sábado, 9 de outubro de 2010

2 x Sarau... Bem legal!

.
.
Dois Saraus Bem Legais
.

O Sarau Bem Legal, em alta tensão, tem dois encontros maravilhosos nos próximso quatro 4 dias. Um hoje, sábado (09.10) e outro terça feira (12.a0). Tudo em torno do dia das crianças. É claro que vocês devem imaginar minha posição com relação aos dias disso e daquilo, pois "todo dia era dia de índio", não é?

No entanto, "nunca estamos parados num trem em movimento". E nosso bonde é consequinte, eu sei!

Vamos lá, então: hoje - sábado - tamo junto com a galera do Rango Vegan (veja postagem aí em baixo, logo após o Fela Kuti). Terça faremos nosso próprio evento - em parceria com Pelourinho Cultural.

Nelson Maca
Coordenador do Sarau Bem Legal,
Pai de 25% das crianças do grupo Este Tal Recital
Vizinho de 75%
Amigo da Coopertiva Rango Vergan

>>>>>>>>>>>>>>

Sarau Bem Legal no Pelô Cultural
.


........................

.Grupo Este Tal Recital integra
programação do Dia das Crianças no Pelourinho


O Sarau Bem Legal, que acontece mensalmente na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, fará parte da programação oficial do Pelourinho para o Dia das Crianças. O evento, idealizado e coordenado pelo Coletivo Blackitude, acontece no Largo Tereza Batista, dia 12 de outubro, entre 14h e 18h, numa tarde recheada de atividades interativas para a garotada. O ponto alto do evento é um recital poético com dois grupos infantis: o Este Tal Recital, anfitrião do projeto, e o convidado Calabar Força Total.

Além dos recitais, o microfone será aberto aos poetas mirins da plateia, para improvisos que, com certeza, surpreenderão. Para ambientar as performances poéticas que orientam a tarde, será construído com os presentes um varal poético espontâneo com textos escritos, desenhos e pinturas da criançada. Entre uma apresentação e outra, haverá muita interação em pequenas oficinas de graffiti e break, além de um bailinho com DJ que promete fechar a tarde balançando o esqueleto da turminha.

Ficha
Evento: Sarau Bem Legal no Pelô Cultural
- Recital de Poesia com os grupos Este Tal Recital e Calabar Força Total
- Varal poético com mediação de Lázaro Erê, Negra Íris e Sandro Sussuarana
- Oficina de Grafitti com Lee27, Neuro e Marcos Costa
- Oficina de Break com o B.boy Ananias e a B.girl Thina
- Sarau aberto com apresentação de Nelson Maca e Iara Nascimento
- Bailinho com Dj J.O.E
- Apresentação geral : Robson Veio

Local: Largo Tereza Batista (Pelourinho)
Horário: das 14h ás 18h
Entrada: Franca

Contatos
Ana Cristina Pereira (9176.5755) / Nelson Maca – (9130.4618)

Mais informações: blackitude@gmail.com

.................................................

Grupo Este Tal Recital no Sarau Bem Legal

.

Tanto o grupo Este Tal Recital como o projeto Sarau Bem Legal são iniciativas do coletivo Blackitude. O grupo de poesia, independente, foi formado em agosto de 2009, reunindo, inicialmente, 11 crianças entre 8 e 12 anos. Atualmente, conta com um elenco fixo de 8 crianças, com participações de ex-integrantes e outros convidados.

Estabelece uma parceria pontual com a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, onde ensaia semanalmente e atua como residente do projeto Sarau Bem Legal. Este projeto realiza um evento mensal, centrado num recital de poesias protagonizado por crianças e/ou adolescentes. A cada etapa, conta com participação de outros grupos de poesia infantis da cidade. O Sarau acontece no último domingo do mês, entre 10h e 12h30min.

A primeira apresentação pública do grupo Este Tal Recital aconteceu justamente na inauguração do Sarau, em outubro de 2009, com o recital “Leminskianas Baianas”. Na seqüência, além da obra de Paulo Leminski, o grupo acrescentou ao seu repertório, passo a passo, textos de autores diversos. No momento, trabalha com poemas de Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Helena Kolody, José Carlos Limeira, Manuel Bandeira e Sérgio Vaz. Também declama poemas das próprias crianças. Esse elenco de escritores cresce, a cada nova apresentação ao público, sendo os poetas, simultaneamente, retratados por grafiteiros de Salvador, a exemplo de Fael I, Finho, Lee27, Marcos Costa e Neuro que já participaram do projeto, cada um com dois trabalhos. Todos grafitam ao vivo paralelamente ao evento literário.

Os componentes do Este Tal Recital são: Clara (9), Daniel (12), Felipe (8), Israel (9), Jamile (9), Lucinha (11), Luiza (9), Rebeca (12). A coordenação do Sarau e direção geral do grupo é de Nelson Maca (Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia).


Grupo Calabar Força Total

.

Grupo mirim de poesia e teatro formado por doze crianças com idades que variam entre sete (7) e treze (13) anos. Valorizando o recital como elemento fundamental na introdução prazerosa à leitura e escrita, traz em seu repertório poemas de Castro Alves, Cecília Meireles, Fernando Paixão, José Paulo Paes, Lucia Sartori, Mario Quintana, Valdeck Almeida, Vinícius de Moraes, entre outros. Fundado há um ano e meio no bairro que lhe empresta o nome, o grupo é coordenado pela poetisa e pedagoga Nildes Trigueiro.

2 comentários:

Róbson Véio disse...

Muito bom mesmo a apresentação ontem das crianças mas a melhor parte voi ver a alegria delas depois se divertindo na festa,hahah
Abraços
Um Só Caminho...

Nelson Maca disse...

Isso mesmo, Robson!
A alegria é a prova dos nove!

AMOR
HUMOR!

Com Respeito,
Nelson Maca