quarta-feira, 21 de julho de 2010

Salve, Salvador!

.
.
Blackitude + Cooperifa = Só Progresso!
3 dias de Poesia com Sérgio Vaz em Salvador.

.

Blackitude.ba recebe o poeta Sérgio Vaz da Cooperifa.sp


Maior nome da literatura periférica brasileira, Vaz participa de seminário e recitais em Salvador, de sexta a domingo

O poeta e agitador cultural Sérgio Vaz, fundador da Cooperifa - Cooperativa de Artistas da Periferia participa de três eventos em Salvador neste final de semana. Convidado do Coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia, Vaz falará sobre a experiência transformadora do Sarau da Cooperifa – que acontece semanalmente há seis anos em São Paulo e que tem sido um modelo para várias iniciativas, como o Sarau Bem Black, em Salvador. Ele participa do seminário “O Sarau Literário na Teoria e na Prática” (23/07), do “Sarau Bem Black” (24/07) e do “Sarau Bem Legal” (25/07).

O seminário, que acontece das 17h às 21h na Biblioteca Monteiro Lobato, em Nazaré (23.07) discutirá a força do movimento dos saraus literários que ganha força em todo o país e seus desdobramentos políticos, históricos e acadêmicos. A programação inclui a exibição do documentário Povo Lindo, Povo Inteligente, sobre o sarau da Cooperifa e palestras do próprio Sérgio e dos professores Nelson Maca (Blackitude-UCSal) e Silvio Roberto Oliveira (Teafro-UNEB). Nelson Maca e Sérgio Vaz estão a frente de quatro saraus permanentes: o primeiro comanda o Sarau Bem Black e o sarau Bem


Legal em Salvador; o segundo o Sarau da Cooperifa e o Sarau Rap em São Paulo; já Silvio Roberto falará sua experiência com o ensino das literaturas divergentes nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras.

.




No sábado, dia 24, acontece a primeira demonstração prática da discussão de sexta. Sérgio Vaz é o convidado na edição especial do Sarau Bem Black, no Sankofa African Bar (Pelourinho). Realizado semanalmente às quartas, o Bem Black ganha edição extra das 19h às 22 h, com os poetas residentes, convidados, voluntários e, logicamente, de Sérgio Vaz. Também contará com as intervenções musicais do DJ Joe tocando ao longo da noite o repertório do rapper brasiliense GOG, grande parceiro da Blackitude e da Cooperifa. E, por fim, o grupo Opanijé faz um pocket-show fechando a noite.

O último compromisso é o Sarau Bem Legal, domingo, a partir das 10h, também na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) que, com certeza, será um dia emocionante para todos os presentes. Esta é a décima edição do evento, realizado mensalmente em parceria com a BIML e que conta com o grupo residente “Este Tal Recital”. A cada rodada, um escritor nacional é homenageado com um grafite – realizado ao vivo – e com uma seleção de seus poemas. É principalmente para receber esta homenagem que Sérgio Vaz estará na cidade, numa ação conjunta entre a Blackitude e a BIML, com apoio do Proler-BA. Os grafiteiros Fael I e Neuro, dois dos mais reconhecidos da cidade, farão respectivamente o retrato do poeta e um tag do sarau (assinatura).

O recital propriamente dito começa às 11h. Além dos poemas de Sérgio Vaz, o grupo “Este Tal Recital” contará em seu programa de domingo com textos do escritor e compositor Arnaldo Antunes e da poeta paranaense Helena Kolody. O grupo de poetas infanto-juvenis convidado do mês é o ...., da ONG ...., instituição fundada pelo ator Lázaro Ramos. E como sempre, ao final, haverá microfone aberto aos poetas e poetinhas da platéia, momento sempre supreendente.


Grupo “Este Tal Recital” e “Sarau Bem Legal”.

.

Tanto o grupo "Este Tal Recital" como o projeto "Sarau Bem Legal" são iniciativas do coletivo Blackitude. O grupo de poesia, independente, foi formado em agosto de 2009, reunindo inicialmente, 11 crianças entre 8 e 12 anos. Atualmente, conta com um elenco fixo de 8, com participações pontuais de ex-integrantes e outros convidados. O projeto tem uma parceria com a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, onde ensaia semanalmente e atua como residente do projeto "Sarau Bem Legal", que realiza um recital poético mensal. A cada etapa, conta com a participação de outros grupos de poesia infanto-juvenil da cidade. O Sarau acontece no último domingo do mês, entre 10h e 13h. A primeira apresentação pública foi na inauguração do Sarau, em outubro de 2009, com o recital “Leminskianas Baianas”, homenagem ao paranaense Paulo Leminski. Na sequência, nomes como Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Helena Kolody e José Carlos Limeira. Os poetas escolhidos são retratados, ao vivo, por grafiteiros de Salvador, a exemplo de Finho, Lee27 e Marcos Costa, que já participaram do projeto com dois trabalhos cada. Juntamente com poemas, fotos, mini-biografas e textos feitos pelas crianças, esses grafites comporão uma exposição pública que ocorrerá no encerramento da primeira etapa do projeto, no mês de seu aniversário, em outubro de 2010. Está previsto, também, a publicação de um livro-memória do primeiro ano.


Sarau Bem Black – Palavras Faladas da Blackitude.

.

Em atividade desde setembro de 2009, o sarau é conduzido pelo poeta e professor de literatura Nelson Maca, contando ainda com os apresentadores Lázaro Erê, Sandro Sussuarana e Iara Nascimento. Todos se alternam, recitando poemas e convocando ao palco os poetas voluntários e os convidados previamente. A equipe do recital, conta, ainda, com os rappers Lázaro Erê & Rone Dundum, do grupo Opanijé – que abrem e encerram o evento – com as poetas mirins Luiza Gata e Lucinha Black Power, e com a criativa costura musical do DJ Joe, sempre tocando o melhor da música negra, nacional e mundial. “O Sarau Bem Black tem sido realmente um espaço de encontro semanal para quem gosta de ouvir e recitar poesia e também para aqueles que desejam conhecer outras vozes da cultura soteropolitana”, afirma Nelson Maca. Reservando espaço para quem quiser mostrar seus versos, o sarau tem preservado seu o caráter democrático. A presença de Sérgio Vaz dá sequência à boa galeria dos convidados que tem participado do Bem Black como José Carlos Limeira, Jocélia Fonseca, GOG (BSB), Giovane Sobrevivente, Hamilton Borges Walê, Landê Onawale, Caj Carlão, Zinho Trindade (SP), Akins Kintê (SP), Preto Freeza (Ilhéus) e Robson Veio.


Sérgio Vaz – Sarau da Cooperifa (São Paulo).

.

Nascido em Minas Gerais, mas radicado em São Paulo há mais de vinte anos, é poeta e ativista cultural. Desde 2001, coordena o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), importante movimento cultural paulistano que reúne poetas e a comunidade periférica em torno da literatura e que inspirou dezenas de saraus pelo Brasil. Ministra oficinas de poesia e palestras sobre literatura e outros temas culturais, além de apresentar recitais com os poetas da Cooperifa. Também desenvolve o projeto “Poesia contra a Violência”, com o qual percorre escolas públicas visando estimular os hábitos de leitura e produção de textos, e o “Sarau Rap”, evento mensal de valorização da poética hip hop. Publicou de maneira independente os livros de poesias Subindo a ladeira mora a noite (1992), A poesia dos deuses inferiores (1995), Pensamentos vadios (1999) e Colecionador de pedras (2004), este último relançado pela Global Editora na Coleção Literatura Periférica em 2007. É autor de Cooperifa: antropofagia periférica (2008), publicado pela editora Aeroplano, em que narra sua trajetória literária e a história do sarau que ajudou a criar. Idealizador de eventos como a Mostra Cultural da Cooperifa (2008 e 2009) e da Semana de Arte Moderna da periferia, Sérgio Vaz já ganhou prêmios como o Transformadores, concedido pela revista TRIP às personalidades que desenvolvem ações que modificam a realidade social (2010) e foi eleito pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do país (2009).


Fael I.

.


Fael 1º é natural de Salvador. Ali mesmo iniciou suas intervenções visuais. Foi no ano de 2001 que começou a realizar seus primeiros graffitis, condizentes com o ambiente em que vive. O artista, desde sua iniciação na arte, visa discutir e questionar a realidade em que vive a partir de temas presentes no seu dia a dia. Assim concebe seus personagens, e é através deles que procura se expressar. Entre eles, destaca-se especialmente "a vaca", personagem que, ao longo do tempo, tornou-se marca registrada do seu trabalho. Já familiar nas ruas da Bahia, sua “vaca” dá ênfase a um conceito de não alienação, da não transformação do homem num ser tornar um ser passivo, que caminha em silêncio para sua morte, como os gados que seguem para o abate.

Exposições: Original vandal style - Galeria ACBEU - maio 2008; Projeto Escaderia - Trapiche Adelaide - junho 2008; Recortes e Cortes - Rv Galeria - agosto 2008: Circuito das Artes - Galeria ACBEU - março 2009/2010

Na web: www.flickr.com/fael071 - www.fotolog.com/fael071


Neuro.

.


Neuro é um dos grafiteiros destacados no cenário de temática urbana de Salvador. Seu talento lhe rendeu prêmios no concurso “Grafite que te quero Verde”. Participou e venceu duas etapas do concurso Grafite para decoração dos tapumes na Praça da Piedade no Carnaval, ambos promovidos pela Prefeitura Municipal, em parceria com UNEB e EMTURSA. O reconhecimento do seu trabalho tem sido carimbado em campanhas de marcas como: Fanta, Jonnie Walker, Red Bull, Shopping Barra (Barra Fashion), FTC, UFBA, TIM (festival de verão), Fundação Cultural. Juntamente com os artistas Theip, Lee27, Drico, Bob e Questão, Neuro é fundador e idealizador d’OCLAN Crew. É também membro do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. Já realizou diversas oficinas e tem muitos dos seus trabalhos publicados em revistas de âmbito nacional, e matérias nos jornais A Tarde, Correio e Tribuna. Outros trabalhos podem ser vistos na internet e nos muros da cidade. Idealizou o Fanzine Na Lata. Como editor geral, destinou o zine principalmente aos grafiteiros da cidade, difundindo cada vez mais o graffiti em Salvador.

Na Web - www.fotolog.com/neuroprimeiro - www.fotolog.com/oclancrew
http://www.zinenalata.blogspot.com/


Nelson Maca.

.

Nelson Maca é professor de literatura da UCSal e articulador do coletivo Blackitude: Vozes negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black.


Silvio Roberto Oliveira.

.


Silvio Roberto Oliveira é professor da UNEB - Alagoinhas. Defendeu tese de doutorado sobre o poeta Luís Gama. Está frente o núcleo de pesquisa e produção cultural TEAFRO que contam com a presença de alunos da UNEB. No movimento hip hop de Alagoinhas, desenvolve projetos em conjunto com núcleo de comunidade do Barreiro.

...........................................
.

PROGRAMAÇÂO


23/07 (sexta)

Seminário: O Sarau Literário na Teoria e na Prática – Seminário Ilustrado
Horário: das 18h às 22h
Com: Nelson Maca, Sérgio Vaz e Silvio Roberto Oliveira
Local: Bilioteca Infantil Monteiro Lobato, Praça Almeida Couto, Nazaré. Tel: 7117.1433.
Inscrição: R$ 10,00
Informações: 3326.4620 (Nelson Maca) / 9176.5755 (Ana Cristina)
7117.1433 (BIML) / blackitude@gmail.com

24/07 (sábado)

Sarau Bem Black – Edição Especial / Homenagem ao Poeta Sérgio Vaz
Local: Sankofa African Bar – Rua Frei Vicente, n.7, Pelourinho (ao lado do Olodum)
Horário: Das 19h às 22h
Atrações: Poetas da Blackitude, Convidados e pocket-show com Opanijé (Rap- BA)
Convidado especial: Poeta Sérgio Vaz (Cooperifa - SP)
Filme: “Povo lindo, Povo inteligente!: O Sarau da Cooperifa” (50’), às 19h
Entrada Franca

25/07 (domingo)

Sarau Bem Legal
Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Praça Almeida Couto, Nazaré. Tel: 7117.1433
Horário: Das 10h às 13h00
Atrações: Grupo Este Tal Recital, Sérgio Vaz (poeta homenageado), grupo (convidado) e Fael (grafite).
Entrada Franca


Ana Cristina Pereira / Nelsn Maca = Só Love!!

.

3 comentários:

Jel Preta disse...

Fui agraciada, presenteada, não sei...não sei como definir a manhã de ontem, não sei se agradeço pelas crianças do sarau bem legal que mais uma vez deram um show de poesia ou se agradeço por estar na presença de Sergio Vaz o maior poeta das periferias...que dia lindoooooo...fui até lançada cm Jéssica Sussuarana(rsrsrsrsrsrs)apesar de saber que erros são bem vindos peço desculpas pelos meus...mas enfim só queria agradecer...obrigado por além de fazer as minhas quartas bem black's fazerem também os meus domingos bem legais....
Preta Jéssica Sussuarana

Nelson Maca disse...

Jessica,
para nós todos dos dois projetos também foi uma manhã sem fim. Estou sorrindo até agora! Com certeza fomos agraciados não só com a presença de Sérgio Vaz, mas, acima de tudo, com amizade dele - parceria e cumpicidade. Mas, mas, ainda, porém, entretanto, sem você e os demais que têm colado nessa frente poética da Bahia Preta nada aconteceria. Sem xurumelas, nós é que fomos agraciados com a confiança de todos os que têm respondido o chamdo. One People! One Love!! Nelson Maca - Poeta Preto Exu Assumido! Laroye

p.brazil disse...

Opá! Salvê Nelson Maca, salve Blackitude!!!

Parabéns ao Blackitude pela iniciativa e também pelo trabalho de resgate da poesia urbana em Salvador, nossa cidade é poética respiramos poesia, só estavamos precisando desse "empurrãozinho" pro bagulho virar.

O Sarau Bem Black já é um evento consolidado do calendário cultural de nossa cidade, e agora o Sarau Bem Legal ... vida longa aos dois.

Literatura no Arrrrrrrrrrr!!!!!!


Paulo Brazil!!