segunda-feira, 21 de junho de 2010

Morro da Providência: A Poesia Urge!

.
.
Sarau Providencial

.

Poesia e Infância no Morro da Providência!



Pessoal,


Como havia informado, sábado último iniciamos o Sarau de poesia infantil no Morro da Providência (Sarau Providencial) antes do Cineclube.

Sábado, céu límpido e muito frio. Acordo no meio do jogo da Argentina e Nigéria e a febre já tinha tomado conta de mim. Antes de pensar, falo: o cineclube rola, mas o Sarau Providencial não. O cineclube já tem vida própria e não precisa mais da minha presença para acontecer - vou porque gosto. Já o Sarau é a primeira vez e quem vai animá-lo são duas voluntárias amantes do livro (Nivea e Gabriella).

Resolvido: Gabriella liga e Nivea avisa que estou com febre e sozinha não topa fazer o Sarau.

Gabriella, que havia ficado na 6ª feira à noite fazendo uma arca de papelão para utilizá-la na poesia Arca de Noé, fica desanimada, pergunta se não dá para eu tomar um antitérmico etc. Não rola. Tô fora. Ela fica triste, mas entende.

Tudo bem, são 15 horas, me levanto, tomo um banho e peço para Nivea ligar para Gabriella. Vamos subir o Morro da Favela. A outra quase surta, diz que está pronta e vai para o CCAC acabar de "ensaiar" suas poesias.

Chego na Providência às 17:30h. As duas subiram antes de moto-taxi e quando "venço" a escadaria, lá estão as duas sentadas sob um grande plástico transparente no chão, uma dúzia de crianças em volta e o povo montando a exibição do cineclube. Crianças de todas as idades; a magia do livro já estava habitando aqueles pequenos seres. Em pouco tempo, os livros de poesia sumiram do chão e já estavam nas mãos das crianças. Cada qual ao seu jeito começa
a "decorar" suas poesias com ajuda de Nivea e Gabriella.

Impressionante 9 crianças se dispoem a irem ao microfone "ler" e interpretar suas poesias prediletas.


.

Nada é simples: a ligação elétrica para o microfone dá problema. Demora 25 minutos para ficar pronta. As crianças, Nivea e Gabriella estão indóceis. Tudo pronto! O microfone está quebrado...
Vamos fazer no gogó, digo. As crianças me vaiam...

Um dos meninos diz que tem microfone em casa. Lá vai o Maurício Hora no pequeno casebre no Mirante e traz o microfone.

Palmas e vamos ao Sarau: A desinibição inicial é substituida pelo receio. Quem começa? Eu não...
E aí começamos: das 9 crianças que se apresentam, TODAS não sabem ler corretamente. É, todos estão na escola e todos são analfabetos funcionais.

Mas, uma muralha foi transposta: eles decoraram as poesias, esqueceram, mas "leram" com ajuda da Gabriella e Nivea, suas poesias escolhidas!

Uma questão: duvido que na sala de aula eles demonstrem suas fraquezas
relacionadas à leitura. Pagar mico, não dá! Então, por que se dispuseram a se expor no Largo da Igreja? Não sei. Só tenho palpites por enquanto.

Por tudo, o Sarau Providencial foi um sucesso!

O próximo encontro vai ser mais complicado, sei. O segundo não pode ser igual ao primeiro. Mas tem que ser como? O sonho? Daqui a um determinado período (que só eles vão dizer quando)
fazermos uma apresentação do Sarau Providencial no CCAC para eles, para seus familiares, para nós e para vocês.

Dia 26 tem de novo. Vou mesmo se estiver com febre. É imperdível, impensável, emocionante, desafiador! A fala da Gabriella retrata bem o que sentimos:

"Oi, achei muito bom porque as crianças desenvolveram uma reação de não obrigação com o livro, diferente daquela da escola e descobriram o prazer da leitura. Me surpreendi com a interação deles, aprendendo, ensinando... Acredito realmente que podemos fazer a diferença. Elas aprendem a cuidar, dividir, aprender a aprender e a ensinar também. Acho que Sarau Providencial está ótimo, Precisamos providenciar esperança, aprendizado, futuro."

Acho que o Nelson Maka, do Sarau Bem Legal, que assistimos em Salvador, ia gostar...

Depois mando as fotos.
Beijos,

João Guerreiro

............................

.

SALVE JOÃO

Consulto meus e-mails em tempos de febre de futebol - e sede global de consagração de Kaká & Cia - e me bato com a Poesia a 40ºC no Morro da Providência.

Parabéns pela estréia do projeto. Não assisiti, mas gostei demais!

Parceiro, você não imagina a minha alegria e orgulho ao me ver lembrado em iniciativa tão bacana!

Crianças e Poesia: Sentimento Incondicional!!!


Nelson Maca
Exu Trapezunga-Erê do Sarau Bem Legal

................................

Obs. As belas fotos são do:

http://www.viagemeaventura.net.br/wp-content/uploads/2010/03/Cabritos_Copa.jpg
http://farm2.static.flickr.com/1242/1471046725_fe40ade485.jpg
http://www.riotemporada.com.br/wp-content/uploads/2008/08/providencia_workinprogress_jr.jpg

.

Nenhum comentário: