz questão de dizer que penso que ele representa bem e com honestidade o "Legado de Solano". Acima de tudo, admiro nele o talento próprio que já tive oprortunidade de conferir mais de uma vez!

Altas horas, fomos até o ponto do ônibus, e o parceiro foi-se de volta para as "ruas, viadutos e avenidas" da mesma São Paulo de Ithamar Assumpção.

Mas ficou-me, entre os presentes que trocamos, o dumentário sobre seu bisavô Solano Trindade - que já assisti e logo comentarei por aqui. Muito em breve o exibiremos no Sarau Bem Black também!

Valeu, Zinho!
Sempre estivemos juntos, irmão!


Nelson Maca
Exu das Enruzilhadas Poéticas

.

2 comentários:

Zinho Trindade disse...

Maca fiquei muito feliz e honrado pela minha passagem pela TERRA DE TODOS OS SANTOS,Fico orgulhoso de conhecer a resistencia da Bahia,e poder pisar em um Sarau BEM BLACK,nao tenho palavras para demostrar os meus sentimentos que sao intensos,confesso que chorei lendo os nossos passos bahianos e a vivencia em que tivemos nestes dias.
Guardo em meu coracao,muito OBRIGADO por tudo,tamo junto Maca,sempre...Muita luz e axe.
O exu das encruzilhadas,me abrindo os caminhos na Bahia

Nelson Maca disse...

Salve Zinho!
Daqui pra frente só progresso em parcerias várias possíveis!

Nelso Maca