segunda-feira, 12 de março de 2012

Guiguio do Ilê e Mr Armeng no Sarau Bem Black

.
.
Sarau Bem Black

.


Sarau Bem Black recebe Guiguio do Ilê e Mr Armeng
Pai e filho batem papo e fazem poete-show do Afro ao Rap


O Sarau Bem Black realiza mais uma edição especial nesta quarta-feira (14/03) no Sanofi Africana Bar, Pelourinho. O encontro poético-musical, que acontece semanalmente há dois anos e meio, tem honra de recebe um dos nomes mais representativos da história dos blocos afros da Bahia e do Brasil: Guiguio do Ilê. Além deste grande mestre da cultura negra, o sarau recebe também seu talentoso filho, o produtor e músico Mr Armeng. Eles protagonizam um encontro que representa bem as intenções do evento de reunir gerações de poetas, artistas e ativistas através da ponte da palavra poética.

Com entrada gratuita, porém recebendo regularmente doações de alimentos não perecíveis, que são encaminhados a pessoas e instituições necessitadas, a programação começa às 19h. Além da habitual jornada literária, acontecerá um bate papo seguido da apresentação artística dos convidados (poete-show). A noite conta também com a vendagem de CDBs, livros e camisetas, além de rifas de produtos culturais. Os alimentos e o montante resultante das rifas será revertido em apoio ao Somos Movimento Quilombo Rio dos Macacos - que apoia a luta dos quilombolas baianos pela permanência no seu território tradicional - no qual a Blackitude e o sarau Bem Black têm participação efetiva.

O Sarau Bem Black faz parte das ações etno-culturais do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia e tem apresentação de Nelson Maca, Robson Véio, Zezé Olukemi e Lázaro Erê. Conta com as participações fixas das poetas mirins Luiza Gata e Lucinha Black Power – que integram o Sarau Bem Legal – e do DJ J.O.E, responsável pelas intervenções musicais que já são a marca do evento. O seu repertório é cuidadosamente escolhido a partir da configuração geral de cada edição específica.


SERVIÇO
Evento: Sarau Bem Black recebe Guiguio do Ilê e Mr Armeng
Quando: quarta (14/03), às 19h
Onde: Sankofa African Bar, Pelourinho
Entrada: Gratuita
Doação voluntária: alimentos não perecíveis
Contatos: Ana Cristina Pereira (Assessoria de Imprensa – 9176.5755 / 3326.4620)

........................................................................................

Guiguio do Ilê
.


Dono de uma das mais belas vozes da música afro baiana, Guiguio do Ilê traz em sua bagagem uma trajetória repleta de experiências dentro deste segmento musical. Compositor gravado por diversos artistas como: Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Olodum, Margareth Menezes, Ara Ketu, dentre outros; participou da ala de canto dos Apaches do Toróró , Badauê, Olodum e Ilê Aiyê, neste ultimo possui 26 anos de uma trajetória marcada pelo brilhantismo do seu estilo próprio como interprete e suas composições inesquecíveis como " O mais Belo dos belos" que revelou o Ilê Aiyê para o mundo na voz de Daniela Mercury.

Guiguio já mostrou seu talento por todos os cantos do mundo, tendo visitado diversos países. Participou de importantes festivais de música e já dividiu o palco e os aplausos com nomes nacionais como Djavan, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Lenine, Seu Jorge, Maria Betânia, Jorge Benjor e outros e internacional, como: Jimmy Cliff, Aretha Franklin , Rita Marley, Erica Badu ,Henry Salvado.

Em busca de voos maiores, Guiguio dá início à sua carreira solo, trazendo como marca os instrumentos percussivos, novas composições e diversas das suas músicas que remetem à cultura negra, deram cores a seu
percurso e o fizeram um nome conhecido no Brasil e no mundo.

Mr Armeng
.


Artisticamente conhecido como Mr. Armeng, Maurício Souza é Rapper e Produtor Musical. Influenciado desde criança por “Guiguio do Ilê” - seu progenitor - ainda na infância teve contato com as raízes da música afro, o soul, o reggae, o fuk, a dance music e o samba reggae.

O interesse pela música rap foi despertado no ano de 2002, quando teve contato com manifestações do movimento Hip Hop em seu próprio bairro – o Nordeste de Amaralina. A identificação foi instantânea, e no ano seguinte formou o grupo de rap Kbça Ativa, com o qual participou de diversas atividades ligadas ao Hip Hop pelos bairros e instituições de ensino de Salvador, além de Projetos como o Gabiru do Nordeste; Unindo Talentos e Skate nas Escolas.

Artista autodidata toca violão, guitarra e baixo. Sua versatilidade e sensibilidade musical despertaram o interesse de diversos artistas do Hip Hop na Bahia, contribuindo para que fosse cada vez mais procurado pelos grupos e MC’s.

Em parceria com o DJ e Produtor Leandro, no ano de 2006 fundou o Estúdio Freedom Soul Rec e o Coletivo homônimo. Essa parceria tem dado mais que certo e colaborou para alavancar a música rap da Bahia. Atuando na produção e gravação de diversos CD’s e eventos, a qualidade e originalidade com as quais executa seus trabalhos é uma marca própria que se destaca.

Com rimas que falam e cantam o amor, as relações que lhe são próprias e as coisas alegres da vida, Mr. Armeng não deixa ninguém parado. Seja no beat ou na rima, a sonoridade que mescla percussão com batidas dançantes, segue uma linha musical com alicerce em referências populares: do samba ao soul music, de Benito de Paula a Salif Keita.

Mr. Armeng já tocou e fez participações com vários artistas em múltiplos locais que são referência para quem gosta e faz música alternativa e independente como a Praça Tereza Batista, os Largos Pedro Arcanjo e Quincas Berro D”Água no Pelourinho; Tarrafa Botequim e Galeria; Sankofa African Bar, as extintas e saudosas Zauber Multicultura e Boomerangue; o Bar 30 Segundos, a UFBA (Universidade Federal da Bahia), além da Senzala do Barro Preto, sede do bloco Ilê Aiyê, símbolo de resistência e afirmação da cultura negra e da herança cultural africana.

Em 2010, a convite do Coletivo de DJs Vitrola71, participou do Festival de Verão e do Verão Coca Cola Indoor Games.No ano de 2011 realizou apresentação no Carnaval do Pelourinho, fazendo muita gente dançar ao som de suas batidas. Atualmente segue fazendo shows pelos bairros e espaços culturais de Salvador, trabalhando na divulgação dos singles “Vem Cá”, “Se Você Ficar” e do hit “A Noite é Nossa” que acaba de ganhar um vídeo clipe com a produção do cineasta Max Gaggino.

,

Nenhum comentário: