sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

.
.
Sarau Bem Legal volta a agitar a Biblioteca Monteiro Lobato

.

Grupo Este Tal Recital abre atividades poéticas de 2010

Depois da agitação de fim de ano e das férias escolares de janeiro, a criançada do grupo Este Tal Recital inaugura o Sarau Bem Legal de 2010. O evento será neste domingo (31/01), na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Largo de Nazaré).

O Sarau volta com o mesmo espírito, abrindo espaço para a iniciação poética da meninada.

Realizado pela Monteiro Lobato, o Sarau Bem Legal é coordenado pelo professor, ativista e produtor cultural Nelson Maca, que é também responsável pelo Este Tal Recital, grupo anfitrião do projeto sediado na própria biblioteca.

.

A programação começa às 10h, com a performance do grafiteiro Lee27, com o tema Ferreira Gullar, poeta homenageado da edição de janeiro. O graffiti é realizado na parte externa junto ao portão de acesso pelo Largo de Nazaré.

A partir das 11h, inicia a apresentação poética. A apresentação é estruturada em duas etapas: a primeira conta a apresentação do grupo Esse Tal Recital e a segunda é aberta à participação dos ao poetas da platéia, com preferência aos “pequenos”, porém sem limites de idade. O grupo anfitrião recitará poemas de Paulo Leminski e Ferreira Gullar, além de textos dos próprios integrantes.

Após a poesia, o público pode conferir o resultado do graffiti do dia.


SERVIÇO

Evento: Sarau Bem Legal / Com: Grupo Este Tal Recital
Participação: grafiteiro Lee27
Quando: domingo (31/01) / Horário: 10h (graffti) / 11h (recital)
Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Largo de Nazaré)
Ingressos: Grátis
Obs. Ao final, recital aberto com participantes da platéia


SARAU BEM LEGAL

.

Evento mensal da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, realizado por grupos composto de crianças e/ou adolescentes. Iniciado em outubro de 2009, conta com a participação de grupos de poesia de Salvador, tendo o “Este Tal Recital” como anfitrião. A cada mês, há grafitagem ao vivo, retratando poetas. Ao final do primeiro ano, será realizada uma exposição com os painéis além do grande encontro entre os grupos do ano (Out/09 – Out/10). O projeto está em processo de captação para publicação de um livro-reportagem que registre seu cotidiano.
Direção da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato: Rosane Rubin
Coordenação do Sarau Bem Legal: Nelson Maca


ESTE TAL RECITAL

.

O grupo “Este Tal Recital” formou-se em setembro de 2009 com crianças entre 8 e 11 anos. Está sediado na Biblioteca Monteiro Lobato, Nazaré, sendo anfitrião do “Sarau Bem Legal” que acontece mensalmente no espaço. Estreou publicamente juntamente com o Sarau em outubro passado com o recital “Leminskianas Baianas”. A cada edição do projeto, abrirá o programa pra os demais grupos de poesia infantis e infanto-juvenis convidados.
Componentes: Clara, Daniel, Felipe, Gabriela, Israel, Jamile, Lucia, Luiza, Rebeca e Tatitâmara / Direção: Nelson Maca


LEE27

.

Começou no grafite em 1993. Trabalha com elementos da religiosidade africana. Militante e arte educador do hip-hop, é membro da Rede Aiyê e do Blackitude. Fundou grupo de graffiti OCLAN CREW. Expôs em coletivas no Teatro Gregório de Mattos e na Caixa Cultural. Participou da 1ª Bienal Internacional de Graffiti (BIG) em Belo Horizonte. Tem trabalhos em v[ários estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Brasília e São Paulo; e em países europeus, como França e Alemanha. Fez ilustrações para a cartilha da Secretaria Municipal de Saúde e para o Programa Nacional de Combate ao Racismo Institucional – PCRI. Elaborou a capa do CD/DVD da Escola criativa do Olodum e trabalhos para empresas como VIVO, Coca Cola dentre outras. É, também, um dos idealizadores do projeto Salvador-Graffita da Prefeitura Municipal de Salvador.

Foto1. Este Tal Recital: Rebeca, Israel, Luiza Gata, Gabriela, Aline (lendo), Tatitâmara e Daniel
Foto2. Graffiti de Lee27
Foto3. Daniel (microfone) e Felipe
Foto4. Jamile e Clara (microgfone)
Foto5. Lee27
*Todas as fotos do sarau são do Fernando Gomes!
*A do Lee27 - e do seu graffiti - da net!
.

Nenhum comentário: