quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bem-vindo Sérgio Vaz!

.
.
Sarau Bem Legal em Alto Astral

.


Homenagem ao poeta Sérgio Vaz do Sarau Cooperifa

A criançada do grupo "Este Tal Recital" está em férias. Mas já está fazendo suas leituras, para o "Sarau Bem Legal" de julho. O homenageado do mês nos dá uma responsa pralém da conta: trata-se do escritor e agitador cultural Sérgio Vaz da "Cooperifa". Um poeta grande e um homem acima da média. E também um colecionador de pedras...

.


Fiz uma pré-seleção de 30 poemas do livro Colecionador de Pedras editado pela Global editora (textos condizentes com a natureza do evento - rsrs). As próprias crianças serão responsáveis pela escolha dos versos que comporão o repertório levado ao público na décima edição do "Sarau Bem Legal".

Dia 10 a gente retoma as atividades ordinárias e aí é jogo duro, camaradas.

A cada mês destacamos um poeta, para recitar poemas e homenagear. Completa a programação do dia dedicado ao Vaz a leitura de mais dois escritores, trabalhados e homenageados na penúltima e antepenúltima edição. No caso de julho, além do Sérgio Vaz, reapresentaremos nossas performances de Arnaldo Antunes e Helena Kolody.

Sem falsa modéstia, não tenho dúvida que vai ser, mais uma vez, no mínimo, emocionante e, no máximo, construtivista.

.


O evento será no dia 25, último domingo do mês, a partir das 10h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, que fica no Largo de Nazaré, em frente ao Supermercado Bom Preço.

Mas a grande notícia ainda está para ser confirmada. É que estamos num grande empenho para que o poeta Sérgio Vaz esteja presente no evento. Já conversei com ele, que deu sinal verde para a data proposta.

Agora é aquela correria “favela” que todo mundo já sabe, né: descolar apoio para passagens, hospedagem, alimentação, etc.

Mas é daquele jeito mesmo: se fosse fácil, não era nosso! Porque nada vem mole para quem corre nas duras paralelas divergentes.

.


Já estamos vibrando com as leituras coletivas iniciais. O primeiro contato foi uma festa. Quando se trata da obra de um escritor, já é uma boa viagem. Se o poeta, além de competente nas palavras que encantam, é da base aliada... Então, noooossa!!

O círculo se fecha em positividade.

Desde o nascimento do "Sarau Bem Legal", penso em trabalhar com os textos do Sérgio Vaz. Agora a hora é certa e o momento exato.

Vamos arrebentar!

Logo volto, para avisar como ficou o caso da vinda do poeta. Logicamente, ele estando na Bahia Preta, não pode deixar de visitar o "Sarau Bem Black" e enveredar por outras frentes guerreiras da palavra falada na capital e no interior.

Alagoinhas, por exemplo, já está conectada através do nosso irmão Silvio Roberto.

.
Hoje, nada me comove mais que fazer o "Sarau Bem Legal". É como se a esperança renascesse e uma nova vida voltasse a pulsar sem hierarquias diante de meus olhos - na concretude dos dias - fora de meus sonhos. Acho que é porque encontrei pequenos instantes em que posso me desarmar um pouco contra os golpes baixos que a vida me reservou.

Redescubro, a cada encontro semanal de sábado, e a cada apresentação mensal de domingo, um piazinho alegre e saudável que eu achava que tinha perdido na aurora do senhor tempo bom que não volta nunca mais.

Mas ele sempre esteve comigo; agora eu sei!

Foi nesse mundo de piá, possível também aos adultos de boas palavras e vibrações, que um menino chamado Genival me apresentou a um pivete chamado Vaz.

Aí... é coração no bico da chuteira!


Nelson Maca,
Exu Encruzilhador das Idades que Convergem
Ramirez na Irmanadadae; Ghana desde Criancinha!!

.......................................

Grupo Este Tal Recital no Sarau Bem Legal

.

Tanto o grupo "Este Tal Recital" como o projeto "Sarau Bem Legal" são iniciativas do coletivo Blackitude. O grupo de poesia, independente, foi formado em agosto de 2009, reunindo, inicialmente, 11 crianças entre 8 e 12 anos de idade. Atualmente, conta com um elenco fixo de 8 crianças, com participações pontuais de ex-integrantes e outros convidados.

Estabelece uma parceria pontual com a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, onde ensaia semanalmente e atua como residente do projeto "Sarau Bem Legal". Este projeto realiza um evento mensal, centrado num recital de poesias realizado por crianças e/ou adolescentes. A cada etapa, conta com a participação de outros grupos de poesia da cidade.

O Sarau acontece todo último domingo do mês entre 10h e 12h30min. A primeira apresentação pública do grupo "Este Tal Recital" aconteceu justamente na inauguração do Sarau em outubro de 2009, com o recital “Leminskianas Baianas”.

Na sequência, além da obra de Paulo Leminski, o grupo acrescentou ao seu repertório, passo a passo, textos de autores diversos. No momento, trabalha com poemas de Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Helena Kolody e José Carlos Limeira. Em julho serão acrescentados poemas de Sérgio Vaz e assim sucessivamente.

Esse elenco de escritores que cresce a cada nova apresentação ao público, sendo os poetas, simultaneamente, retratado por grafiteiros de Salvador, a exemplo de Finho, Lee27 e Marcos Costa, que já participaram do projeto com dois trabalhos cada um. Todos grafitam ao vivo paralelamente ao evento literário. Outros grafiteiros farão suas intervenções, criando outros retratos.

Juntamente com poemas, fotos, mini-biografas e textos feitos pelas crianças, esses grafites comporão uma exposição pública que ocorrerá no encerramento da primeira etapa do projeto, no mês de seu primeiro aniversário, outubro de 2010. Está previsto, também, a publicação de um livro-memória do promeiro ano do piloto.


Sérgio Vaz


.

É poeta da periferia e agitador cultural. Mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e vive nas periferias do Brasil. Tem quatro livros de poesia editados (Subindo a ladeira mora a noite, A margem do vento, Pensamentos vadios e A poesia dos deuses inferiores) além de Cooperifa: antropofagia cultural.

É criador da "Cooperifa" (Cooperativa Cultural da periferia) e um dos criadores do "Sarau da Cooperifa", evento que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural e que, às quartas feiras, reúne em torno de trezentas pessoas para ouvir e falar poesia: fato que gerou um livro co 43 autores, um Cd de poesia, uma tese de mestrado e diversos documentários , além do reconhecimento e respeito da comunidade. E que também se transformou num dos maiores quilombos culturais do país.

É autor do projeto "Poesia contra a Violência", que percorre as escolas da periferia incentivando a leitura e criação poética como instrumento de arte e cidadania.

Tem várias participações poéticas em cd’s de rap: Sabedoria de vida, GOG, 509-E, Di Função, Versão Popular, Periafricania, Inquérito, entre outros. Por conta de suas atividades nas comunidades carentes, ganhou o título de poeta da periferia.


.

(Dados biográficos extraídos do livro de poesia Colecionador de Pedras, da Global editora; com dois ou três pequenos acréscimos de Nelson Maca, exatamente este que voz fala!)

.............................

Foto1. Felipe - o Belo (Este Tal Recital - Sarau Bem Legal)
Foto2. Arte do livro Colecionador de pedras (Versão Rua)
Foto3. Paulo Leminski grafitado por Marcos Costa
Foto4. Rebeca (Este Tal Recital - Sarau Bem Legal)
Foto5. Nelson Maca no Sarau Bem Legal

Foto6. Luiza Gata e Felipe -o Belo (Este Tal Recital - Sarau Bem Legal)
Foto7 - Capa do livro Colecionado de Pedras (Versão Global editora)

*Todas as fotos do Sarau Bem Legal foram feitas por Fernando Gomes


.................................

É Tudo Nosso!

Nelson Maca
Bem Exu Meio Erê Metade Trapezunga

.

3 comentários:

Anônimo disse...

maka,

aí é covardia, né irmão? Agora vai ter que me levar para a bahia preta de qualquer jeito.
Tu faz a gente ficar grande, muito obrigado pela moral.
abs.

sergio Vaz
blackitude-SP

Nelson Maca disse...

Sérgio,
tê-lo por aqui será sempre uma honra! Mó orgulho de ser da corrente!

Nelson Maca
cooperifa.ba

Sílvio Oliveira disse...

E estamos na ansiosa expectativa mesmo! Sílvio.