terça-feira, 9 de agosto de 2011

LANÇAMENTO / MIXTAPE Yogi Nkrumah

.
.

MIXTAPE - Yogi Nkrumah

.
.



Sarau Bem Black
Sankofa African Bar - Pelourinho
quarta-feira - 10/08 - 19h:30min.

Entrada Franca (cd: R$ 5)


YOGI NKRUMAH

Yogi Nkrumah é rapper e ativista do movimento negro. Poeta e arte-educador, cursa Direito. Aos 16 anos começou sua participação efetiva na Posse Ori (fundada em 1996), primeira articulação do movimento Hip Hop no Estado da Bahia. O contato de Yogi com o movimento Hip Hop foi através do DJ Mjay, no ano de 1993. Esse encontro estabeleceu uma relação que influenciaria por completo a trajetória do jovem negro que sempre buscou discutir e transformar a realidade de sua comunidade. Nesse contexto, foi provocado a escrever seu primeiro Rap, que denominou “Pedaço do Movimento”.

A partir integrou-se social, política e artisticamente ao movimento Hip Hop através do canto falado – O Rap. Em abril de 1998, foi formado o Grupo “Fúria Consciente” com os MCs: Yogi, Abel, Duendy e Mara. Este grupo traz influências pan-africanistas em suas letras. A africanidade é um tema muito explorado pelo Fúria Consciente. Músicas como: “Corrigindo a História”, “Pedaço do Movimento”, “Quem Somos?” e “Mulher Gera o Mundo” influenciaram e colaboraram em planejamentos pedagógicos das escolas públicas, nas quais promoveram a construção de Projetos como “Mulheres em Ação” E “Revendo a História”. Suas letras motivaram pesquisas sobre a História do Negro (a) no Brasil pelos jovens que buscavam suas próprias identidades. Yogi Nkrumah integrou a UPC (Unidos Pela Consciência), em Itapoã, e, depois, a PCE (Posse de Conscientização e Expressão), esta braço do movimento Hip Hop de Lauro de Freitas.




Yogi Nkrumah entende que sua musica e resultado e continuação dos esforços por libertação do povo preto e de combate ao racismo no mundo. Hoje segue sua trajetória em carreira solo. Está lançando sua MIX TAPE pela Freedom Soul Records, trazendo faixas como Bom Brigador, Muitas Vidas, Reaja, De Pilantragem a Pilantragem e Vagabundo Nenhum. Com a produção de DJ Leandro e participação de alguns parceiros (as) incondicionais, tais como: DJ Kiko, DJ Branco, DJ Bandido, Kaos MC, Vivi Akuaba, Clarissa Felix, Hamilton Borges, Advogados do Héu. Todos os irmãos da PCE: Mara, Duendy, Ricardo Andrade, Marcelo Diop, Claudio Ném,Vivian, Luedj, Liu Nzumbi, Giovane Chock Cultural entre outros cúmplices.

Gravações:

Músicas: “Corrigindo a história” Coletânea Valores da Terra- Ano 2000
Fúria Consciente – Álbum “MANIFESTIVIDADE” – Ano 2002
Musica: “Falange Terrorista” , “O bem Invade” - Ano 2003
Musica: “O Tema e o Rascunho” Coletânea Canto do Joanes - Ano 2008
Musica: “Obstáculo” MC Kalibre Ano 2008
Musica: “Auto Defesa” - Campanha nacional de Combate ao Extermínio da Juventude Negra Ano 2008
Artista Yogi Nkrumah – Mix Tape “Yogi Nkrumah” – Ano 2011


Fonte: DIVULGAÇÃO


.

Nenhum comentário: