quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Blequimobiu manda avisar!

.
.

Família de Rua: MG>BA

.



Família de Rua na Estrada


Realizando sua turnê de estreia, o Coletivo Família de Rua pega a estrada e desembarca em quatro cidades brasileiras trazendo na bagagem a essência da Cultura Hip Hop e do Skate.

Entre os meses de agosto e novembro de 2011, DJ, MCs, dançarinos, grafiteiros e skatistas invadem diferentes espaços de Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Uberlândia (MG) e Belém (PA) em edições especiais do “Duelo de MCs” e do “Família de Rua Game of Skate” – projetos que há quatro anos fazem muito sucesso nas ruas de Belo Horizonte.

Integrando a programação do Conexão Vivo Nacional, o projeto Família de Rua na Estrada levará a experiência belo-horizontina para diferentes palcos brasileiros a fim de promover um intercâmbio entre artistas do Hip Hop e skatistas de Belo Horizonte e das cidades visitadas e, ao mesmo tempo, contribuir com o fortalecimento da cena cultural (sobretudo do Hip Hop e do Skate) nessas localidades.
.




Além dos das apresentações artísticas e competição de skate acontecerão também sessões de bate-papo sobre o processo de organização e produção dos projetos “Duelo de MC’s” e “Família de Rua Game of Skate” seguidas da exibição do documentário “O Som que Vem das Ruas” – filme que resgata a história do Mestre de Cerimônias (MC) da cultura Hip Hop em Belo Horizonte desde a década de 1980 e registra os bastidores da produção do CD homônimo, primeiro produto fruto do trabalho realizado a partir do “Duelo de MCs”.

Assim como o Família de Rua na Estrada, dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

.




O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.

A construção e articulação de redes culturais nacionais, em diferentes segmentos artísticos, é o foco da Política Cultura da Vivo, que tem no Conexão Vivo uma de suas principais iniciativas. Detalhes sobre as outras linhas de atuação e sobre as formas de participação nos Programas Culturais Vivo estão disponíveis no www.vivo.com.br/cultura. E para saber mais sobre o Conexão Vivo, acesse o portal http://www.conexaovivo.com.br/.
.




Como Tudo começou

Umas das manifestações culturais mais genuínas surgidas em Belo Horizonte nos últimos anos, o “Duelo de MCs” desde 2007 ocupa semanalmente o Viaduto Santa Tereza (no centro de BH) com o melhor das manifestações artísticas do Hip Hop. A cada noite de sexta-feira cerca de 700 pessoas dirigem-se ao viaduto na intenção de apreciar as habilidades de Mestres de Cerimônias (MCs), B.boys e B.grils (dançarinos), Grafiteiros e DJs, formando aquele que já é um ponto de encontro tradicionalíssimo na cidade. Tudo acontece na rua, num espaço antes degradado e esquecido, que nos últimos quatro anos tem sido revitalizado a partir da ocupação e do trabalho desenvolvido pelo “Duelo de MCs”.

Evento de destaque no cenário Hip Hop de Minas Gerais, o “Duelo de MCs” vem conquistando a adesão de grande público e o reconhecimento na cena artística contemporânea, tendo recentemente protagonizado o espetáculo “Guerra de Estilos”, realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes, com grande repercussão na mídia.

Seguindo a mesma linha, em 2008 surge o “Família de Rua Game of Skate”, um campeonato simples, no qual skatistas disputam a melhor execução em manobras realizadas no solo (em chão liso). O Game acontece a cada dois meses, sempre nas tardes do segundo domingo do mês e ocupa o mesmo espaço do “Duelo de MCs”, o Viaduto Santa Tereza, no centro da capital de Minas. Skate, música e diversão são a tônica do projeto, que reúne em média 300 pessoas (entre crianças, adolescentes e adultos) a cada edição.
.




Realizador do projeto

O Coletivo Família de Rua é um grupo formado por amigos que acreditam na essência da cultura e das manifestações artísticas urbanas. Para tanto, trabalha focado na promoção da Cultura Hip Hop e do Skate em seus moldes originais, preservando a originalidade e a força presentes na arte e no estilo de vida daqueles que respiram a rua cotidianamente. O coletivo é fruto do “Duelo de MCs”, que ao lado do “Família de Rua Game of Skate” são seus principais projetos.

Os DJs Roger Dee e Junin e os MCs PDR Valentim, Thiago Monge e Ozléo integram o coletivo, que em 2011 começou a desenvolver outros projetos, fruto do desdobramento de suas ações. Logo depois de lançar o CD/DVD “O Som que Vem das Ruas”, em junho de 2011, e começar a circular o Brasil com o projeto “Família de Rua na Estrada”, o grupo prevê o início dos trabalhos para captação do Projeto “Turnê O som que vem das ruas”, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG, e a realização do “Duelo de MCs Nacional”, que promoverá um encontro com MCs de várias capitais brasileiras em Belo Horizonte.


O som que vem das ruas

Sinopse
“Duelo de MCs – O som que vem das ruas”


O documentário “O Som que Vem das Ruas” integra o projeto “Duelo de MCs – O Som que Vem das Ruas”, que traz além do filme um CD com 13 faixas assinadas por Mestres de Cerimônias (MCs) e produtores musicais belo-horizontinos. O trabalho é fruto de três anos e meio de realização do “Duelo de MCs”, encontro da cultura Hip Hop de Belo Horizonte que semanalmente ocupa o viaduto Santa Tereza, no centro da capital, com música, dança, graffiti e muita cultura.

O filme, parceria do coletivo Família de Rua com a G5 Filmes, conta a história do MC da cultura Hip Hop em Belo Horizonte desde seus primeiros expoentes, no início da década de 1980, passando pelas décadas de 1990, 2000, e chegando no que se tornou o “Duelo de MCs”. Além de ser um registro do processo de gravação do CD “O Som que Vem das Ruas” com registros das sessões de estúdio e depoimentos dos artistas participantes.

De fato, o vídeo já é um marco do Hip Hop da cidade, pois se trata de um produto no qual os próprios integrantes da cultura Hip Hop se propõem a contar sua história com amor e propriedade. Participam do filme ícones da cultura de rua da capital como DJ Joseph, DJ Roger Dee, Lili “Black Soul”, Dokttor Bhu, Eazy-CDA, entre outros, além de grandes nomes da cena atual, onde se destacam os MCs Pedro Vuks, Vinição, Din, Kdu dos Anjos e Nil Rec para citar apenas alguns.

Ficha Técnica

Produção: Família de Rua e G5 Filmes
Direção: Daniel Veloso e Eduardo Zunza
Edição e finalização: Daniel Veloso e Eduardo Zunza
Direção Musical: Roger Dee
.



FICHA


Família de Rua na Estrada – Salvador 2011

13 de Agosto – Praça Wilson Lins – Pituba
15h – Família de Rua Game of Skate
20h – Duelo de MCs

14 de Agosto – Sankofa African Bar – Ladeira de São Miguel, 7, Pelourinho
15h O Som que Vem das Ruas – exibição do documentário e bate-papo


Contatos Família de Rua
Assessoria de Imprensa – Pedro Valentim
Contatos para Entrevistas
Pedro Valentim (PDR) – (31) 8391 3399
Leonado Cezário (Ozléo) – (31) 8587 7762
Thiago Monge – (31) 8896 5965
duelodemcs@gmail.com – E-mail


Canais
Blog - www.duelodemcs.blogspot.com
Twitter - www.twitter.com/familiaderua
Facebook - www.facebook.com/familiaderua
Bandcamp - http://www.familiaderua.bandcamp.com/

.

Nenhum comentário: