segunda-feira, 12 de setembro de 2011

LANÇAMENTO/ Apresento meus Amigos - Verus2

.
.
A Versu2 apresenta seus Amigos
.



Sarau Bem Black recebe a Versu2


O Rap baiano anda em alta na Bahia e no Brasil. Sou testemunha dessa evolução.

E o Sarau Bem Black idem. pois tem sido um ponto de encontro de parte dos MCs que fazem a cena local hoje, E tem tido o privilégio de servir como plataforma de lançamento de alguns dos registros que ganham a rua recentemente.

Agora chegou a vez de recebermos a Versu2, instigante grupo que acaba de trazer a público sua EP Apresento meus amigos numa sequência de várias conquistas recentes, aqui e fora. Sem dúvida, trata-se de um grupo que merece respeito por trabalhar com afinco e criatividade. Enfim trata-se um dos que a cada dia constrói, talvez, o último degrau para a emancipação do Rap no estado: o profissionalismo!

Seja na escrita, na laboração das nas bases, na gravação, na divulgação, nas performances ao vivo, na articulação de uma equipe de trabalho - que extrapola o palco - e no estabelecimento de parcerias pontuais, a Versu2 vem jogando bem o jogo!

Bem vindo ao Sarau Bem Black, Versu2!!

E a todos que botam fé no nosso verbo e nos nossos corres fica aí o convite para comparecer na próxima quarta-feira, dia 14 de setembro, a partir das 19:30min, lá no Sankofa African Bar – Pelourinho, e brindar com a gente mais esse passo pra frente do Rap Baiano.

Durante o evento, os integrantes da Versu2 batem um breve bate-papo com os presentes e fecham a programação da noite com um pocket-show que promete contagiar!

A EP – “Apresento meus amigos” será vendida a R$2 (dois reais)!

Nelson Maca – Blackitude.Ba

....................................

Versu2


Os MC’s Coscarque e Blequimobiu formaram o grupo de rap Versu2 em 2008. Suas letras e rimas falam do cotidiano urbano, emoções, anseios, contradição, dualidade humana e a mensagem original do Hip-Hop (Paz, amor, diversão e conhecimento).

Com sua primeira música “Pra fazer o que gosta”, disputaram a final do VI Festival de Música da Educadora FM, até então fato inédito entre os grupos de rap, e com “Que som é este?” ampliaram sua abrangência para além da Bahia.


.

No final de 2009, com a entrada do DJ Gug, elevaram suas apresentações em shows e lançaram seu primeiro vídeo clip, dirigido por Felipe Franka. Participaram de importantes eventos, como a Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial em Brasília ao lado de nomes como Mano Brown, Pixote e DJ Cia, Rappin Hood e o Poeta Gog; no Festival de Verão 2009 e 2010, agitando a Tenda Eletrônica da Skol com Dj Big T; Boom Bahia Music Festival, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho; Projeto Remix-se e Blackitude + Zumbi, ambos no Goethe Institute (ICBA) em 2008; Estopim Festival, Fora de Órbita Rap e Jump-Up em 2008, na Boate Boomerang, no Rio Vermelho; Subsolo, na Casa Arte Bahia no Pelourinho e Projeto Equilíbrio Musical no Cine Teatro Plataforma, em 2008. Em 2009 pegaram a estrada, passando por Vitória da Conquista, Ilhéus e chegando a Salvador com a “Tour Um Só Caminho…”, trazendo ao Estado ninguém menos que o MC Marechal, conhecido como um dos principais expoentes do estilo no país. Em 2011 fizeram show na final do Festival RPB (CUFA) em Fortaleza (CE) e se apresentaram em Belo Horizonte (MG) no Duelo de MCs, Festa BumBep e no lançamento do Coletivo Bambata, no Lapa Multshow. Formação atual: Blequimobiu, Coscarque e Dj Gug.

(RELEASE DIVULGAÇÃO - ADAPTAÇÃO)


................................

EP - Apresento meus Amigos
.

Um exército de “ninguéns” estampa a capa do EP "Apresento meus amigos", dos baianos da Versu2. Um exército de guerreiros anônimos, prontos para passar pelas fases necessárias para zerar o jogo. Nesta batalha estão MC's, Dj's e uma série de outros personagens que fazem da rua a fonte de inspiração para sua arte, munidos de inspiração, armados com microfones, toca-discos, sprays, e mãos prontas para pegar no batente.

Não é surpresa que, no disco de estreia, a Versu2 tenha decidido apresentar seus amigos. É assim no hip-hop e na música independente. Parcerias são mais do que fundamentais para conseguir produzir e fazer circular o som que nasce da mais visceral expressão da vida nos guetos, com suas delícias e suas mazelas.

Apresentando MC's de Salvador e de fora do Brasil, Rangell Blequimobiu, Coscarque e DJ Gug abrem um espaço enorme neste aguardado primeiro disco para vozes de outros coletivos e nomes que, assim como eles, estão conquistando seu espaço no mundo da música. Basta ver e ouvir o EP para conferir as participações de Fall, Daganja, Yuri Loppo, Haggar, Diego 157, Dona Lili, Otra Vidda, dos japoneses Shing 02 e Emi Meyer, todos gravados em estúdios parceiros, lançados pela Positivoz, Big Bross e Fora do Eixo Discos (vale procurar saber sobre esta iniciativa de produção e circulação da música independente atual).

Toy Art War assina o design e o jogo que vem incluso no disco físico, um game em primeira pessoa onde o jogador batalha contra outros ‘ninguéns’. (R$ 2,00 enviando email para versu2@positivoz.com, frente incluso, ou download gratuito em www.versu2.com, sem direito ao game).

Nas sete faixas está uma amostra de temas que estão na ordem do dia do hip-hop: "Meu habitat" é uma crônica sagaz sobre a rua, lar e fonte de inspiração do rap. "Carta na Manga" é o relato de quem sabe jogar quando a vida pede. Em "Incomparáveis" ouvimos a voz positiva de um rap que sabe da sua missão, que conhece um só caminho. "Cerimônia" celebra as vitórias já conquistadas e outras que o rap baiano ainda quer alcançar. "Pagaria pra Ver" fala de hipocrisia, honestidade e outros valores em jogo na vida do gueto, enquanto "É Quente", música que encerra o disco, antecipa o verão narrando um dia de praia, sol e calor.

Com este lançamento a Versu2 faz seu caminho dentro do rap nacional, trazendo sons e sotaques baianos. Para fãs do rap e simpatizantes, escuta obrigatória!

(RELEASE DIVULGAÇÃO)


.

2 comentários:

Blequimobiu disse...

Tocar no Sarau Bem Black trás um frio na barriga muito louco, algo muito especial, tipo que num se encontra em lugar nenhum, a responsa de pegar o microfone na frente de um público que vive a poesia e seu ritmo para além dos holofotes.

Obrigado!

Nelson Maca disse...

É uma honra para o sarau estar em conexão efetiva e cotidiana com o hip hop soteroplitano. A Versu2 é sempre bem vinda por aqui, porque a luta e diversão são as mesmas!

Nelson Maca