terça-feira, 1 de novembro de 2011

02 de Novembro: Dia da Poesia Viva

.
.

Elo-da-Corrente-Bem-Black
Dia da Poesia Viva


.



Sarau Bem Black recebe
Michel Yakini e Raquel Almeida


Quem cola, para firmar legal com o Sarau Bem Black, nesta quarta-feira, 02/11, é a Raquel Almeida e o Michel Yakini. Eles chegam diretamente do Sarau Elo-da-Corrente que acontece em Pirituba na capital paulistana. Tive a grande alegria de estar duas vezes lá: na primeira, como convidado, para um bate papo seguido de declamação; e, na segunda, para o lançamento o livro “A rima denuncia” de meu amigo GOG, que também pintou na área.

Na moral mesmo, é uma experiência única estar lá, dividindo espaço com gente tão fina.

.


Pois é, agora Raquel e Michel estão em Salvador, retribuindo a visita. A casa tá em festa! Não bastasse suas presenças inspiradoras, trouxeram a filhinha Yakini, nosso futuro afro-poético. Já rolou uma pá de coisa! Anote aí: caruru na casa de nossa irmã Irê, aniversário de dois anos do Sarau Bem Legal, show com RobsonVeio-Versu2-Rachid-PedroVucks-Marechal, praia no Porto da Barra - com muito sol, sorvete de tapioca na Ribeira, passeio na Igreja do Bonfim - com direito a amarrar fitinhas no gradil - e aquele pouso essencial na Ponta do Humaitá...

E ainda falta muita coisa pra fazer. Me renovo quando recebo visitas tão positivas.

.


Logicamente, eles fortalecerão imensamente o Sarau Bem Black Especial de 02/11, dia dos Blacks Vivos! Haverá bate papo com a dupla sobre a cena literária alternativa em São Paulo e, mais especificamente, sobre o Sarau Elo-da-Corrente e suas parcerias literárias e artísticas. Podem esperar muita poesia falada e também a assinatura dos livros “Desencontros” (Michel) e “Duas gerações, vivendo no gueto” (Raquel Almeida & Soninha M.A.Z.O.).

Ambos os livros serão vendidos no local, é lógico.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

.


Sarau Elo da Corrente

São Paulo, SP – Fundado em Junho de 2007

O Sarau Elo da Corrente está localizado no bairro de Pirituba. É realizado no bar do Santista, e possibilita um espaço de encontro comunitário em torno da literatura, fomentando a produção de conhecimento oral e escrito. Desse encontro, desdobram-se outras atividades, como a manutenção de uma biblioteca comunitária, um blog (www.elo-da-corrente.blogspot.com) e uma editora independente, a Elo da Corrente Edições, que publica obras dos artistas locais. O coletivo propõe construir, de forma participativa, referências positivas sobre o bairro, abrindo um espaço de livre expressão, produção cultural e registro.

O eixo de atuação do coletivo é a produção, fomento e difusão da cultura de periferia, nordestina e negra-brasileira.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Duas gerações sobrevivendo no gueto

.

O livro, publicado em 2008 pela Elo da Corrente Edições, reúne contos, poemas e crônicas das autoras Raquel Almeida e Soninha M.A.Z.O. A edição foi organizada a partir dos encontros semanais no Sarau Elo da Corrente. A obra apres

enta duas escritoras negras, que vivenciam o mesmo bairro (Pirituba), mas nasceram em épocas distintas, e trazem uma poética cheia de tranças e singularidades. O livro ainda conta com ilustrações do grafiteiro Michel Onguer. Recentemente foi a publicada a 2º edição da obra, com revisões e textos inéditos de Raquel Almeida.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Desencontros


.


Primeiro livro autoral do escritor Michel Yakini, que em 2007 ainda publicava como Michel da Silva. A obra reúne contos do autor e escritos dos integrantes do grupo de rap "Alerta ao Sistema" do bairro de Pirituba. A noite de lançamento do livro, junho de 2007, marcou também o inicio do Sarau Elo da Corrente. A edição foi produzida de forma independente e em baixa tiragem, por isso só pode ser encontrado para download na web. Atualmente, Michel Yakini, prepara seu segundo livro, no gênero poesia, intitulado "Acorde um verso", com lançamento previsto em 2012.

para download da obra "Desencontros" :
http://centralhiphop.uol.com.br/site/?url=biblioteca_detalhes.php&id=11

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Com Jairo Periafricania,
o sonho não envelhece!


.

Para completar o quadro de convidados tão especiais para nós, do Sarau Bem Black e da Blackitude, chega mais uma vez na casa o rapper Jairo Periafricania, também paulistano, que é membro da Cooperifa. De rolê em Salvador, o guerreiro bom já esteve presente nas duas últimas edições do Bem Black. Ele volta agora para o esperado pocket-show, quando apresentará, em primeira mão para a Bahia, algumas faixas do Cd “O sonho não envelhece”.

O Cd estará igualmente disponível para vendas no Sankofa African Bar, é lógico (também!!).

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


- Ei, Conto com sua presença, hein!

Todos nós, guerreiros e guerreiras, juntos em diversidade cultural propositiva!


Nelson Maca
Poeta Exu Encruzilhador de Caminhos

.

Nenhum comentário: