quarta-feira, 9 de julho de 2008

Negro Drama sem Máscara

.


Negro drama

eu não li, eu não assisti
eu vivo o
negro drama
eu sou o
negro drama
eu sou fruto de
negro drama

(Racionais MC’s)

.................................................................................

Definitivamente,
minhas palavras não são para alegrar nenhum ouvido.
A Ira de minha Gramática faz-se em versos bélicos dolororos,
mas não é para o deleite do verme voraz de minha carne!
Para as baratas traiçoeiras que me mordem e, depois, assopram!

Nem playboy condoído
Nem burguesinho inteligente
Nem gatinha curiosa
Nem menininha solidária
Nem afrikan boy
Nem afrikan girl

Não quero alheios pedaços de sucessos avessos!
.

Tornei-me poeta porque escrever em versos, para mim,
tornou-se uma imposição vital.
Questão de sobrevivência - ecológica,
corporal e mental.

Tudo mais que eu faça, fora desse limite humano,
será perfumaria barata:
Belas Artes!
"Autonomia do processo estético":
Graça!

Alfazema:
para ser jogada sobre o cadáver da beleza "em si".


Mas não se iluda, "patrão", pois estou atento...
Resolvi não partir ainda.
Decidi sobreviver com razão e saúde!
Minha resposta, agora, é uma só:
eu resolvi ficar!

Mas não!
Definitivamente, não!
Não veja meu canto exasperado como ondinha de palco!
Palavrinhas de livro bonito em estante galante!

Canto, sem espanto, nossa tragédia!
Encaro de frente nosso Negro Drama Sem Máscara!

Sem ocultar a dor, para que não pensem que nosso ritmo
é descompromissado;
é descontraído;
é rebeldia sem causa!
.

..................................

Nelson Maca em Rebelião Total!

Escrevendo em memória de Tupac Amaru Shakur, Malcolm X,
James Brown e do meu Mestre, Luís Orlando da Silva!

Suas vidas compromissadas e suas mortes tortuosas e prematuras
deram-me uma nova perspectida de luta,
inspiração na escrita
e vontade de vida!

Apesar de tudo e de todos que querem nos ver na lama
- pessoal, material, simbólica, corpórea, mental -
mais, cada vez mais,
reencontro e amo minha família destroçada!

"Guerra Preta
Para a sua Paz
Só você quem faz!"

Nenhum comentário: