terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Blackitude é Diversão Consciente!

.
.

Imagens, Ritmos e Poesias da Bahia Preta
tomam de assalto o Largo Tereza Batista
em evento no dia 07 de fevereiro


Grafiteiros, dançarinos de break, poetas, rappers, dj’s e ativistas integram a Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que tem como principal objetivo intervir crítica e criativamente na cidade.

Nosso coletivo, que coletivo completa dez anos de atuação em novembro de 2009, volta à cena no evento BlacKitude: 40º, que acontece no dia 07/02 (sábado).

.

A noite engloba artes plásticas, poesia, dança e música negra. Começa às 19h, com a participação simultânea dos 4 elementos do hip hop e de poetas da negritude.

As apresentações musicais serão abertas pelo DJ Bandido que tem a tarefa de elevar a temperatura dos presentes aos 40º anunciados no título do evento.

Após a performance do parceiro, assume a responsabilidade do clima os grupos Afrogueto, Daganja, RBF (Rapaziada da Baixa Fria) e Opanijé. Com estilo próprio, eles representam alguns dos caminhos que o rap tem trilhado ao ganhar sotaque soteropolitano.

.
Paralelamente aos shows, os grafiteiros estarão pintando os painéis que farão parte do cenário. Os responsáveis pela execução das obras são Bigod, Lee27, Neuro e Tito Lama. Todos demonstram, ao vivo, sua destreza com as latas de spray.

O BlacKitude 40º contará também com a presença do b.boy Ananias e da b.girl Thina, acompanhados do grupo de Independente de Rua, que transfere sua tradicional roda de break da Praça da Sé para a Praça Tereza Batista.

.

Além das imagens, movimentos e ritmos do hip hop soteropolitano, o público poderá conferir a apresentação dos Poetas da Blackitude. Já tradicional nos eventos do coletivo, a poesia da chamada literatura negra volta ao palco, dando uma mostra vigorosa da oralidade local.

O BlacKitude 40º, idealizado e produzido pelo coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, tem o patrocínio do Programa Pelourinho Cultural, órgão da Secretaria de Cultura da Bahia. É importante voltarmos ao Pelourinho, mais uma vez, entrando pela porta da frente, sem subserviência, para uma noite que, para nós, nossos parceiros, familiares, amigos e simpatizantes representa bem mais que um simples show.

.
Encaramos nossos eventos artísticos como uma confraternização de Irmãos que, confederados, através das estéticas da cultura hip hop, participam da grande causa negra.

De nosso modo, fazemos nossa festa, porém sem apagar, nem ocultar, as mazelas do passado que se estendem e que, ainda hoje, determinam alguns dos conflitos que tentam nos legar o papel menor no lugar pior.

A juventude soteropolitana e a população de forma geral têm mais uma oportunidade de diversão consciente.

.
O BlacKitude 40º é um desdobramento das atividades que desenvolvemos na cidade de Salvador na Bahia, sempre mantendo o vigor do discurso e ação etnopolítica. Sem esquecer sua potencialidade estética, o coletivo compreende e pratica a arte como estética, mas também como estratégia de luta contra a discriminação e o racismo que vitimam o povo africano onde quer que ele se encontre.

África!
One People!
One Love!

Nelson Maca - Blackitude.Ba


"A Vibração da BlacKitude é Positiva!
"

.....................................

.
Serviço:

Evento: BlacKitude 40º
Local: Praça Tereza Batista – Pelourinho
Data: Sábado, 07 de fevereiro de 2009
Horário: A partir das 19h
Entrada: Livre


Participantes:

Dj: Bandido
Rap: Opanijé, Daganja, Afrogueto, RBF
Grafite: Bigod, Lee27, Neuro, Tito Lama
Break: Independente de Rua
Poesia: Poetas da Blackitude

Contatos: blackitude@gmail.com

Imagens:
Foto 1: Daquele jeito, sabe?
Foto 2: Dj Bandido por Fernando Gomes;
Foto 3: Lee 27 por Nelson Maca
Foto 4: Afrogueto (divulgação)
Foto 5: Thina por Nelson Maca
Foto 6: Nelson Maca por Menna
foto 7: Evento Blackitude com GOG por Dj Joe

.

3 comentários:

João Paulo disse...

É isso ai Maka, minha presença está garantida mais uma vez,"Blakitude é insanidade compromisso e diversão"!

Anônimo disse...

Pode crer JPS!
vamos celebrar juntos!
Nossa sadia insanidadade!

Nelson Maca Com Compromisso!

Hanna Jáfia disse...

Oi "Blackitude" eu ñ conhecia vcs até minha professora passar uma pesquisa sobre HIP HOP´..
cARA ADOREI O TRABALHO DE VCS!!!
PODE CRER Q NESSA VCS Ñ ESTÃO SÓ, EU ADORO HIP HOP...
HIP HOP NA VEIA PÔ!!
É NÓIS...