segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cooperifa.SP + Blackitude.BA + Só Balanço.BSB

.
.

Nelson Maca, GOG e Sérgio Vaz
* Juntos em São Paulo


Livros da Bahia na Bienal de São Paulo
Literatura produzida na Bahia estará presente no evento literário,
com lançamento e sarau


Uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, e da Câmara Bahiana do Livro garantirá mais uma participação do Estado em um evento literário nacional. Desta vez, a literatura produzida na Bahia estará presente na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre os dias 12 e 22 de agosto. Os números do evento impressionam: serão 350 expositores, ocupando um espaço de 60 mil metros quadrados, que receberá um público estimado em 700 mil pessoas. A Bienal do Livro de São Paulo é realizada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Para representar as letras da Bahia, a Câmara Bahiana do Livro selecionou cerca de 500 títulos, entre romances, cordéis, contos e poesia. “Estamos levando o melhor da produção editorial da Bahia”, afirma Aurélio Schommer, presidente da Câmara. Entre os temas, estão livros de arte, patrimônio, religião, cultura afro-brasileira, entre outros.

Programação - No stand haverá também programação literária. Entre as atividades programadas está o lançamento do livro Obaràyí (Barabô Design Gráfico e Editora / Salvador), de Agnes Mariano. O lançamento será dia 15 de agosto, às 18h, com performance artística e leitura de mitos e contos da mitologia africana. O livro revela a história do líder religioso Balbino Daniel de Paula, do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, em Lauro de Freitas, Bahia, com belas fotos e histórias da religiosidade afro-brasileira.

No dia 21 de agosto, às 16h, o stand a Bahia receberá três importantes ativistas pela literatura da periferia, no Brasil. Um sarau reunirá Nelson Maca, do Coletivo Blacktude – Bahia, Sergio Vaz, da Cooperifa – SP e o rapper Gog, do Só Balanço de Brasília - DF. Os três mostrarão as ações que realizam em seus Estados para a difusão da leitura e estímulo à produção literária por jovens da periferia.

Bibliodiversidade - Para o presidente da Câmara Bahiana do Livro, Aurélio Schommer, a participação da Bahia na Bienal do Livro de São Paulo é uma oportunidade de valorização de quem faz e distribui o livro, enquanto negócio, “gente sem a qual a literatura não chega ao leitor", ressalta Schommer.

“O mais importante é que a Bahia vai institucionalizada e integra um engajamento político em defesa da produção regional, junto com várias organizações que têm compromisso com a bibliodiversidade, com a relação do livro com as novas mídias e a tecnologia, em favor do leitor”, destaca. As organizações citadas por Schommer em defesa da bibliodiversidade e que estarão juntas com a Bahia, na Bienal de São Paulo são: a União Brasileira dos Escritores, a Associação Brasileira de Difusão do Livro - ABDL, a Agência Nacional de Livrarias - ANL, o Sindicato dos Livreiros do Ceará, a Câmara Rio Grandense do Livro (RS), entre outras.

Cadeia Produtiva do livro - Para o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, a participação da Bahia no evento literário de São Paulo é uma oportunidade de fortalecer a cadeia produtiva do Livro. “O Estado tem esse papel de articulador. Na medida em que promovemos o setor livreiro da Bahia em outros Estados, nós aumentamos nossa capacidade de articulação e construção de políticas públicas. Queremos fortalecer o setor e buscamos sustentabilidade, sem ela, não há possibilidade de termos um parque editorial na Bahia e nem mais leitores”, explica Meirelles.

A parceria entre a Câmara Bahiana do Livro e a Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Pedro Calmon, já garantiu uma expressiva visibilidade para a literatura produzida na Bahia em outros eventos literários nacionais como a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2009, e a Bienal do Livro de Minas, em 2010.


Serviço:
O que: Livros da Bahia na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Onde: Parque de Exposições do Anhembi - SP
Quando: de 12 a 22 de agosto de 2010. Com lançamento do livro Obaràyí, de Agnes Mariano (dia 15/08, às 18h) e Sarau Literatura da Periferia, com Nelson Maca, Sergio Vaz e Gog (dia 21/08, às 16h).

Mais informações
Câmara Bahiana do Livro (71) 3117-6081 / 9192-8073
ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6919


André Luís Santana (DRT BA 2226)
Assessor de Comunicação Fundação Pedro Calmon / Secult
71. 8873-7047


.........................................................



* Informe do Fronte

Logo logo informo os rolês em São Paulo com os irmãos de São Paulo.

O convite da Fundação Pedro Calmon é muito bem vindo. Vou cumprir uma agenda bacana na Bienal, principalmente por poder estar ao lado do SérgioVaz e do GOG ao mesmo tempo. No entanto, vou aproveitar e esticar a viagem para a zona da guerrilha não governamental, é lógico. Já estou firmando com: Sérgio Vaz (Cooperifa), Alessandro Buzo (Suburbano Convicto), Zinho Trindade e Michel Ceríaco (Elo da Corrente)... Na sexta, sábado e domingo, GOG se junta ao fronte.

Tô aqui, fechando a agenda... mas volto já, hein!

Nelson Maca
Exu que balança, mas não cai...

.

Nenhum comentário: