segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LANÇAMENTO/ Letramentos de Reexistência (Hip Hop)

.
.
Sarau Bem Black


.


LANÇAMENTO
Letramentos de Reexistência
poesia, grafite, música, dança: Hip Hop

de Ana Lúcia Silva Souza

Sankofa African Bar - Pelourinho
Quarta-feira, 24.08

19h - Bate-papo com a autora seguido de apresentação do livro e noite autógrafos
20h - Noite de poesias do Sarau Bem Black

Com Heider Gonzaga, Lázaro Erê, Lucinha Black Power,
Luiza Gata, Nelson Maca, Robson Véio e Zezé Olukemi

Dj Joe toca KRS-One!

Venha e traga seu poema!
A Vibração Poética da Blackitude é Positiva!!

.......................

Letramentos de Reexistência aponta para a diversidade de práticas letradas que conformam a realidade brasileira e confronta as grandes desigualdades existentes entre grupos, segundo sua origem social, escolaridade, inserção profissional, faixa etária, gênero, raça. Mostra também que a compreensão dessa complexidade e, principalmente, as possibilidades de mudança nas práticas letradas dos sujeitos são reais.

Ana Lúcia Silva Souza demonstra aqui a complexidade dos letramentos quando em meio a atividades culturais e políticas, nas interações por meio da linguagem no movimento cultural hip-hop, ela se alia a sujeitos que descobrem, localizam, apontam, propõem, agem e ensinam outros a agir. Nesse movimento, eles reinventam e conjugam os letramentos da vida e o da escola. Desse modo, em Letramentos de reexistência, vemos uma escola contestada, mas também deslocada a favor dos jovens, quando eles conseguem repensar e atribuir sentidos sociais à instituição.

.

Um comentário:

Jucilene Cerqueira disse...

Quem foi que disse que nós queremos 'chegar lá'? Analú prova que nós temos nosso próprio lugar e nele tudo acontece, inclusive o letramento.